Os melhores exercícios físicos para cada profissão

Porque a profissão que escolheu diz muito sobre si, sugerimos que escolha os exercícios físicos a praticar em função da mesma. Descubra tudo aqui.

Os melhores exercícios físicos para cada profissão
De executivos a professores, temos um desporto para cada um.

Quando se está a pesquisar exercícios físicos para praticar, é normal que se tente coordenar os horários com a disponibilidade da nossa vida profissional. No entanto, muitos defendem que este ajuste entre desporto e profissão deve ir muito além disso. Como? Selecionando o tipo de exercício físico com base no tipo de trabalho que executa diariamente.

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Assim, se tiver uma profissão que envolva um ritmo intenso, é provável que os exercícios físicos adequados para si sejam os que elevam os níveis de adrenalina; no entanto, convém que estabeleça um ponto de equilíbrio: o ideal é encontrar uma atividade paralela que regule a intensidade da sua vida profissional. Para o ajudar fazer uma escolha, analise abaixo as sugestões complementares que selecionámos para si.
 

Os melhores exercícios físicos para cada profissão

 

1. Gestores e Executivos de topo


Se faz parte de uma destas classes profissionais, a probabilidade é que seja uma pessoa determinada, enérgica e predisposta a encarar o mais exigente dos desafios. Assim, o exercício físico indicado para si deverá incluir elevados níveis de intensidade, que o ajude a canalizar toda essa força e exigência profissionais. No entanto, recomendamos também um desporto complementar mais calmo e relaxante, que o ajude a manter a sanidade mental.

Sugestões
  • Body Combat
Combinando movimentos de várias artes marciais, como Karatê, Boxe, Tai Chi Chuan e Muay Thai, este desporto vai auxiliá-lo a encarar as lutas diárias da sua vida profissional. Além de ser ideal para a queima de gorduras e melhoria da coordenação muscular, esta atividade ainda assegura elevadas descargas energéticas. 
Estatísticas para este exercício: 70% cardio; 25% força; 5% corpo e mente
 
  • Alongamentos 
Para contrabalançar o poderoso Body Combat, recomendamos que pratique algo mais relaxante; a ideia é um desporto que, apesar de lhe assegurar uma maior agilidade, reequilibrando o corpo e melhorando a postura, o ajude a libertar a mente, a descontrair e a equilibrar todo o stress e intensidade profissionais: nada melhor do que exercícios físicos que trabalhem a flexibilidade, como os alongamentos.
Estatísticas para este exercício: 85% corpo e mente; 10% força; 5% cardio
 

2. Publicitários, criativos e artistas 


Abrangendo uma série de atividades ligadas às artes, estes profissionais têm em comum um forte potencial criativo, que lhes permite seguir as suas paixões, e a necessidade de manter os pés assentes na terra, para controlar os aspetos mais pragmáticos da profissão. Por norma, tendem a preferir exercícios físicos ligados à meditação e à expansão da mente. A nossa sugestão é que um desporto desse tipo seja sempre complementado por algo mais ativo, que assegure uma ligação ao corpo, ao físico, à terra.  A palavra chave é equilíbrio!

Sugestões
  • Tai-Chi
Esta arte marcial chinesa interna, cuja eficácia reside no domínio do Chi (energia), vai responder plenamente à sua necessidade de autodescoberta e desenvolvimento pessoal. Também conhecido como uma forma de meditação em movimento, o Tai-Chi baseia-se no bem-estar físico, psicológico e espiritual. Através de uma série de movimentos lentos e sequenciais, apoiados por técnicas de respiração e concentração mental, prepare-se para momentos de uma harmonia e relaxamento invejáveis.
Estatísticas para este exercício: 70% corpo e mente; 20% força; 10% cardio
 
  • Dança contemporânea
Esta sugestão vem equilibrar a anterior. Com este tipo de exercício físico, o que se pretende é uma maior consciencialização do corpo, mas de uma forma descontraída e animada. Apesar de qualquer tipo de dança poder cumprir esse objetivo, esta deixa mais espaço à criatividade e à interpretação artística, dada a fluidez de movimentos e sensação de liberdade dentro da própria coreografia. Assim, vai ao encontro do seu tipo de personalidade.
Estatísticas para este exercício: 75% cardio; 20% força; 5% corpo e mente
 

3. Informáticos e contabilistas


Se passa todo o dia sentado em frente a um computador, a ler linhas de código ou a fazer contas, enquanto insere os mais variados dados em tabelas de Excel®, então a sua postura e músculos das costas já devem estar a precisar de atenção extra. Nestas profissões, a prioridade deve ir para exercícios físicos que ajudem a corrigir a postura e a minimizar os riscos de lesões e dores crónicas. No entanto, convém também injetar alguma adrenalina e imprevisibilidade numa vida que, por defeito profissional, tende a ser menos intensa - ainda que não menos stressante.

Sugestões
  • Pilates 
Este é, provavelmente o rei dos exercícios no que toca a corrigir posturas incorretas, prevenindo e tratando, entre outros, vários problemas de coluna. Baseando-se na anatomia humana, o Pilates utiliza o seu próprio peso para fortalecer e tonificar todos os músculos que suportam o corpo. O bónus acrescido é que, além de melhorar a condição física em geral, ainda estimula o bem-estar psicológico, reduzindo os níveis de stress.
Estatísticas para este exercício: 55% corpo e mente; 40% força; 5% cardio
 
  • Krav Maga
Surpreenda quem tem uma ideia feita de profissionais com o seu tipo de atividade e torne-se um guerreiro! Utilizando as últimas técnicas israelitas, o Krav Maga é um sistema de defesa pessoal que assenta no combate corpo a corpo, envolvendo habilidades de luta de rua, defesa contra armas, bastões, facas e todo o tipo de golpes. Queria mais animação na sua vida? Esta é a resposta.
Estatísticas para este exercício: 70% força; 25% cardio; 5% corpo e mente
 

4. Professores, formadores e treinadores


Se lida diariamente com os mais variados tipos de faixas etárias e personalidades, procurando passar conhecimento a quem, grande parte das vezes, pensa que já sabe tudo, então não admira que chegue de rastos ao final do expediente. Sendo assim, para não enlouquecer, precisa de um escape, uma atividade intensa e enérgica que dê vazão a uma série de frustrações reprimidas. Apesar de concordarmos com a ideia, recomendamos que a combine com um exercício mais tranquilo e relaxante, assegurando não só o equilíbrio físico, mas também mental e espiritual.

Sugestões
  • Kickboxing
Um saco e uma rotina de treinos com muitos socos e pontapés. É este o exercício que recomendamos a quem deseja libertar o stress, enquanto fortalece a maioria dos músculos do corpo. Combinando numa coreografia musical movimentos do boxe e de várias artes marciais, o Power Kick vai ajudá-lo a queimar calorias e a tonificar o corpo, enquanto encontra um certo equilíbrio mental. Força: ataque o saco e deixe para trás qualquer ressentimento que guarde dentro de si.
Estatísticas para este exercício: 70% cardio; 25% força; 5% corpo e mente
 
  • Yoga
Apesar de contribuir para a flexibilidade, equilíbrio e melhoria geral da condição física, o yoga é reconhecido, sobretudo, como o líder incontestado dos exercícios físicos de relaxamento e meditação. Aliás, mais do que um exercício, é encarado pelos praticantes como uma ciência de vida, um caminho para a realização do potencial humano. Não há melhor para libertar o stress e aprender a lidar com as tensões do dia a dia.
Estatísticas para este exercício: 50% corpo e mente; 45% força; 5% cardio

Independentemente da sua profissão e dos exercícios físicos que está a considerar fazer, o que interessa é que no final do dia se sinta bem consigo mesmo, satisfeito com a carreira que abraçou e empolgado com a atividade escolhida. Boa seleção e bom treino!

 

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