Propriedades das ervas aromáticas

Propriedades das ervas aromáticas

Prepare as suas refeições com estas 9 ervas aromáticas e delicie-se!

Pode utilizá-las em vez do sal e são bons aliados no combate a várias doenças, descubra 9 ervas aromáticas que deve ter na sua cozinha.

Costuma utilizar ervas aromáticas quando está a cozinhar? Se não, devia. Isto porque estas ervas para além de darem um toque mais aromatizado aos seus cozinhados, também trazem vários benefícios à sau saúde e bem estar. 

Portugal continua a ser um dos países onde o consumo de sal é excessivo, o que provoca problemas graves de saúde como a hipertensão arterial e os acidentes vasculares cerebrais (AVC)

A utilização de ervas aromáticas na confeção e tempero de alimentos pode ajudar a reduzir o consumo de sal, aproveitando todas os benefícios de cada tipo de erva. 

 

9 Ervas aromáticas e os seus benefícios 


 

1. Alecrim


De aroma fresco e doce, o alecrim é ideal para combater a fadiga física e  a depressão. Ajuda ainda no processo digestivo, ao atuar no funcionamento do figado. Com elevado poder antioxidante, é um excelente aliado para a melhoria da circulação sanguínea. É muitas vezes utilizado na confeção de carnes, para suavizar o sabor.



2. Cebolinho


As folhas de cebolinho têm um sabor picante, mas apenas devem ser acrescentadas as pratos no momento de serem servidos, para um sabor mais intenso. Melhoram a circulação sanguínea e ajudam na digestão. 
 


3. Coentros


Têm um sabor muito forte, ou se ama ou se adora. São idealmente utilizados com peixe (sopas, estufados, etc.). Têm elevado poder antioxidante, combatem a fadiga e as enxaquecas.

Veja aqui 4 receitas deliciosas com coentros.


4. Óregãos


Combinam com peixe, carne e acentuam o sabor do tomate. É diurético e atenua as dores menstruais.



5. Estragão


De sabor intenso, tem forte ação diurética e ajuda aprevenir o aparecimento de doenças do coração. É utilizado em omoletes, saladas e molhos. 
 


6. Salsa


Com vitamina A e rica em C é uma das ervas aromáticas mais utilizada. Deve ser consumida crua e combina bem com praticamente todos os cozinhados. É um excelente diurético e combate a formação de gases. 
 


7. Hortelã


Também conhecida como menta, tem um sabor fresco e refrescante. Esta erva aromática é rica em vitamina A, B e C. Utilizada para tratar gripes, e desconfortos gástricos, aparece sobretudo em pratos salgados e sopas e a aromatizar bebidas.
 


8. Louro


É normalmente mais utilizado quando as suas folhas estão secas e quando a sua ação está potenciada. É frequentemente utilizado em peixe e carne. 



9. Manjerição


De cheiro forte e fresco, deve ser acrescentando no final dos pratos. Combina bem com tomate, carne e peixe. 

Esta erva aromática é um bom aliado para o sistema urinário, ajuda a cicatrizar aftas e atenua as dores de garganta. 


Aproveite os benefícios destas 9 ervas aromáticas e crie novas receitas saudáveis! 

 

Quer ganhar cartões-presente no valor de 50€? Saiba como aqui!



Veja também: