A importância da fibra na eliminação de gordura

Seja na diminuição da ingestão, seja na diminuição da absorção, a fibra tem um papel muito importante na eliminação de gorduras ao longo do nosso dia. 

A importância da fibra na eliminação de gordura
Saiba como usar a fibra para eliminar gorduras

Começando pela sua definição, a fibra é um hidrato de carbono complexo onde encontramos oligossacarídeos como a inulina, polissacarídeos não amiláceos como a celulose, a hemicelulose, pectinas e gomas, e amido resistente.

Estes compostos para além de apresentam diferentes estruturas e diferentes propriedades físicas entre si, são também resistentes à ação enzimática, ou seja, são resistentes à digestão.



 

Como se classifica?


Fibras solúveis

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  • Pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses são alguns exemplos;
     
  • Presentes nos hortícolas, nas frutas, nas leguminosas e na aveia, cevada ou centeio;
     
  • Quando ingeridas e misturadas com água formam um gel;
     
  • Aumentam o tempo de digestão no estômago e o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado;
     
  • No intestino grosso, são fermentadas pelas bactérias da flora intestinal tendo um efeito benéfico sobre a composição da microflora.  


Fibras insolúveis

 
  • Celulose e a maioria das hemiceluloses são alguns exemplos de fibras que conferem rigidez às plantas;
     
  • Encontram-se principalmente nos produtos hortícolas e nos cereais integrais;
     
  • Captam pouca água, formando misturas de baixa viscosidade;
     
  • Aumentam o volume das fezes no intestino e estimulam o trânsito intestinal. 


Promovem a saciedade


 Vários estudos demonstram que o consumo de alimentos ricos em fibra ajudam a regular o apetite, isto porque, a sua digestão é mais lenta atraindo mais água e dando uma sensação de saciedade. 
 
Consequentemente, os indivíduos que consomem refeições ricas em fibra têm menos probabilidade de comer em excesso, levando a um bom peso corporal e diminuindo o risco de obesidade.
 
  Feijões fibra
 

Gasto de energia


Alguns tipos de fibra são metabolizados por bactérias do intestino e dão origem a compostos que as células do intestino humano podem utilizar para produção de energia. Daí o seu teor energético mais baixo que a média em comparação com a maioria dos outros hidratos de carbono

 

Diminuição do colesterol sanguíneo  


A síntese de colesterol ocorre principalmente no fígado. O colesterol faz parte da estrutura das membranas celulares e é o precursor dos sais biliares. Do ponto de vista quantitativo a via mais importante de eliminação do colesterol é a sua conversão em sais biliares.
 
Quando estamos em jejum, os sais biliares são armazenados na vesícula biliar, após a ingestão de alimento os sais biliares correm para o intestino e ligam-se a moléculas de gordura para facilitarem a sua absorção. Por fim são reabsorvidos pelo intestino até chegarem novamente ao fígado.
 
A fibra tem uma ação muito importante nesta sequência, isto porque a fibra solúvel pode ligar-se aos ácidos biliares no trato gastrointestinal prevenindo a sua reabsorção pelo organismo.
 
Quando a fibra previne a sua reabsorção, passam a ser produzidos no fígado mais ácidos biliares através do colesterol, reduzindo assim os níveis de colesterol sanguíneo. 
 
 

Recomendações

Mas para que estes efeitos sejam visíveis deve seguir as recomendações da organização Mundial de Saúde que recomenda um consumo diário acima das 25g de fibra.

 
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