7 Exercícios de Chi Kung que pode fazer em casa

Realizar exercícios de Chi Kung em casa não é tão complicado quanto possa imaginar. Damos alguns exemplos, para que comece a sentir-se melhor por dentro e por fora.

7 Exercícios de Chi Kung que pode fazer em casa
Exercícios simples que vão ajudá-lo a sentir-se melhor

O Chi Kung é uma prática terapêutica em que se realizam movimentos suaves combinados com uma respiração controlada, e na qual a atenção e a visualização do praticante estão concentradas nas várias partes do corpo, de modo a alterar o fluxo de energia. Desta forma, poderá praticar alguns simples exercícios de Chi Kung em casa, com facilidade.

Semelhante a outras práticas bioenergéticas ocidentais, o que diferencia o Chi Kung é que esta disciplina está profundamente ligada às teorias da Medicina Tradicional Chinesa, utilizando a teoria dos meridianos e pontos de acupuntura, da circulação de energia e outros conceitos, para exercitar o corpo e a mente – o objetivo final desta prática.

No Chi Kung todos os sistemas do corpo são exercitados: os órgãos internos são suavemente massajados, as circulações de sangue e linfa são estimuladas, a capacidade respiratória é expandida suavemente e, como tal, melhorada, as articulações são exercitadas. Ao mesmo tempo que existe um envolvimento mental do praticante, que possibilita enormes benefícios a nível do relaxamento, da lateralidade do cérebro e da concentração. Por estes motivos, o Chi Kung é um excelente sistema de prevenção das doenças.

7 Exercícios de Chi Kung que deve aprender


exercicios de chi kung

O Chi Kung é uma disciplina chinesa que visa a harmonização da energia do corpo atingindo a homeostase. Tendo em conta a premissa de que grande parte das doenças são originadas pelo desequilíbrio, o Chi Kung disponibiliza exercícios como forma de prevenção e também para auxiliar no tratamento de certas doenças.

Confira alguns exercícios de Chi Kung que pode fazer em casa.

Exercício 1 – Posição inicial

– Execução –

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  • Coloque-se de pé, com as pernas separadas e paralelas aos ombros;
  • Os braços e as mãos deverão estar caídos ao longo do corpo, relaxados;
  • A ponta dos pés devem estar direccionadas para a frente, bem como o olhar;
  • A língua deve estar colada ao céu da boca;
  • A coluna deve estar reta e firme;
  • A respiração deve ser profunda e ser com através da parede abdominal.

Exercício 2 – Circulação de Energia durante Postura

– Execução –

  1. Neste momento, a região do esfíncter deverá estar relaxado e o abdómen dilatado.
  2. Na expiração, transmita toda a sua energia desde o topo da cabeça para os pés, sendo expulsa para a terra através da contracção da parte inferior do abdómen e contraindo o esfíncter anal.

Exercício 3 – Desbloqueio do terceiro olho

– Execução –

  1. Feche as duas mãos e com a região entre o dedo indicador e o polegar, realize movimentos de cima para baixo na região da parte frontal da testa.
  2. Deverá repetir nove vezes, fazendo descer sempre as mãos no momento da expiração.

Exercício 4 – Desbloqueio do centro cardíaco

– Execução –

  1. Partindo da posição inicial enquanto inspira, realize movimentos circular com os braços e com os ombros de trás para a frente, elevando as mãos e os braços até à altura dos ombros.
  2. Na expiração, deve descer lentamente os braços com as palmas das mãos voltadas uma para a outra até a posição inicial.
  3. Repita o exercício nove vezes.

Exercício 5 – Direcionar a energia para o cérebro e coração

– Execução –

  1. Com os pés distantes à mesma largura dos ombros, abra os braços lateralmente, formando um ângulo de noventa graus com o tronco, com as palmas das mãos voltadas para o céu.
  2. Enquanto expira, dobre o ante braço sobre o braço lentamente, terminando o exercício com os dedos próximos da cabeça bilateralmente. Enquanto inspira, retome a posição inicial do exercício e repita nove vezes.
  3. Na segunda parte do exercício, deverá repetir o movimento anterior, mas desta vez com a língua para fora da boca. Repetir igualmente nove vezes.
  4. Na terceira parte deste exercício deve repetir os dois movimentos anteriores, mas a um ritmo muito mais acelerado.

Exercício 6 – Exercício para estimular a circulação de energia de fígado e rins

– Execução –

  1. Na posição inicial do Chi Kung, bata suavemente com as palmas das mãos na região de hipocôndrio direito nove vezes, para estimular a circulação de energia do fígado.
  2. Depois, bata suavemente na região lombar e sacral nove vezes, para circular a energia do rim.

Exercício 7 – Posição de agradecimento

– Execução –

  1. Coloque-se na posição inicial de Chi Kung, para efetuar movimentos com os braços e ante braços para cima até que as palmas das mãos se encontrem, enquanto inspira.
  2. Na expiração, deve trazer as duas mãos unidas ao nível do tórax.

Em Suma


Alguns minutos por dia são suficientes para estes exercícios de Chi Kung que vão ajudá-lo a reencontrar o equilíbrio físico, mental e espiritual.

Mas se deseja aprender mais sobre esta disciplina, confira um local perto de si onde pode praticar Chi Kung.

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