4 Exercícios para perder peso de forma eficaz

Um bom treino físico beneficia a saúde e tonifica o corpo, mas para perder peso existem exercícios específicos. Descubra aqui 4 dos exercícios mais eficazes para perder peso.

4 Exercícios para perder peso de forma eficaz
Derreta já esse quilinhos que estão a mais.

Os exercícios para perder peso devem ser alguns dos mais procurados por quem deseja atingir a forma física ideal. Isto porque, apesar de grande parte das pessoas seguir uma rotina de treinos para assegurar um corpo saudável e tonificado, bem como um necessário equilíbrio de espírito, sejamos sinceros: não devem ser muitos os que não desejam também eliminar aqueles dois ou três quilos que estão a mais.

Assim, se sente essas necessidade e procura os melhores exercícios para perder peso, não se preocupe mais: nós vamos ajudar. Siga-nos e descubra de seguida quatro dos que lhe assegurarão resultados mais rápidos e de forma mais eficaz. 
 

4 exercícios para perder peso eficazmente

 

1. Spinning

Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Para praticar spinning, vai ter de frequentar aulas específicas, durante as quais será orientado por um treinador profissional. O exercício é feito numa bicicleta ergométrica, sendo a própria pessoa que, durante o treino, muda a posição de pedalar e aumenta a velocidade e/ou o peso da carga. Além disso, o spinning é praticado ao som de uma música bem forte e ritmada: é intenso, mas também é divertido e vale mesmo a pena!
 
  • Vantagens: este exercício, além de ajudar a perder peso rapidamente e de forma saudável, é uma das atividades aeróbicas mais completas, contribuindo para um incrível fortalecimento e tonificação do corpo. 
  • Perda de calorias: aproximadamente 570/650 calorias por hora.
  • Dicas: para emagrecer mesmo tem de pedalar na frequência adequada, de forma a queimar a gordura; para se assegurar que está a fazê-lo e obter assim os resultados pretendidos, recomendamos que invista num aparelho chamado frequencímetro. Vale cada cêntimo.
 

2. Hidroginástica

Se tivéssemos de usar uma única palavra para descrever esta atividade seria: diversão! Sim, a hidroginástica consiste basicamente em exercícios aeróbicos praticados na água em grupo, ao som da música, num ambiente animado e contagiante. Além disso, lembre-se que a água faz bastante mais resistência que o ar, pelo que o resultado será maior perda de calorias e músculos mais fortes e tonificados. Uma última nota: não precisa de saber nadar porque essa questão nem se põe.
 
  • Vantagens: além de ser um dos melhores exercícios para perder peso, obtendo um corpo verdadeiramente bonito e saudável, este é o treino indicado para quem deseja abandonar uma vida sedentária e iniciar outra bem mais ativa e interessante: não só tem muito poucas contraindicações, uma vez que é de baixo impacto, como é mesmo divertido, pelo que são bem raras as desistências. 
  • Perda de calorias: aproximadamente 400 calorias por hora
  • Dicas: provavelmente o professor irá fazê-lo, mas, se não for o caso, sugira a utilização de pesos, barras e outros materiais, de forma a intensificar ainda mais o exercício.
 

3. Running

Estamos seguros de que não precisamos de lhe explicar o que é o running, nem de lhe dizer que este é um dos melhores e mais completos exercícios que podia escolher: ossos, coração e estrutura celular em geral, tudo beneficia com a sua prática. É o exercício da moda e, se gosta de o praticar, parabéns: além de ser excelente, acaba por só necessitar de um bom par de sapatilhas! 
 
  • Vantagens: além de contribuir para melhores níveis de fitness e saúde, este exercício aumenta o ritmo do seu metabolismo, assegurando que perde peso de forma eficaz. Vai ainda surpreender-se com a rapidez do processo.
  • Perda de calorias: aproximadamente 500/700 calorias por hora.
  • Dicas: tendo presente que o running é uma atividade de alto impacto que pode causar problemas aos seus joelhos e restantes articulações, comece aos poucos e vá aumentando progressiva, mas alternadamente, a velocidade e o número de quilómetros percorridos. Quanto ao aquecimento, faça-o caminhando cerca de cinco minutos no mesmo lugar, enquanto eleva os joelhos alternadamente até ao peito.
 

4. Treino intervalado ou HIIT (high intensity interval training)

Este é, provavelmente, o exercício mais eficaz para perder peso, uma vez que assegura uma enorme queima de calorias, que se mantém até 24h depois de ter terminado a rotina. O h.i.i.t consiste em alternar curtos períodos de movimentos muito intensos, com outros de menor ou nenhuma atividade; quanto aos exercícios em si, você escolhe os que mais combinam consigo: bicicleta, natação, corrida, pesos e, até, caminhada.
 
  • Vantagens: dada a intensidade do exercício, só precisa de treinar cerca de 20 minutos, três vezes por semana. No entanto, a sua progressão física e capacidade aeróbica vão ser notória e inacreditavelmente mais rápidas – há quem fale de uma diferença de cinco semanas para obter os mesmos resultados!
  • Perda de calorias: aproximadamente 240/320 calorias em 20 minutos (valor apenas para o período em que executa o treino intervalado, sem contar o processo que ocorre posteriormente).
  • Dicas: dada a intensidade exigida, antes de iniciar este tipo de treino, assegure-se que já pratica exercício físico há, pelo menos, dois meses.
 
Já percebeu que, se deseja emagrecer em pouco tempo e de forma saudável, tem mesmo de recorrer a exercícios para perder peso. No entanto, procure conjugar a atividade que escolher com um estilo de vida saudável, nomeadamente ao nível da nutrição - caso contrário, o esforço arrisca-se a ser inglório. Para terminar, lembre-se apenas que, antes de iniciar qualquer rotina de treinos, deve levar a cabo uma avaliação médica. Bons treinos e boa sorte na perda desses quilinhos indesejáveis!
 

Veja também: