6 Exercícios de aquecimento que deve fazer antes de treinar

6 Exercícios de aquecimento que deve fazer antes de treinar

Saiba como garantir um treino seguro e eficaz.

Os exercícios de aquecimento são fundamentais em qualquer treino. Preparam o corpo, evitam lesões e garantem uma maior produtividade. Conheça alguns exemplos!

De forma a evitar lesões, os exercícios de aquecimento são importantes em qualquer rotina de treinos. Numa combinação entre exercícios ligeiros de cardio, força e alongamentos, aumentam a circulação sanguínea e a temperatura do corpo preparando os músculos para o esforço que vão fazer. Aliados a uma boa refeição pré-treino, são o primeiro passo para tudo correr bem.

Não sabe por onde começar? Nós sugerimos seis exercícios de aquecimento para fazer em cerca de dez minutos. Importante ter sempre em mente que, se o objetivo é preparar o corpo para o treino, deve começar de forma lenta e aumentar a intensidade progressivamente.


6 Exercícios de aquecimento que não pode deixar de fazer



1. Rotação dos membros

Para garantir que não vão existir lesões nos ligamentos, é importante que sejam bem aquecidos. A rotação em ambos os sentidos do pescoço, dos braços, dos pulsos, dos quadris e dos tornozelos é um exercício de aquecimento fundamental.
 


2. Salto à corda

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Uma forma rápida e eficaz de aquecer o corpo. De pés juntos ou alternados, dedique cinco minutos a este exercício de aquecimento para começar a acelerar o metabolismo e aquecer todo o corpo.
 


3. Lunges



Com uma perna à frente e outras atrás e com os dois pés bem apoiados no chão, dobre a perna da frente num ângulo de 90º e a de trás até o joelho quase tocar no chão levantando o calcanhar. Repita cerca de dez vezes para cada perna.
 


4. Alongamentos dinâmicos

Se o objetivo é aquecer o corpo, não é boa ideia fazer alongamentos que relaxem os músculos. Deve por isso apostar em alongamentos dinâmicos como exercício de aquecimento, tais como chutar os pés em direção ao teto ao mesmo tempo que estica o braço contrário em direção ao pé ou correr no lugar e fazer os calcanhares tocarem nos glúteos enquanto simultaneamente roda os braços vigorosamente.
 


5. Pranchas dinâmicas



Aquecer toda a parte superior do corpo é tão importante como aquecer os membros inferiores por isso mesmo esta prática deve ser incluída nos exercícios de aquecimento. Dez segundos de prancha seguidos de prancha lateral e de pranchas com elevação das pernas. Vai de certeza começar a transpirar e a sentir o treino.
 


6. Exercícios que vai realizar durante o treino

Os exercícios de aquecimentos são uma boa forma de treinar a técnica. Pode por isso apostar em fazer alguns dos movimentos que constam no treino desses dia, mas realizando com menos intensidade e com menos peso para garantir a execução correta.

Se o treino incluir deadlifts, por exemplo, opte por incluir esse movimento no aquecimento mas com uma carga reduzida. Se incluir, por exemplo, flexões, opte por fazer séries curtas.

 
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