Exercícios com BOSU para ficar em forma

Exercícios com BOSU para ficar em forma

Descubra cinco exercícios simples e muito eficazes.

Perfeito para várias idades e até modalidades, o BOSU não só ajuda a aumentar a força ou melhora o equilíbrio, como ainda tem vários benefícios para a saúde e ajuda a ficar em forma. 

BOSU sigla em inglês para “Both Sides Up” (algo como: ambos os lados para cima). O nome pode soar estranho mas ilustra bem o que este equipamento faz, isto porque basicamente pode usar as duas faces do equipamento para realizar exercícios distintos. Visualmente, a BOSU é uma semiesfera, ou se preferir, assemelha-se a metade de uma bola gigante (a Fitball ou "Bola Suíça"). Com 63 cm de diâmetro e 8 kg de peso, a BOSU suporta até 1000 kg a BOSU serve de base para a realização de exercícios
 
Criada em 1999, nos Estados Unidos da América, por David Weck, a BOSU veio revolucionar o mundo do Fitness. Este equipamento permite a realização de um treino funcional muito completo e pode contemplar inúmeros movimentos (sejam movimentos de corrida, saltos, trabalho de abdominais ou de força e flexibilidade, apenas para citar alguns exemplos). Mas há mais, além de poder ser utilizado em aulas específicas, BOSU pode (e é) frequentemente utilizada em outras modalidades (como TaiChi, Pilates ou Yoga, por exemplo). 
 
 
Já tem o seu plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

Benefícios da BOSU


A BOSU é um acessório desportivo que pode ser usado por qualquer pessoa e em qualquer lugar (em casa ou no ginásio, a escolha é sua). A sua principal função passa por servir de complemento para a realização de exercícios. E, como dissemos antes, ambas as superfícies da BOSU podem ser usadas, seja com a base apoiada no chão ou virada para cima. Neste último caso, espere exercícios mais complicados. 
 
E benefícios na realização de exercícios com recurso à BOSU não faltam. Entre os principais podem destacar-se: 
 
1. Correção da postura 
2. Melhoria do equilíbrio 
3. Aumento da força 
4. Fortalecimento dos ligamentos e articulações 
5. Aumento da coordenação e agilidade 
6. Aumento da resistência dos músculos, coração e vasos sanguíneos 
7. Eliminação de gordura
8. Tonificação muscular 
9. Definição corporal 
10. Aumento da flexibilidade 
 

5 Exercícios com BOSU que o vão ajudar a manter a boa forma

 

1. Agachamento 

Pode começar com o agachamento com a com BOSU invertida. Coloque a BOSU com a base para cima. De pé sobre a BOSU, coloque as pernas afastadas à largura dos ombros, posicione as mãos na cintura e flita os joelhos até atingir um ângulo de 90º (sem deixar que ultrapassem a ponta dos pés) e retome a posição inicial. Durante o movimento estique os braços para a frente para ajudar a estabilizar o movimento. Realize séries de 12 repetições, cumprindo um minuto de descanso entre cada uma delas. Depois pode experimentar também o agachamento simples. O movimento é igual, apenas o realiza com a semiesfera da BOSU voltada para cima.
 

2. Elevação de pernas 

Apoie as mãos e os glúteos na BOSU e mantenha as pernas estendidas e suspensas. De seguida flita os joelhos (aproximando-os do seu tronco) até atingir um ângulo de 90º e retome a posição inicial. Faça várias séries de 10 elevações, com intervalos de 20 segundos entre cada série. 
 

3. Elevação de quadril unilateral 

Apoie os ombros na BOSU, mantenha os braços estendidos ao lado da BOSU e apoie as mãos no chão. Flita a perna que vai servir de apoio, enquanto mantem a outra estendida e suspensa. De seguida, eleve o tronco e a perna suspensa em simultâneo e retome a posição inicial. Complete várias séries do exercício, fazendo intervalos de um minuto entre cada uma delas. No final repita o exercício com a outra perna. 
 

4. Abdominal 

Sente-se sobre a BOSU e assegure-se que tem os pés bem apoiados no chão de forma a formar um ângulo de 90º com os seus joelhos. Depois só precisa de realizar o movimento característico dos abdominais. Flita o tronco e retome a posição inicial. Também neste caso pode repetir várias séries do exercício. 
 

5. Prancha 

Para completar este exercício deve deitar-se de lado e apoiar o seu cotovelo na BOSU, enquanto mantem as pernas esticadas. Depois com os pés um em cima do outro deve elevar o quadril de maneira a formar uma linha reta com o seu corpo. Mantenha a posição durante alguns segundos, retome a posição inicial e repita desta vez apoiando-se no cotovelo oposto. 
 
Para saber mais sobre a modalidade, aceder a conselhos de profissionais da modalidade ou vídeos com treinos completos, dicas e muito mais visite a página www.bosu.com.  

 

Veja também: