4 Exames a fazer antes de engravidar

4 Exames a fazer antes de engravidar

Mulher e homem precisam de os fazer!

Está a planear uma gravidez? Saiba quais os quatro exames fazer antes de engravidar.

Quando se planeia uma gravidez, há exames a fazer antes de engravidar.

Saber quais são é muito importante, pois ajuda a planear uma gravidez saudável porque, desta forma, as probabilidades do bebé nascer saudável e da gravidez ser mais tranquila aumentam.

Os exames devem ser feitos no mínimo três meses antes de começarem as tentativas para engravidar. Assim, no caso de haver alguma doença, poderá ser tratada previamente.

Tanto a mulher como o homem precisam de ter estes cuidados, pois os resultados poderão ter influência no desenvolvimento saudável do futuro bebé. 

Alguns cuidados prévios essenciais


Na consulta prévia à gravidez, o médico, tendo em conta o historial dos futuros pais, poderá prescrever apenas os exames mais comuns.

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.
No entanto, no caso de haver histórico familiar de malformações genéticas, dificuldades para engravidar ou mesmo um nível de parentesco próximo entre o casal, a lista de exames a fazer antes de engravidar será mais longa e com exames mais específicos. 

Em todo o caso, a mulher deverá começar logo pela toma diária de ácido fólico, de forma a evitar malformações no tubo neural no bebé.

Esta toma antes ainda de engravidar, é aconselhada pois a formação do tubo neural começa logo no início da concepção, muitas vezes antes da mulher perceber que já está grávida.


4 Exames a fazer antes de engravidar


pressao arterial


1. Exames ginecológicos

O exame de papanicolau não é feito durante a gravidez, aliás, só passados seis meses após o nascimento do bebé é que se volta a realizar.

Assim, é importante que, antes de engravidar, faça o papanicolau para se certificar de que está tudo normal.

Um outro exame que também poderá ser pedido é à bactéria clamídia, pois muitas vezes não apresenta sintomas, mas pode ser prejudicial à saúde do bebé.

 


2. Exames ao sangue 

No exame ao sangue, o médico poderá verificar se a mãe está como anemia e também se é imune a doenças como a hepatite B, a rubéola, a toxoplasmose e citomegalovirose. Serão também feitos exames diagnósticos a doenças como a SIDA e a sífilis. 

Com este tipo de análise, o médico poderá fazer um acompanhamento mais cuidado da gravidez e zelar pelo bom desenvolvimento do bebé.

Ainda nos exames ao sangue, é verificado o tipo sanguíneo de cada elemento do casal, de forma a verificar se são compatíveis ou se é necessário algum tipo de tratamento prévio.

 


3. Exame de urina

As infeções urinárias podem estar muitas vezes relacionadas com abortos espontâneos, com o baixo peso dos bebés ou mesmo com bebés prematuros, pelo que é de extrema importância eliminar quaisquer possibilidades de infecções antes de engravidar.

 


4. Pressão arterial

Verificar a pressão arterial da futura mãe e, naturalmente, saber o seu histórico, irá ajudar o médico a diminuir os riscos de pre-eclampsia durante a gravidez.

A pre-eclampsia poderá criar problemas em vários órgãos da grávida e mesmo na placenta, impedindo o natural crescimento do bebé.


Note que:


Os exames a fazer antes de engravidar deverão ser levados muito a sério, assim, o casal estará a cuidar não só da saúde da mulher como já a cuidar previamente do futuro bebé, permitindo uma gravidez controlada e o desenvolvimento saudável do bebé.

Receba aqui as melhores novidades para si e para o seu bebé

 

Veja também: