Erva de cevada: uma erva nutritiva

A erva de cevada é um superalimento ainda pouco conhecido. Neste artigo vamos dar a conhecer algumas das principais características deste alimento.

Erva de cevada: uma erva nutritiva
Venha conhecer todos os benefícios deste superalimento.

A erva de cevada é uma erva proveniente da planta da cevada.

Com origem há milhares de anos na Ásia, a cevada é um dos cereais mais antigos do mundo e é, ainda hoje, muito utilizada pela população.

A erva de cevada não é tão conhecida como o cereal de onde provém, no entanto é considerada um superalimento por todas as suas características nutricionais.

A forma mais comum de ser encontrada é sob a forma de pó, tornando-se num alimento bastante nutritivo que oferece uma nutrição adequada e, tal como a maioria dos alimentos que são transformados em pó, é facilmente digerido pelo organismo e permite ao corpo utilizar todos os seus nutrientes em pouco tempo.


Propriedades nutricionais  


É uma fonte excelente fonte de vitaminas, nas quais se inserem a vitamina A, C, E, K e vitaminas do complexo B, e minerais tais como o magnésio, fósforo e potássio, juntamente com outros minerais essenciais como o zinco, ferro e cálcio.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.
É um poderoso antioxidante e fornece também aminoácidos essenciais. As fibras fazem parte da sua composição, assim como a clorofila e o caroteno.
 

Benefícios do seu consumo


prevencao do cancro
Deliciosa e nutritiva, a erva de cevada parece trazer diversos benefícios ao organismo.
 

1. Tem poder antioxidante

Este superalimento é um potente fornecedor da enzima responsável pela neutralização dos radicais livres que são produzidos durante o metabolismo energético.

Esta ação impede o desenvolvimento de uma ampla gama de doenças causadas peço stress oxidativo.
 
 


2. Trata da colite ulcerosa

A erva de cevada parece ter um efeito estimulante sobre as bactérias “boas” do intestino. Além disso, ajuda a aliviar a inflamação e outros sintomas da doença, assim como ajuda a equilibrar a fluidez no intestino, eliminando as toxinas acumuladas do corpo.
 
 


3. Fortalece o sistema imunitário

Este alimento ajuda a melhorar o mecanismo de defesa do nosso corpo. O consumo regular da erva de cevada fornece a nutrição necessária para equilibrar a produção ideal de células imunes.

Uma defesa forte combate as infeções de uma forma mais eficaz e evita o desenvolvimento de doenças que podem ser difíceis de combater.
 
 


4. Ajuda a prevenir o cancro

A erva de cevada tem propriedades preventivas contra o cancro devido à presença de uma enzima específica, a superperóxido dismutase.

A enzima catálase, também presente na composição, tem a capacidade de decompor e neutralizar os efeitos tóxicos do peróxido de hidrogénio que é produzido durante a respiração e ajuda a suprimir a proliferação de células malignas.
 
 


5. Combate a adição

A presença de ácido glutâmico na erva de cevada inibe o desejo de materiais nocivos para o corpo, tais como, o álcool, café, nicotina, drogas e até mesmo alimentos açucarados.
 
 


6. Efeito rejuvenescedor

É uma forma natural de regeneração das células sem qualquer tipo de efeitos secundários.

Os efeitos do envelhecimento são prevenidos e retardados ao mesmo tempo que se mantém um corpo saudável, são e jovem.
 

Como pode ser consumida?


batido
Para poder disfrutar de todos os seus benefícios nutritivos, primeiro necessita de comprar este alimento, que normalmente se encontra à venda em pó.

Depois, basta adicionar 1 a 2 colheres de sopa à sua receita (cerca de 15 g), que tanto pode ser um batido, um sumo ou iogurte. Também pode ser adicionado a papas de aveia ou outros cereais como forma de adicionar sabor e benefícios extra.

Em algumas culturas, é utilizada na confeção de sopas e guisados
 

Mas atenção...


 A erva de cevada é normalmente segura, no entanto, podem existir indivíduos sensíveis ao glúten presente na cevada e por isso devem evitar o consumo desta erva, já que a mesma poderá apresentar vestígios desta proteína.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

 

Veja também:

Ler mais