Escova progressiva: tudo sobre este procedimento

A escova progressiva é um tratamento com origem no Brasil, que permite alisar o cabelo durante 3 a 6 meses, sem precisar de ir ao cabeleireiro.

Escova progressiva: tudo sobre este procedimento
Tem sido a escolha de muitas mulheres, mas realmente vale a pena?

A escova progressiva é uma solução natural e duradoura, que promete resultados como cabelos lisos, maneáveis e fáceis de pentear.

Seja em cabelos estragados, pintados, com madeixas ou frisados, a escova progressiva repõe os níveis de queratina que possam faltar aos cabelos. Com este reequilibro, os cabelos ficam reparados e macios.

Saiba tudo sobre este tratamento.

Em que consiste este tratamento de alisamento?


A escova progressiva é um tratamento de alisamento que, quando aplicado no cabelo, torna-o mais liso, menos volumoso e frisado, com um aspeto mais brilhante e suave.

Temos 10% de desconto em TODOS os produtos Prozis!
Utilize o código VIDA-ATIVA e comece já a treinar como um profissional. Usufrua agora do desconto!

Este método utiliza a própria queratina do cabelo, sendo, por isso, uma das técnicas que tem vindo a ganhar cada vez mais fãs.

Neste tratamento, o produto é aplicado no cabelo e fecha as cutículas de cada fio, evitando o contacto com o ar e a humidade, que são dois dos fatores que mais contribuem para o cabelo frisado.

Este método designa-se por “progressivo” pelo efeito gradual que tem: os fios de cabelo vão ficando progressivamente mais finos e lisos.

 

A quem se destina?


escova progressiva

A escova progressiva destina-se a todos os tipos de cabelo. No entanto, os resultados são particularmente visíveis nos cabelos frisados ou encaracolados.

Além disso, para que o resultado seja perfeito, o ideal é que o próprio cabelo tenha, já, alguma flexibilidade.

A aplicação da escova progressiva não se aconselha a mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Quais são as contra-indicações?


cabelo danificado

Quem tem cabelo fragilizado ou com madeixas deve evitar esta técnica, até porque a cor pode ficar comprometida e alterar bastante.

As pessoas com couro cabeludo sensível e cabelos muito oleosos também devem evitar realizar o tratamento de escova progressiva, por causar ainda mais sensibilidade e oleosidade no couro cabeludo.

Que cuidados deve ter antes da escova progressiva?


  • Comece por procurar um profissional de confiança. Um dos principais componentes da escova é o formol, que contêm substâncias tóxicas que podem causar irritações na pele, se utilizado em excesso. Por isso, verifique se os produtos utilizados contém o nível adequado de formol e se são fabricados em laboratórios de confiança.
  • Faça um teste de sensibilidade, para diagnosticar qualquer eventual alergia.
  • Na lavagem antes da realização da escova progressiva, deve utilizar um shampoo antí-resíduos.

 

Quais são os cuidados a ter após o tratamento?


  • Espere, pelo menos, 2 dias até lavar o cabelo, para que o produto possa penetrar nos fios do cabelo.
  • Nos primeiros dias, não utilize ganchos nem prenda o cabelo.
  • Utilize um shampoos com pH neutro, sem sal e sem corantes. Os shampoos para crianças são uma boa opção.
  • Evite qualquer tipo de produto para cabelos secos, danificados ou frisados, optando por shampoos, amaciares e máscaras para cabelos lisos.
  • Se utilizar regularmente o secador, utilize um protector de calor.
  • Hidrate o cabelo, pelo menos, de dois em dois meses, com a realização de uma hidratação profunda no cabeleireiro.

 

5 Tipos de escova progressiva


escova progressiva

1. Escova inteligente ou zap

Este método é composto por queratina líquida, proteínas, minerais e formol. O formol alisa os fios e a queratina ajuda a selar as pontas, diminuindo o frisado e recuperando as ditas pontas duplas.
Os efeitos duram de quatro a seis meses, diminuindo com o passar do tempo.

2. Escova de chocolate

Neste tratamento, os principais componentes são a queratina líquida, a proteína de seda, extrato de cacau, cafeína e, na maior parte das vezes, formol. Dá brilho e reduz o volume dos fios do cabelo.

A versão deste tratamento sem formol elimina o friso dos cabelos, dando apenas um efeito liso aos cabelos menos ondulados. Funciona mais como um tratamento de hidratação do que como alisamento.

A duração média é de apenas dois meses.

3. Escova marroquina

Permite um alisamento e hidratação temporários. A arguida branca e o óleo de cacau de Marrocos ajudam na hidratação e nutrição, enquanto o formol é responsável pelo alisamento dos fios.

A queratina contida na sua fórmula sela as pontas estragadas, dando maior durabilidade ao tratamento.

Exige uma manutenção de três a cinco meses.

4. Escova americana

Este método é indicado para cabelos encaracolados e com muito volume e recomendado, essencialmente, para quem deseja um cabelo mais solto e natural, sem a aparência de ter sido alisado.

Os efeitos duram cerca de seis meses.

5. Escova de morango

Com a duração média de três meses e livre de formol, este método em particular alisa e nutre os fios, tornando-os brilhantes e macios.

 

Usufrua de um desconto de 10% em TODOS os produtos Prozis com o código VIDA-ATIVA

Veja também: