Exercícios para barriga: perder volume e ganhar tonificação

Exercícios para barriga: perder volume e ganhar tonificação

Sugestão de uma rotina com quatro exercícios infalíveis.

Existem muitas formas de treinar os abdominais, mas nem todas asseguram perda de volume e tonificação simultânea. Conheça exercícios para barriga que o fazem.

Com a quantidade de exercícios para barriga existentes, nem sempre é fácil selecionar aqueles que mais se adequam a nós. Assim, para evitar escolher um treino que não seja apropriado ao que pretende, comece por definir quais são exatamente os seus objetivos.

Se estes passam por perder volume e ganhar tonificação em simultâneo, nós podemos ajudá-lo.

Seguindo a ideia de muitos especialistas da área do fitness, também nós acreditamos que um treino que intercale exercícios aeróbicos e anaeróbicos de forma rápida e intensa, é mais eficaz para este efeito do que a prática regular e contínua de uma só atividade física.

Daí que apostemos em exercícios para barriga caracterizados pela alta intensidade - HIIT.

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Estes são os famosos exercícios de alta intensidade, que se caracterizam pela rapidez e agilidade que exigem a todos os praticantes, além dos eficazes e surpreendentes resultados.

Intercalando atividades aeróbicas com exercícios de força, este treino assegura:
 
  • Maior queima de gordura com um investimento de tempo bastante menor;
     
  • Metabolismo acelerado e respetivo aumento da queima de calorias, mesmo já em descanso, após ter terminado o referido treino;
     
  • No caso específico do abdómen: rápida e eficaz redução do volume e tonificação da barriga.

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Rotina de exercícios para barriga



Indicações gerais

 
  • Entre exercícios que podem ser considerados clássicos, a ideia desta sugestão é conjugar duas atividades aeróbicas com duas anaeróbicas, sendo que as mesmas devem ser intercaladas;
     
  • No entanto, não é necessário fazer os mesmos quatro exercícios todos os dias: escolha o tipo de atividade de acordo com a sua preferência.
 

Indicações específicas

 
  • Faça cada exercício durante cerca de 30 segundos, ininterruptamente;
     
  • Descanse 30 segundos;
     
  • Realize a mesma série três vezes seguidas.
 

3 Sugestões de exercícios para barriga



Saltar à corda


 
  • Salte à corda o mais rapidamente que conseguir, sem se mover do mesmo local;
     
  • Procure realizar os movimentos de forma intensa e elevando os joelhos;
     
  • Após 30 segundos deste movimento, passe ao próximo exercício, sem fazer qualquer paragem.
 
 



Abdominal de bicicleta 
 

  • Deite-se no solo sobre um colchão, com os braços esticados e alinhados ao lado do corpo;
     
  • Eleve os joelhos até ao peito e vá esticando e encolhendo as pernas, alternadamente, uma de cada vez – quase como se estivesse a pedalar;
     
  • As costas devem manter-se sempre bem alinhadas e encostadas ao chão;
     
  • Após 30 segundos, mais uma vez sem pausa, passe para o exercício seguinte.
 
 



Abdominal com elevação de pernas



 
  • Deite-se no solo sobre um colchão, com os braços esticados e alinhados pelo corpo;
     
  • Eleve as pernas até que estas fiquem na posição vertical;
     
  • Mantendo as pernas esticadas, desça-as até que os calcanhares estejam quase a tocar no chão;
     
  • Quando atingir o seu ponto máximo de esforço, sem que os pés cheguem a tocar no solo, volte a elevar as pernas;
     
  • As costas devem manter-se sempre bem alinhadas e encostadas ao chão;
     
  • Após 30 segundos, e sem parar, passe para o último exercício.
  
Aconselhamos apenas que consulte o seu médico antes de avançar com uma atividade de intensidade elevada, uma vez que a mesma não é aconselhável a todas as pessoas e condições físicas.

Boa sorte e bons treinos!

 
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