Farelo de aveia: benefícios para quem quer emagrecer

Farelo de aveia: benefícios para quem quer emagrecer

Amigo da saúde e da perda de peso.

O farelo de aveia é considerado uma bomba nutricional. Além de ajudar na prevenção de doenças e dar energia, é um poderoso aliado para quem quer perder peso.

A aveia tem recebido um grande destaque pelo seu valor nutricional e benefícios que apresenta para a saúde. Os elogios estendem-se às diversas formas de apresentação deste cereal, nomeadamente ao farelo de aveia.

Chama-se farelo de aveia à película externa que reveste o grão de aveia. É esta capa exterior que concentra toda a sua riqueza em fibra solúvel e insolúvel, vitaminas, minerais e enzimas e faz de si um dos alimentos mais aconselhados pelos nutricionistas.


Aliado na perda de peso


A aveia é um cereal rico em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. O farelo de aveia tem as mesmas propriedades, mas apresenta uma maior concentração de fibras, principalmente fibras solúveis beta-glucanas, que ajudam a promover a sensação de saciedade, facilitam a digestão e auxiliam na absorção de alguns nutrientes.

Estas fibras, quando em contato com a água, formam um tipo de gel dentro do sistema digestivo, gerando a sensação de estômago cheio, diminuindo a fome e prolongando a sensação de saciedade por muito mais tempo. Essa saciedade leva também à diminuição da ingestão de outros alimentos nas horas seguintes.



Evita a acumulação de gordura abdominal


Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Mas os seus benefícios para a regulação do peso e do apetite não ficam por aqui.

O farelo de aveia impede que parte da gordura e açúcares ingeridos com a comida sejam assimilados no estômago, o que representa um menor número de calorias consumidas.

Para além disso, as fibras contidas no farelo de aveia ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Sendo um hidrato de carbono complexo, o farelo de aveia permite controlar a formação de picos de insulina, o que ajuda a prevenir a diabetes e ajuda a controlar o depósito de tecido adiposo na região abdominal.



Benefícios para toda a saúde


O farelo de aveia é um alimento altamente benéfico. Além dos benefícios relacionados com o emagrecimento, o seu consumo apresenta ainda as seguintes vantagens para a saúde:
  • Ajuda a baixar os níveis de colesterol porque diminui a absorção do chamado mau colesterol.
  • Regula o intestino, evitando a prisão de ventre.
  • Diminui a absorção do açúcar no sangue, beneficiando os diabéticos e a perda de peso.
  • Controla a pressão arterial.
  • Auxilia na defesa do organismo ao estimular as bactérias do intestino.
  • Reduz a possibilidade de cancro no cólon porque impede a proliferação de células cancerígenas nesta zona.



Sabe qual a quantidade recomendada?


De todas as formas de apresentação da aveia – farelo, flocos e farinha –, o farelo é a opção mais nutritiva e a que mais ajuda na perda de peso. Para que possa usufruir dos seus benefícios, os nutricionistas recomendam o consumo de 15 a 30 gramas por dia, o que equivale a uma ou duas colheres de sopa. E lembre-se de ingerir também entre 1,5 e 2 litros ao dia para que as fibras façam efeito. 

O farelo de aveia pode ser consumido juntamente com fruta, misturado em sumos, iogurtes, massa de bolos, panquecas ou, por exemplo, biscoitos.

No entanto, apesar de todos os benefícios que o consumo de farelo de aveia proporciona, este é um alimento que não deve ser consumido por celíacos, pois contém glúten.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: