Fitball: o que é e para que serve?

Fitball: o que é e para que serve?

Descubra como pode usufruir da fitball.

Além de lhe permitir trabalhar os músculos lombares, das pernas, dos glúteos e das costas, a fitball ainda o ajuda a melhorar a postura e a flexibilidade.

Mais conhecida como “bola suíça”, a fitball poder ser a resposta para os seus problemas. Não acredita? Então saiba que a fitball poder servir de apoio para vários exercícios que podem trabalhar vários grupos musculares e ainda vai ajudá-lo a queimar calorias. Curioso? Então continue a ler e saiba mais.

 
Já tem o seu plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

O que é?


Desenvolvida nos anos 70 na Suíça – daí o nome de “bola suíça” – a fitball surgiu para ser utilizada na reabilitação de problemas de postura (mais concretamente da coluna) e neurológicos. Criou-se então uma bola, produzida numa borracha muito resistente e que suporta até 300 kg.

Além das indicações terapêuticas iniciais, atualmente a sua utilidade deste acessório de fitness vai muito além disso.

Provavelmente conhece esta “bola gigante” das aulas de Pilates. Mas há muitos outros exercícios que pode fazer com a fitball. Isto sem falar dos benefícios.

Para que serve?


Trata-se de um exercício de baixo impacto e indicado para quem sofra de dores lombares e cervicais. De forma resumida a fitball permite-lhe trabalhar, em simultâneo, os principais grupos musculares (nomeadamente: pernas, glúteos, lombares e costas). Tudo isto enquanto queima calorias e ainda melhora a postura e equilíbrio, enquanto aumenta a sua flexibilidade. E claro, no processo vai queimar bastantes calorias. 

Como funciona?

Mais simples impossível. É o peso da própria pessoa e o movimento circular que faz que ajuda a manter o equilíbrio e, em simultâneo, massaja o corpo, sendo que a bola apoia e protege a coluna durante a realização dos exercícios.

Uma aula de fitball tem uma duração de 45 minutos.

Quais os seus benefícios?


Uma aula de fitball (ou um treino em casa) serve para tonificar os músculos, mas também para amentar a sua força e equilíbrio. Mas não só, se apostar em aulas de Pilates, por exemplo, além dos claros benefícios para a sua postura ainda melhora a sua coordenação, alivia o stress e aumenta a sua flexibilidade.

Este tipo de treino (ou aula) vai ajudar a diminuir as dores nas costas e nas articulações. Além disso, pode definir um plano de treino com vista a trabalhar uma zona específica.

A melhor parte é que nem sequer precisa de ser no ginásio. Para treinar com a fitball, só precisa disso mesmo: da fitball (ou “bola suíça” se preferir). Como se trata de um equipamento que pode ter em casa, vai poder fazer o seu treino no conforto de sua casa e nos horários mais convenientes para si.

E como se não bastasse, tal como referimos antes, a bola ainda o ajuda a relaxar, visto que durante os exercícios vai “massajar” o seu corpo. Tudo porque ajuda a ativar a circulação sanguínea e alivia os pontos de tensão.

Além disso, qualquer pessoa pode treinar com a fitball. Deve claro ter-se o cuidado de se adaptarem os exercícios ou planos de treino à faixa etária e condição física de cada praticante.

 

Veja também: