5 Exercícios para emagrecer as coxas

Exercícios para emagrecer as coxas são dos mais procurados pelas mulheres. Veja as nossas sugestões e comece a ter resultados.

5 Exercícios para emagrecer as coxas
Existem exercícios para perder coxas?

Quais os exercícios para emagrecer as coxas? Esta é uma pergunta frequente, no entanto não existem exercícios milagrosos para o efeito.

Para emagrecer as coxas é preciso uma combinação de excelência entre elaboração do plano de treino e a sua execução, bem como disciplina na alimentação e consistência.

A procura destes exercícios abrange essencialmente o sexo feminino, visto que, por norma, uma das zonas onde se acumula mais gordura é nas pernas e glúteo.

Veja connosco quais são os melhores exercícios para emagrecer as coxas.

5 Exercícios para emagrecer as coxas


Não existem exercícios específicos para perder gordura. A perda de gordura dá-se por todo o corpo, a menos que recorra a cirurgia ou outros tratamentos.

No entanto, existem exercícios que o/a vão ajudar no aumento da massa muscular, combater a flacidez e ao mesmo tempo que elabora o restante planeamento de treino, ajudar no aumento do tónus muscular e queima de gordura.

1. Lunge

lunge exercícios para emagrecer as coxas

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Este exercício ajuda a fortalecer a musculatura das coxas, posterior de coxas, glúteos e a trabalhar o equilíbrio.

– Execução-

  1. Em pé, pernas afastadas uma da outra, alinhadas com a bacia, joelhos ligeiramente fletidos, costas direitas, abdominal contraído, perna de trás apoiada sobre a ponta do pé;
  2. Fletir o joelho da frente e descer mantendo-o alinhado com o calcanhar e aproximar o joelho da perna de trás do chão;
  3. A perna da frente e a coxa de trás devem estar perpendiculares ao chão no final do movimento;
  4. Subir e ao mesmo tempo voltar à posição inicial empurrando o chão, contraindo sempre o abdominal.

2. Agachamento

agachamento exercícios para emagrecer as coxas

Este é um exercício que se assemelha ao movimento de sentar e levantar. Fortalece os músculos das coxas, posteriores de coxa e glúteos.

– Execução – 

  1. Em pé, pés afastados á largura dos ombros, costas direitas, abdominal contraído;
  2. Descer, flectindo os joelhos sem que estes ultrapassem a linha limite do pé, inclinar ligeiramente o tronco à frente, colocando a bacia para trás, como se fosse sentar, empurrar o chão e voltar á posição inicial.

3. Stiff

stiff exercícios para emagrecer as coxas

Este exercício trabalha essencialmente a parte posterior da coxa e glúteo.

– Execução –

  1. Em pé, pés afastados á largura dos ombros, alinhados com a bacia, joelhos ligeiramente flectidos, costas direitas e abdominal contraído;
  2. Agarrar a barra ou halteres à largura dos ombros ou ligeiramente mais afastado, braços esticados e ombros para trás;
  3. A pega pode ser mista, ou seja, uma mão pronada e outra supinada, o que é mais indicado para cargas mais elevadas;
  4. Descer a barra em direção aos pés flectindo a lombar, dobrar ligeiramente os joelhos durante a descida e manter a cintura reta, flectindo ligeiramente no fundo;
  5. Descer até onde conseguir manter a curvatura lombar;
  6. Subir com a barra até a altura da anca, fazendo extensão do joelho e quadrado lombar em simultâneo. Manter as curvaturas da coluna durante toda a execução do exercício. O tronco deve estar direito com a barra ao nível da anca.

4. Agachamento com salto

agachamento com salto exercícios para emagrecer as coxas

Este é um exercício que se assemelha ao movimento de sentar e levantar. Fortalece os músculos das coxas, posteriores de coxa e glúteos só que com fase explosiva.

– Execução –

  1. Em pé, pés afastados á largura dos ombros, costas direitas, abdominal contraído;
  2. Descer, flectindo os joelhos sem que estes ultrapassem a linha limite do pé, inclinar ligeiramente o tronco à frente, colocando a bacia para trás, como se fosse sentar;
  3. Empurre o chão realizando um um impulso saltando na direção do teto e amorteça a queda, flexionando novamente os joelhos.

NOTA: Este exercício deve ser executado se a pessoa estiver a certeza que está a fazer corretamente e não é recomendado para toda a gente devido ao impacto.

5. Step up no step

step up no step exercícios para emagrecer as coxas

Este exercício do grupo de exercícios para emagrecer as coxas fortalece a musculatura dos quadrícipes e glúteos essencialmente.

– Execução –

  1. Coloque um pé cima de um step ou banco e outro no chão;
  2. Impulsione essencialmente com a perna que está apoiada no step e dando ênfase na zona do calcanhar e suba estendendo a anca e o joelho da perna apoiada e eleve a outra perna fazendo flexão do joelho subindo até manter a anca alinhada, sempre com o abdominal contraído e costas direitas;
  3. Desça em direção ao chão com a perna que subiu mantendo a outra apoiada;
  4. Repita o movimento e faça igual para a outra perna.

 

Estas são as sugestões de exercícios para emagrecer coxas, no entanto, tenha em consideração que o sucesso vem da consistência na execução de um treino elaborado especificamente para si, alimentação e descanso!

Porque acumula muita gordura nas pernas?


O excesso de gordura localizada é um problema comum também em pessoas aparentemente magras. O sedentarismo e a má alimentação vai fazer com que o corpo forme depósitos de gordura.

A acumulação de gordura dá-se mais frequentemente em zonas da região abdominal, flancos, anca e coxas, fazendo com que cada pessoa tenha um biótipo corporal:

1. O formato andróide

Conhecido como maçã onde a localização da gordura está centrada na região do abdómen, braços e pescoço.

Este tipo de forma é mais predominante nos homens e está intimamente ligada ao aumento de risco de doenças coronárias devido ao elevado perímetro abdominal.

2. Formato ginóide

Conhecido como pêra, neste biótipo a gordura deposita-se nas partes inferiores do corpo nomeadamente na culote, glúteos e coxas.

É um formato mais observado em mulheres, e não é tão prejudicial para a saúde do que o primeiro. No entanto, o aparecimento da celulite nessas zonas é mais prevalente.

A localização da gordura é influenciada pelo sexo, idade, hábitos de vida, factores genéticos, sistema hormonal e também pelo biótipo corporal que define o tipo de obesidade de acordo com a localização da região da gordura.

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.