Feng Shui: a arte do bem-estar

O Feng Shui é a arte que estuda a forma como o nosso bem-estar e o modo como nos sentimos são influenciados pelo espaço. Saiba mais neste artigo.

Feng Shui: a arte do bem-estar
A influência do espaço na nossa vida

Feng Shui é um termo com origem na China há já mais de 3 mil anos. Significa literalmente vento e água.

O Feng Shui foi estruturado por mestres chineses que perceberam que cada área natural, terreno ou edifício têm a sua própria vibração e estão sujeitos às várias influências do ambiente que as circunda.

Segundo a filosofia do Feng Shui quando se busca o equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, pode gozar-se de boa saúde, boa sorte e prosperidade. 

Por outro lado, se ignorarmos estas forças benéficas e se alinharmos com influências nocivas, então podemos passar por momentos mais difíceis, e ter má sorte ou menos saúde.

Objetivos do Feng Shui


objetivos do feng shui

Os chineses comparam os beneficios do Feng Shui aos benefícios de uma sessão de acupuntura, pois da mesma forma que o terapeuta de acupuntura elimina bloqueios energéticos, aplicando agulhas em áreas específicas do corpo, o Feng Shui quando aplicado ao espaço onde vivemos ou trabalhamos, ajuda a melhorar a circulação de energias.

Os objetivos da arte do Feng Shui são claros:
 
  • Guardar e preservar as boas influências de um espaço por forma a permitir que se mantenham e espalhem por todo o edifício;
  • Reduzir os efeitos negativos de influências nocivas nos espaços, seja porque já estavam presentes aquando da cronstrução ou sejam provocadas por alterações ao espaço;
  • Implementar formas de produzir bem-estar, saúde e harmonia aos habitantes dos espaços, o que pode ser conseguido ao potenciar as características benéficas já existentes.


Como funciona o Feng Shui?


Segundo a filosofia do Feng Shui é possível solucionar ou melhorar problemas emocionais, financeiros, profissionais e de saúde.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Para isso, é necessário perceber como a energia ki flui pelo espaço em causa para que se perceba se existem bloqueios energéticos e também como a energia ki interage com o nosso campo magnético.

Depois desta análise, urge fazer as alterações necessárias de forma a solucionar ou melhorar os problemas que possam ter surgido. Pelo simples facto de alterar a cor de uma parede, reorganizar a disposição da mobília ou, mesmo, colocar plantas em pontos específicos da casa, poderá fazer com que a condição energética de um determinado espaço melhore substancialmente e, em consequência, a  energia de quem o habita melhora também.


Dicas de Feng Shui para dar mais harmonia à sua casa


feng shui em casa
Antes de fazer qualquer alteração ao espaço, deve começa por fazer uma limpeza física e energética à sua casa.

Móveis antigos, sapatos, roupas velhas e todos aqueles objetos que tem tendência a armazenar em casa, devem ser selecionados e postos fora.

Depois de uma limpeza destas, vai logo sentir-se diferente. Quantas vezes está mais em baixo e sente necessidade de arrumar e limpar a casa, certo?


1. Entrada da casa

Colocar espelhos, que dão a sensação do espaço ser maior, e objetos bonitos, como uma planta, um quadro ou uma escultura, irão levar consigo boas energias.

 


2. Porta da entrada

Na porta de entrada da casa, e naturalmente de acordo com as crenças de quem habita o espaço,  coloque um objeto para afastar más energias. Pode optar por um espelho em forma de ba-guá.

O ba-guá é um instrumento usado pelo Feng Shui para criar harmonia nos espaços e promover o bem-estar dos seus moradores.

Se tiver duas entradas, como um portão e a porta, deve utilizar dois ba-guás: um sobre a porta de entrada e outro em frente ao portão.

 


3. Mesa de jantar

A mesa de jantar, que deve estar sempre arrumada, deve estar sempre bem decorada, seja com um vaso com flores, com uma fruteira ou uma bonita toalha, se é essa a sua preferência.

 


4. Sala de estar

No outono e inverno, é sempre bom ter mantas pequenas sobre o sofá e almofadas, bem como cortinas mais encorpadas que dão uma maior sensação de aconchego à casa.

 


5. Cozinha

Na cozinha deve ter especial cuidado com o fogão, pois é símbolo de prosperidade. Deve mantê-lo sempre limpo e a funcionar bem. Os armários, que simbolizam a área financeira, devem também ser mantidos limpos e organizados.

 


6. Casa de banho

As tampas das sanitas e as portas devem permanecer sempre fechadas. Como este é um espaço com água, fechar tampas e portas evita que as boas energias escapem do seu ambiente.

 


7. Quarto

O quarto deve ter o ambiente mais limpo da casa e, ao contrário do que se faz muitas vezes, todos os elementos realacionados com o trabalho devem ser deixados fora. Só assim consegue descansar e desligar das rotinas diárias.

Coloque também umas gotas de óleo de lavanda, pois é bom para relaxar.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também: