O top 10 de exercícios que queimam mais calorias

O top 10 de exercícios que queimam mais calorias

Os melhores treinos, ordenados pelo número de calorias que consomem.

Quando o objetivo é reduzir o peso, o que importa mesmo é perder o máximo das calorias que ingerimos diariamente. Eis os 10 exercícios que queimam mais calorias.

Quando falamos em perder calorias rapidamente, há que ter em conta que o consumo calórico está diretamente relacionado diversos fatores.

O sexo, a idade, o peso corporal, a quantidade de massa muscular, a duração do treino e a intensidade do esforço durante o treino são alguns deles. 

Mas para que possa ter uma visão geral dos exercícios que queimam mais calorias e que poderá facilmente fazer neste verão, listamos 10 exercícios em que os valores estimados representam 30 minutos de exercício moderado. É também importante salientar que se estipulou um peso médio de 70 kg para homens e 55 kg para mulheres. 

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Veja abaixo o top 10 dos melhores exercícios para queimar calorias, ordenados pelo número de calorias que consomem. 



Exercícios que queimam mais calorias: o top 10


 

1.    SQUASH
 

  • Perda de calorias:
    • cerca de 420 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada. 
    •  cerca de 330 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
  • O exercício que queima mais calorias: aproveite para se divertir e gastar muitas calorias! Uma parede, uma bola e uma raquete e rapidamente começa a melhorar a sua resistência cardiovascular. Resultado?  Os braços tonificarão, o abdominal fica forte e o consumo de calorias é enorme
    !
  • Indicações: utilize ambos os braços para segurar a raquete, pelo que a tonificação será uma consequência! Ao mesmo tempo, aqueça antes de iniciar, o estimulo é demasiado forte para não aquecer!
     
  • Dicas para intensificar os resultados: aumente a rapidez do jogo e força da batida! Jogar sozinho também é uma opção, se quiser triplicar o consumo de calorias!
 
 


2.    PATINS EM LINHA
 

  • Perda de calorias
    •  cerca de 385 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada. 
    •  cerca de 303 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
  • O exercício: cá está um exercício que torra calorias e gordura, enquanto tonifica a maior parte dos músculos corporais. O segredo está no movimento das coxas e glúteos, que faz o corpo deslizar de um lado para o outro. Em paralelo, os seus abdominais têm também de trabalhar para manter o equilíbrio, sendo o trabalho de core assegurado. Por fim, acresce a vantagem de não forçar os joelhos ou outras articulações. 
     
  • Indicações: sem negligenciar todo o equipamento de proteção necessário, inicie-se já neste exercício, apostando em passadas fortes e regulares.
     
  • Dicas para intensificar os resultados: alterne 1 minuto a patinar a um ritmo forte com 1 minuto de passadas de intensidade média.
 



3.    ARTES MARCIAIS 
 

  • Perda de calorias
    •  cerca de 350 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada. 
    •  cerca de 275 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
  • O exercício: para além da diversidade de locais de prática, ideologias e especificidade do treino, este tipo de exercício é tão completo que meia hora a intensidade moderada trará maravilhosos benefícios tanto para corpo como para mente. 
     
  • Indicações: não se deixe desmoralizar se inicialmente pela dificuldade. Deixe-se integrar no espírito e desafie-se!
     
  • Dicas para intensificar os resultados: aposte em exercícios de maior coordenação e exigência! 

► Quer perceber quantas calorias gasta a fazer determinado exercício, de acordo com as suas características? Clique aqui.

 



4.  PÓLO AQUÁTICO
 

  • Perda de calorias
    •  cerca de 350 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada. 
    •  cerca de 275 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
  • O exercício: é semelhante ao andebol mas a exigência física da deslocação dentro de água faz com que este seja um dos exercícios que queimam mais calorias. 
     
  • Indicações: procure aprender corretamente os movimentos básicos da natação, para conseguir assegurar um gasto energético maior.
     
  • Dicas para intensificar os resultados: se está num grupo de amigos, jogue com mais do que uma bola! É mais divertido e potencia e aumenta a intensidade do exercício!
  
 

 

5.  RUNNING

 

  • Perda de calorias: 
    •  cerca de 280 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada (8 km/h). 
    •  cerca de 220 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada (8 km/h). 
  • O exercício: este treino não só envolve um investimento mínimo e rapidamente rentabilizado (em comparação, por exemplo, com a frequência de um ginásio), como assegura resultados imbatíveis no que se refere à perda de calorias, uma vez que os músculos envolvidos na corrida são também os principais responsáveis por esse processo. Como bónus, sabe-se que esta atividade ajuda a reduzir o stress e os estados depressivos.
     
