A minha dieta - Entrevista a Ana Ni Ribeiro

A minha dieta - Entrevista a Ana Ni Ribeiro

A entrevista a uma das nutricionistas mais mediáticas da atualidade!

Ana Ni Ribeiro lança agora o seu livro "A minha dieta", sem segredos! A autora do blogue "A Nitricionista" deu-nos as dicas para obter o sucesso numa dieta saudável, equilibrada e duradoura. Acompanhe a entrevista já de seguida.

Depois do lançamento vitorioso do livro "A minha Dieta", Ana Ni (nome adotado pela família e amigos, que associou ao blogue "A Nitricionista") Ribeiro afirma que a recetividade do seu novo projeto tem sido muito boa e que o feedback tem sido motivador. Não fosse este um livro inspirador para os leitores, dada a abertura e sinceridade como a autora desvenda a sua dieta, e o que passou para lá chegar.
  
Numa entrevista informal, a Nitricionista desvenda-nos os segredos dos sumos detox e a chave para atingir o sucesso de uma dieta saudável, equilibrada e duradoura. Afinal, é o que todos procuramos!
 

À conversa com Ana Ni Ribeiro

 

Tem um dos blogues de nutrição mais lidos em Portugal (A Nitricionista). Como surgiu o blogue e a ideia de escrever?

 
Criei o blog (inicialmente com outro nome) pois, enquanto nutricionsta, encontrei uma falha na blogosfera na oferta de informação especializada e válida sobre alimentação/nutrição. Há um sem número de sites e blogs que constroem e difundem informação errada. Se dispunha de informação certa, validada cientificamente devia partilha-la pelo que decidi colmatar essa lacuna, pois em cada falha há a oportunidade de fazer mais e melhor. A escolha correta de alimentos pode tornar-se um método inevitável na prevenção e cura de certas doenças. Através do blog podia mostrar como se pode corrigir esses erros, colocando nas mãos dos meus seguidores as ferramentas para prevenir o desequilíbrio alimentar.
 
Embora Ni não surja no meu BI, é o nome pelo qual os meus amigos e família me chamam, pelo que o adotei para as redes sociais. Quando estava a pensar no novo nome para o blog, um grande amigo meu, o Francisco, sugeriu brincar e juntar Ni com nutricionista, daí o nome: A Nitricionista. Adorei e agradeço-lhe esta sugestão tão acertada.


 

 

Foi recentemente apresentado o seu livro “A minha dieta”. Como tem sido a receptividade dos seus seguidores e do público em geral?

 
A receptividade tem sido muito boa, recebo diariamente emails muito elogiosos e motivadores em relação à Minha Dieta.
 

Na sua opinião, quais são os principais factores que levam uma pessoa a desistir de uma dieta?

 
Um plano monótono, muito restritivo que leva a que a pessoa tenha fome, e que seja muito difícil de seguir é meio caminho andado para que se desista. Esperar milagres e querer resultados para ontem, ou seja ter metas impossíveis de alcançar também levam a desistências.
 

Estão incluídos no seu livro receitas de sumos Detox. No entanto a sua verdadeira capacidade de desintoxicar o organismo têm trazido alguma controvérsia. Qual a sua opinião?

 
O organismo sozinho é capaz de eliminar as toxinas, não há dúvidas em relação a isso. Mas podemos dar uma forcinha, especialmente se se expõe com frequência a substâncias inimigas. Elas estão presentes não só nos alimentos cheios de gordura, sal, açúcar, corantes, conservantes e pesticidas. Bebidas alcoólicas e noites mal dormidas, assim como stresse, cigarros, poluição e excesso de sol, também sobrecarregam o organismo. Resultado: o fígado (principal órgão responsável pela eliminação das toxinas) pode não dar conta limpeza, e uma dieta desintoxicante passa a ser bem-vinda.
 

Pode partilhar com os nossos leitores a chave para se conseguir manter o peso ideal a longo prazo?

 
A reeducação alimentar é fundamental para se emagrecer e depois manter o peso idel. A palavra chave é a saciedade. 
 

Na sua opinião a evolução dos hábitos alimentares dos portugueses tem sido positiva?

 
Embora haja muitos portugueses que têm hábitos saudáveis a evolução não tem sido positiva. A prevalência da obesidade tem aumentado assustadoramente, e com esse aumento surge o aumento da morbilidade e mortalidade.  
 
Ainda há muitos portugueses que, em termos alimentares, acreditam em mitos e quando querem emagrecer em promessas de milagres. Tudo o que promete resultados milagrosos, mesmo que no final esse milagre se pague muito caro (quer em termos de saúde, quer no bolso) tem sempre seguidores. 
 

Qual a sua receita preferida do livro? 

 
Não consigo escolher uma. Adoro os enfrascados do pequeno almoço e do almoço, o wrap de salmão, as sobremesas sem açúcar... Experimentem e verão que não é simples escolher só uma!

Tome nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.

Veja também: