Os melhores exercícios para fazer na praia

Se o seu objetivo para este verão é conseguir um corpo bem tonificado, sem abdicar da areia e do mar, confira aqui os melhores exercícios para fazer na praia.

Os melhores exercícios para fazer na praia
Deixe-se inspirar pelo sol e ponha-se em forma... sem sair da areia!

O verão convida às atividades ao ar livre e o exercício físico não deve ser a exceção. Assim, para que possa conseguir um corpo bem definido e tonificado sem abandonar o areal, apresentamos-lhe uma seleção dos melhores exercícios para fazer na praia.

Se ficou na dúvida, saiba que a decisão de trazer o ginásio para este novo cenário só traz vantagens: além de vistas fantásticas e do bem que faz passar algum tempo a apanhar um pouco do sol, fazer exercícios na praia aumenta consideravelmente a intensidade, resistência e força colocadas em cada movimento do treino. Entusiasmada? Então prepare-se para ficar ainda mais:  de acordo com um estudo recém publicado no Journal of Strength Conditioning and Resistance, um exercício feito na areia queima duas vezes mais calorias do que o mesmo exercício efetuado numa superfície plana!

O que espera? Siga-nos e prepare-se para uns dias de treino algo diferentes, mas muito divertidos e eficazes.

OS 6 MELHORES EXERCÍCIOS PARA FAZER NA PRAIA

 

1.    RASTEJAR NA PRAIA

  • Exercício: escolha um local com areia seca e fofa; coloque-se no chão como se fosse fazer flexões, com o corpo em “prancha”; comece a “rastejar” para a frente, apenas com as mãos e os pés apoiados no chão.
  • Número de repetições: faça este exercício durante 30 a 60 segundos.
  • Músculos trabalhados: glúteos e músculos traseiros das pernas; braços.
  • Dicas: para intensificar o treino, faça também o exercício “rastejando” para trás e para os lados.
 

2.    EXERCÍCIO 10-20

  • Exercício: escolha um local com areia seca e fofa perto da água; dê uma corrida rápida de 10 passos para a frente, seguida de outros 20 passos mais lentos.
  • Número de repetições: repita duas ou três vezes.
  • Músculos trabalhados: abdominais, glúteos e músculos das pernas.
  • Dicas: para intensificar o treino, faça o exercício mais longe da água, na zona da areia onde que é mais difícil caminhar.
 

3.    CORRE, CORRE, SALTA

  • Exercício: escolha um local com areia seca e fofa perto da água; dê dois passos a correr seguido de um salto ao pé coxinho; repita durante cerca de 30 a 60 segundos; regresse ao local de partida correndo pela zona dura e molhada da areia, junto da água.
  • Número de repetições: repita duas a quatro vezes. 
  • Músculos trabalhados: músculos das pernas; braços e ombros (naturalmente vão acompanhar o movimento das pernas, para manter o equilíbrio durante os saltos)
  • Dicas: para intensificar o treino, eleve cada vez mais os joelhos durante os saltos e alargue as passadas.
 

4.    LUNGES NA AREIA

  • Exercício: coloque-se de pé na areia, com a coluna perfeitamente direita, os braços dobrados ao lado do corpo e as mãos apoiadas na anca; avance um pé e, mantendo o joelho da frente alinhado com o tornozelo, baixe-se em direção ao chão até que o joelho traseiro roce a areia; depois faça força com o joelho da frente, levante o pé traseiro e passe-o à frente do outro, entrando diretamente na segunda lunge.
  • Número de repetições: repita seis a doze vezes para cada lado.
  • Músculos trabalhados: todos os músculos da metade inferior do corpo.
  • Dicas: para intensificar o treino, experimente fazê-lo com um peso em cada mão (ex.: uma garrafa de 1 litro de água).


Para terminar as nossas sugestões de exercícios para fazer na praia, vamos agora indicar os dois mais óbvios e que não poderiam falhar nesta listagem;
 

5.    NADAR NO MAR

  • Exercício: o chamado swogging, isto é, fazer jogging, nadando (swim jogging); a ideia é nadar, nadar, nadar. Só isso.
  • Número de repetições: tanto tempo quanto conseguir.
  • Músculos trabalhados: trabalha praticamente todos os músculos do corpo, mas é especialmente recomendado por ser um exercício altamente aeróbico e pelo bem que faz às costas (são os abdominais que absorvem a maior parte do trabalho).
 

6.    CORRER NA AREIA

  • Exercício: mais uma vez, a ideia aqui é apenas praticar o famoso running, mas na areia (molhada de preferência).
  • Número de repetições: tanto tempo quanto conseguir.
  • Músculos trabalhados: este é também um exercício altamente aeróbico, que ajuda a queimar calorias e melhora a saúde em geral. O resultado será, inevitavelmente o trabalhar instenso de todo o corpo.


Se já está de biquini vestido e garrafa de água na mão, parabéns! Estamos certos de que, pondo em prática a nossa lista de exercícios para praticar na praia, vai conseguir fazer um verdadeiro sucesso nestas férias. Não se esqueça apenas de consultar o seu médico antes de iniciar os treinos e de os levar a cabo com todo o cuidado e responsabilidade: em forma mas sem lesões.

 

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