Exercício físico para o corpo e mente

Exercício físico para o corpo e mente

5 exercícios para emagrecer e relaxar.

O exercício físico não precisa ser estafante para ter resultados. Descubra os exercícios  que vão tonificar os músculos, reforçar a sua saúde e relaxar a mente.

Qualquer exercício físico traz benefícios para a sua saúde, mesmo uma simples caminhada. O que importa é acelerar a frequência cardíaca, a frequência respiratória e mexer para queimar as calorias que ingeriu ao longo do dia. Alguns exercícios fazem tudo isto, enquanto medita, relaxa a mente e se liberta de problemas e preocupações. Temos cinco exemplos de exercício físico para o corpo e mente. 

5 Exemplos de exercício físico para o corpo e mente


1. Pilates

O Pilates é um exercício físico muito completo. Os seus movimentos, assentes na força do núcleo (músculos pélvicos, abdominais e das costas) aumentam a flexibilidade, melhoram a postura e, como consequência, aliviam as dores nas costas. Além disto, também melhora o sistema cardiovascular e respiratório. 

O Pilates é um exercício de corpo e mente porque, para a sua prática, é fundamental ter consciência do seu corpo, sendo necessário pensar em cada movimento para que os músculos obedeçam e façam aquilo que precisa.

2. Tai Chi

Também conhecida como meditação em movimento, o Tai Chi é um exercício físico que combina meditação com movimentos lentos e controlados, que ajudam mente a focar, desafiam o corpo e melhoram a energia a que os chineses chamam de "chi". 

Um praticante de Tai Chi  parece que está numa lenta e graciosa dança mas é mais do que isso. Os benefícios para a saúde incluem: função cardíaca melhorada, redução da pressão arterial, do stress, ansiedade, depressão, distúrbios de humor e aumento da autoestima.


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3. Yoga

O Yoga é provavelmente mais conhecido pelos seus benefícios de flexibilidade, a sua capacidade de relaxamento, pelo bem-estar que proporciona, a capacidade de meditação e por promover a plena consciência. Mas o Yoga também é um bom amigo do seu coração.

Os praticantes de Yoga têm uma frequência cardíaca mais elevada do que os restantes, sinal de um coração saudável. Além disso, o Yoga proporciona mais equilíbrio, força e um corpo mais tonificado.

4. Correr

São precisos vinte minutos de exercício contínuo para acionar as alterações de bem-estar que o exercício físico proporciona. A corrida emagrece e tonifica, fortalece o coração, melhora o sono e alivia o stress. Os praticantes deste exercício garantem que, enquanto correm, esquecem os problemas, as frustrações e limpam a mente. No final do treino ou da prova, cumprido o objetivo e superadas as expectativas, a autoestima sai reforçada.

5. Natação

Desde sempre que sabemos que este é o exercício perfeito. A resistência da água ajuda a fortalecer os músculos, sem causar impacto nem prejudicar as articulações. Enquanto nada, melhora o sistema cardiovascular e respiratório. 

Debaixo de água parece que está noutro mundo, não vê nada e apenas sabe a direção que deve seguir. Tem que estar concentrado em cada respiração, cada braçada, esvaziar a mente de preocupações para se focar em conseguir o objetivo.



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