Exercício depois dos 40: ganhe saúde e vitalidade

Exercício depois dos 40? Sim! Faça esta idade o início para o rejuvenescimento, prevenção de doenças, aumento da massa muscular e prevenção da perda de massa óssea.

Exercício depois dos 40: ganhe saúde e vitalidade
Que tipo de exercício fazer depois dos 40?

O exercício depois dos 40 é tão recomendado como em qualquer outra idade no entanto, nesta fase torna-se crucial devido às alterações que o organismo vai sofrendo, tanto para homens quanto para mulheres.

A atividade física nesta idade é fundamental e quando praticada de forma regular e com orientação correta, atrasa alguns processos de envelhecimento, proporcionando mais qualidade de vida, energia e disposição.

Alterações corporais após os 40


osteoporose

Após os 40 muita coisa muda no corpo, tanto para o homem quanto para a mulher. Ambos entram numa fase em que ocorrem várias alterações hormonais: nos homens dá-se a redução dos níveis hormonais, em especial da testosterona e, para mulheres com a aproximação da menopausa ocorrem uma série de mudanças no organismo.

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Os níveis de hormonas femininas são reduzidas no organismo, os níveis de estrogénio tendem a baixar, surgindo complicações tais como aumento do risco para doenças coronárias (a 3ª causa de morte das mulheres em Portugal), ansiedade, depressão, problemas articulares, incontinência urinária, fadiga, perda de massa óssea, diminuição da massa muscular, aumento da massa gorda.

Além destas alterações específicas da idade e sistema hormonal, tanto para os homens como para as mulheres também é comum o aparecimento de doenças crónico-degenerativas, como hipertensão, diabetes, colesterol e até mesmo osteoporose sendo estas consequência dos hábitos de vida.

O aumento de peso corporal compreende-se entre os 40 e os 60 anos, e decai gradativamente aos 70, onde a perda de massa óssea é acentuada.

Os aspectos neuromotores, no decorrer da idade cronológica são a diminuição de fibras musculares, principalmente das de tipo II, e uma perda gradativa de força muscular.

A depressão, o sentimento de velhice e aspectos sociais são fatores que podem estar presentes nesta altura, onde o exercício físico tem um papel de extrema importância, contribuindo para uma qualidade de vida melhor.

Exercício depois dos 40 – que tipo de treinos fazer?


Vários estudos demonstram a relação entre exercício físico e longevidade, sendo que, quando praticado regularmente pode aumentar a esperança média de vida

O exercício depois dos 40 aumenta a qualidade de vida, previne o aparecimento de certas doenças, diminui o stress, ajuda a regular o sono, promove uma maior capacidade física, promove a perda de massa gorda e aumento de massa muscular.

Musculação

exercicio aos 40 anos

 

A musculação é uma modalidade recomendada para todas as idades, quando bem orientada!

É importante que haja um trabalho geral de reforço muscular, tanto da parte superior como inferior do corpo, de forma a trabalhar todos os músculos e estar apto para atividades funcionais do dia-a-dia.

O trabalho de força, sempre que bem orientado, demonstra imensos benefícios, modificando fatores de risco cardiovasculares e o bem estar psicossocial.

O treino de força pode ainda diminuir a exigência do miocárdio durante as atividades do quotidiano, como por exemplo, carregar os sacos das compras ou levantar objetos, limpar a casa, etc.

Caso não tenha possibilidade de treinar num ginásio com acompanhamento, pense que o importante é manter-se ativo com atividades diárias que estimulem o ritmo cardíaco.

No final de contas, o exercício físico vai fazer com que se sinta com mais energia, melhorando também a composição corporal e mantendo ou aumentando a massa magra, melhorando assim o aspeto físico e lutando contra a perda de massa muscular.

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.