EPOC: saiba o que é e quando acontece

EPOC significa consumo excessivo de oxigênio após exercício, mas qual o benefício? Saiba tudo no nosso artigo.

EPOC: saiba o que é e quando acontece
EPOC, quando o metabolismo é acelarado após treino.

O EPOC – excess post exercise oxygen consumption –  significa consumo excessivo de oxigênio após exercício e ocorre quando, após o exercício o organismo continua a consumir calorias. Isto acontece pois, toda a atividade física eleva os níveis de consumo de oxigênio e mesmo após terminar o exercício, o organismo continua a “queimar” calorias.

EPOC: como acontece?


O gasto energético diário pode ser dividido em três componentes:

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  • TMR (taxa metabólica de repouso);
  • Efeito térmico do alimento;
  • Gasto energético associado com a atividade física.

A atividade física promove o aumento do gasto energético total tanto de forma aguda como de forma crônica.

A fase aguda refere-se ao próprio gasto energético ou “calorias queimadas” durante a realização do exercício e durante a fase de recuperação, já a forma crónica refere-se às alterações da taxa metabólica de repouso.

E após o exercício?

Após o exercício o consumo de oxigênio não retorna aos valores de repouso imediatamente, dando-se então o nome de EPOC a este acontecimento.

O EPOC é responsável por vários efeitos fisiológicos que ocorrem com o intuito de restaurar o estado de equilíbrio do nosso organismo que por sua vez foi alterado devido ao exercício físico.

Possui uma componente rápida que ocorre num espaço de 1 hora após o término do exercício (dependendo do tipo de exercício) quando ocorre a ressíntese de ATP/CP, redistribuição comportamental dos íons (aumento na atividade da bomba de sódio e potássio), remoção do lactato, restauração do dano tecidual, assim como restauração da frequência cardíaca e da temperatura corporal, e uma outra componente prolongada para o retorno à homeostasia (equilíbrio dos sistemas no corpo). Aqui o EPOC continua ativo porém mais baixo, utilizando mais ácidos gordos livres, alguns efeitos de várias hormonas, como o cortisol, insulina, ACTH (adenocorticotrófico), hormonas da tiroide e GH (hormona do crescimento), ressíntese de hemoglobina e mioglobina, aumento da atividade simpática, aumento da respiração mitocondrial  ressíntese de glicogênio e aumento da temperatura.

Qual o melhor tipo de exercício para acelerar o metabolismo?


exercicio de alta intensidade e EPOC

O EPOC mostra-se um grande fator no controlo de peso e emagrecimento e pode ser um grande aliado para quem quer perder peso, massa gorda e alcançar a definição, uma vez que além do gasto energético durante a realização de exercício, após este (em repouso), o organismo ainda continua a consumir energia.

O tipo de exercício deverá sempre respeitar o princípio da individualidade e adequado ás limitações, condição física e objetivos da pessoa.

No que toca ao EPOC, existe uma variação entre o efeito EPOC e a duração e intensidade do exercício.

O EPOC aumenta linearmente com a duração do exercício físico, porém, a intensidade do exercício também afeta tanto a magnitude quanto a duração do EPOC, já a duração do exercício afeta apenas a duração do EPOC. Ou seja, quanto mais prolongada for a atividade física mais prolongado será o EPOC, no entanto quanto mais intenso for o exercício realizado mais acelerado estará o metabolismo e durante mais tempo.

Os estudos têm sugerido que o exercício de maior intensidade produz EPOC elevado durante mais tempo do que exercícios de intensidades baixas ou moderadas, mesmo quando possuem a mesma duração, devido ao fato do exercício de alta intensidade causar maior stress metabólico, sendo necessário então maior dispêndio de energia para retornar à condição de normal.

Os valores do EPOC são incongruentes de estudo para estudo, mas observa-se um aumento da taxa de metabolismo basal em média de 15% e intervalo de tempo desde 30 minutos (para treinos aeróbios de baixa intensidade e pouco tempo) até 48h (para treinos de intensidades altas).

O sugerido é que haja congruência quanto à intensidade e tempo de treino, mas está provado que treinos de alta intensidade lhe vão fazer gastar calorias durante o treino e até quando já estiver em repouso.

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.