  • Indicações: para obter o máximo de cada passada, balance os braços junto ao corpo, mantendo o corpo direito e os pés próximos ao chão; para reduzir o impacto, aterre o peso no centro do pé, avançando depois para os dedos.
     
  • Dicas para intensificar os resultados: varie a velocidade da corrida, alternando intervalos rápidos e lentos; corra em locais inclinados.
 
► Conheça várias dicas para conseguir correr mais rápido!
 
 


6.    BICICLETA
 

  • Perda de calorias
    •  cerca de 280 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada (20 km/h). 
    • ♀♂ cerca de 220 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada (20 km/h). 
  • O exercício: aproveite a moda que parece ter vindo para ficar, retire a sua bicicleta dos arrumos e faça-se à estrada: além de divertido, andar de bicicleta é também um dos principais e melhores treinos de cardio. Resultado? Não só pode dar interessantes passeios ao ar livre, como estará também a perder um impressionante número de calorias enquanto o faz.
     
  • Indicações: apostando num bom equipamento de proteção, pedale o máximo de tempo que conseguir e o maior número de quilómetros possível.
     
  • Dicas para intensificar os resultados: aumente a rapidez e força da pedalada; pedale em locais com alguma inclinação.


7.   SALTAR À CORDA
 

  • Perda de calorias
    •  cerca de 280 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada. 
    •  cerca de 220 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
  • O exercício: a ideia é recuperar uma das mais famosas brincadeiras de infância, utilizando-a para seu proveito. Não é à toa que este exercício é um dos preferidos pelos boxers e aparece destacado em todas as listas que dizem respeito à perda de calorias: é um dos melhores para o efeito, ajudando-a a perder 2 a 3kg num instante. 
     
  • Indicações: escolha uma corda cujos punhos fiquem mesmo abaixo das suas axilas quando se encontra no meio da mesma; salte com os pés ligeiramente afastados e o tronco direito; salte rápido e próximo do chão.
     
  • Dicas para intensificar os resultados: alterne frequentemente a velocidade e estilo que utiliza para saltar: rápido, lento, com os dois pés, com um só pé ou com 2 voltas por salto.

 Veja também: Benefícios de saltar à corda

 



8.    SUBIR ESCADAS

 

  • Perda de calorias: 
    • ♂ cerca de 280 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada. 
    •  cerca de 220 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
  • O exercício: a parte boa é que podemos fazê-lo em qualquer lado! Não só no nosso prédio como aproveitar as suas viagens para ir pelas escadas ao visitar monumentos. Opte pelas escadarias enquanto aproveita a paisagem!
     
  • Indicações: para obter o máximo resultado dos seus músculos que mais calorias queimam – pernas, glúteos e abdominais - mantenha o tronco direito e abanando os braços soltos ao ritmo da caminhada; os passos devem ser dados pousando primeiro o calcanhar e seguindo depois até aos dedos.
     
  • Dicas para intensificar os resultados: aumente a velocidade de subida ou opte por subir de 2 em 2 degraus.
 



9.  VÓLEI DE PRAIA

  • Perda de calorias
    •  cerca de 280 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
    •  cerca de 220 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
  • O exercício: a componente propriocetiva e pliométrica nesta modalidade é brutal! Resultados? Reforço dos joelhos, tornozelos e abdominal! É dos exercícios que mais queimam calorias e pode seguir-se um mergulho no mar!
     
  • Indicações: hidrate-se bem pois sendo ao sol, o risco de desidratação é enorme! E coloque protetor solar!
     
  • Dicas para intensificar os resultados: varie o número de jogadores por equipa! Remate muito!
 


10.    TÉNIS
 

  • Perda de calorias
    • ♂ cerca de 280 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
    •  cerca de 220 calorias/ 30 minutos/ intensidade moderada.
  • Indicações: alterne as batidas com ambas as mãos e tente ver quantas seguidas consegue fazer; mantenha alguma distância, de forma a ter de aumentar a força que emprega e a distância a percorrer.


Recomendamos que, uma vez selecionado o que mais se adequa a si, consulte o um profissional da área e confirme junto dele se está na condição física adequada para começar. Boa sorte e bons treinos!

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