6 Dicas para evitar a retenção de líquidos: sinta-se melhor a cada dia

Para evitar a retenção de líquidos, pequenas mudanças na alimentação e a prática de exercício físico podem fazer toda a diferença.

6 Dicas para evitar a retenção de líquidos: sinta-se melhor a cada dia
Simples truques que podem fazer a diferença.

retenção de líquidos, ou edema, ocorre quando o excesso de fluidos se acumula no interior do corpo. Mas existem formas de prevenir o seu aparecimento e é isso que vamos dar a conhecer neste artigo, algumas dicas para evitar a retenção de líquidos.

O que é a retenção de líquidos?


evitar a retencao de liquidos

A retenção de líquidos ocorre no sistema circulatório ou dentro dos tecidos e cavidades. Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas. O seu aparecimento pode ser um indicador de um problema de saúde mais grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca. Nesse caso, procurar ajuda médica é o ideal.

Mas nem todos os motivos que levam ao inchaço são tão graves e podem ser inclusive modificados para prevenir o seu aparecimento. É sobre estes hábitos que nos vamos focar ao longo do artigo.

Este é um problema desconfortável e que afeta principalmente pessoas inactivas (acamadas ou simplesmente sedentárias) e mulheres, apresentando muitas delas retenção de líquidos durante o período de gestação ou durante o período pré-menstrual.

Mas nos casos em que o inchaço é leve e não há condição de saúde subjacente, você poderá evitar a retenção de líquidos com alguns truques simples. 

6 Formas de evitar a retenção de líquidos


Tal como referimos acima, nos casos em que o inchaço não está associado a um problema de saúde mais grave, é possível evitar a retenção de líquidos através de alguns truques simples mas que podem fazer toda a diferença. Vejamos:

1. Ingerir menos quantidade de sal

saleiro transparente

sal é formado na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. O sódio liga-se depois à água no organismo e ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células.

Quem tem por hábito fazer refeições com alto teor de sal, como muitos alimentos processados, o que acontece é que o corpo pode começar a reter a água.

Este é a dica mais comum para reduzir a retenção de água, mas pode não ser eficaz em todos os indivíduos.

2. Aumentar a ingestão de magnésio

alimentos ricos em magnesio

magnésio é um mineral muito importante pois está envolvido em dezenas de reações enzimáticas que mantêm o bom funcionamento do organismo.

Além disso, aumentar a ingestão de magnésio pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos, principalmente durante o período pré-menstrual.

Algumas das principais fontes de magnésio são os grãos integrais, vegetais e frutas.

3. Ingerir mais alimentos ricos em potássio

duas bananas

potássio é um mineral implicado em várias funções importantes. Por exemplo, ajuda a enviar os sinais elétricos que mantêm o corpo em funcionamento e também pode beneficiar a saúde do coração.

O potássio parece ajudar a reduzir a retenção de líquidos de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina.

Bananaabacate e o tomate, são exemplos de alimentos ricos em potássio.

4. Beber chá de dente-de-leão

cha de dente-de-leao

O dente-de-leão é uma erva que tem sido usada como diurético natural na medicina popular. Os diuréticos naturais podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos, fazendo com que a pessoa tenha vontade de urinar com maior frequência.

O chá de dente-de-leão parece ser um diurético eficaz e que tem resultados na eliminação da retenção de líquidos.

 5. Evitar os hidratos de carbono refinados

Farinha branca

Ingerir hidratos de carbono refinados leva a picos rápidos nos níveis de açúcar e insulina no sangue. Por sua vez, os níveis elevados de insulina levam o corpo a reter mais sódio, aumentando a reabsorção de sódio nos rins, levando isso ao aumento do volume dos fluidos.

Alguns exemplos deste tipo de hidratos de carbono incluem açúcares e grãos processados, como o açúcar de mesa e a farinha branca.

6. Praticar exercício físico

praticar exercicio fisico

A prática de exercício físico deve ser um hábito comum a todas as pessoas e não só daquelas que sofrem de retenção de líquidos.

No entanto, neste caso específico desempenha um papel muito importante visto que melhora a circulação sanguínea e evita o inchaço. Uma boa caminhada ou corrida são duas boas opções.

Em suma


Algumas simples mudanças na alimentação podem ajudar a reduzir este problema que tanto incomodo e pode tornar-se doloroso.

No entanto, não se esqueça que se a retenção de líquidos persistir mesmo depois de ter feito alguns esforços para o diminuir, então será melhor consultar um médico.

Veja também: