Exercícios que não deve fazer quando está grávida

Se engravidou e gosta de praticar exercício físico, saiba que há exercícios que não deve fazer sob pena de prejudicar a si e ao bebé.

Exercícios que não deve fazer quando está grávida
Saiba quais os exercícios que não deve fazer se engravidar.

Se está grávida e gosta de praticar exercício físico, este artigo é para si. Vamos falar-lhe de exercícios que não deve fazer quando está grávida.

Já não é novidade que o exercício físico na fase de gestação oferece muitos benefícios, desde suportar o peso, facilitar o trabalho de parto, recuperação do mesmo e recuperação do peso normal após a gravidez.

Contudo, é importante saber que o corpo sofre algumas alterações, havendo modificações dos padrões de movimento e, por estas mesmas razões, existem exercícios que não deve fazer quando está grávida de forma a não prejudicar a sua saúde e a do bebé.

13 Exercícios que não deve fazer quando está grávida


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Estes são alguns exemplos de exercícios que deve evitar e precauções que deve ter quando engravidar:

  1. Evitar realizar exercícios de alto impacto e muita intensidade;
  2. Não exceder os 75% da frequência cardíaca máxima durante exercício;
  3. Evitar realizar exercícios na posição de supino depois do 1º trimestre de gravidez;
  4. Evitar permanecer longos períodos de tempo em pé;
  5. Evitar que chegue à exaustão (parar o exercício se se encontrar cansada);
  6. Evitar exercícios que causem muito desequilíbrio: as alterações físicas e fisiológicas durante a gestação podem causar desequilíbrio e colocar em perigo a a sua vida e a do feto, especialmente no 3º trimestre;
  7. Evitar exercícios que possam causar ou potenciar algum trauma abdominal;
  8. Assegurar-se que está  a consumir a quantidade suficiente de calorias quer para manter a sua gestação saudável quer para a prática de exercício, quer para as suas tarefas do dia-a-dia;
  9. Evitar que a temperatura corporal exceda os 38ºC;
  10. Não escolher exercícios acima do nível da cabeça, de forma a evitar posturas incorretas, subida da pressão arterial e desconforto;
  11. Evitar modalidades de confronto direto;
  12. Evitar modalidades que a possam colocar em risco de queda ou esforços máximos (surf, ténis, futebol equitação, etc.);
  13. Não pratique atividade física em altitude.

Causas para a interrupção do exercício físico na gravidez


causas para a interrupcao do exercicio na gravidez

Em certos casos é mesmo recomendado que pare com o exercício físico, sendo que é sempre imprescindível a consulta com o médico e expor a prática de exercício físico, bem como falar com um profissional da área antes do início da atividade física para uma avaliação e prescrição do plano de treino.

Pare com o exercício se tiver perante:

  • Doença cardíaca;
  • Doença pulmonar;
  • Patologia cervical;
  • Gestação múltipla (após 30 semanas);
  • Sangramento durante a gestação;
  • Placenta prévia;
  • Trabalho de parto prematuro;
  • Rutura prematura da membrana;
  • Pré-eclâmpsia;
  • Hipertensão não controlada;
  • Anemia;
  • Arritmia cardíaca;
  • Bronquite;
  • Diabetes não controlado;
  • Epilépsia;
  • Doença da tiróide;
  • Desnutrição;
  • Restrição de crescimento fetal;
  • Desenvolvimento intra-uterino anormal ;
  • Doença reumática;
  • Tromboflebite (veias inflamadas com coágulos de sangue).

Em suma


Seja inteligente aquando da sua escolha pela prática de exercício físico.

É indicado que pratique atividade física mas é igualmente importante que esta seja feita de forma consciente, mesmo que seja uma pessoa ativa e que pratique exercício físico com regularidade e há muito tempo.

Deve entender que o corpo sofre alterações e portanto o seu treino também deve alterar, sendo específico para si e para que beneficie do exercício para a saúde e para esse momento tão especial da sua vida.

Elimine os exercícios que não deve fazer se estiver grávida. Há muitas opções, peça ajuda a um profissional da área, informe o seu médico e desfrute do exercício físico durante a gestação, em segurança.

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.