É possível engravidar com o período?

É possível engravidar com o período?

Controle os seus ciclos para não ter surpresas.

É comum pensar que não é possível engravidar com o período, no entanto, o processo pode não ser assim tão simples.

Está assumido que não é possível engravidar durante o período menstrual, porém, ainda que seja improvável engravidar estando menstruada, a verdade é que é possível.

Surpreendida? Bom, a menstruação acontece no final de um ciclo ovulatório, como resultado de um óvulo não fecundado por um espermatozoide e, a cada  ciclo, a mulher liberta um óvulo, mais ou menos, no 14º dia do ciclo mas… e se não for sempre assim?
 

A importância de perceber a menstruação!


Como já dissemos, numa situação normal, no 14º dia do ciclo é libertado um óvulo. Antes disto, as hormonas no corpo da mulher começam a preparar o útero, provocando provocam o espessamento do revestimento do útero para, caso o óvulo seja fecundado, receber o embrião. Se não acontecer fecundação, a parede do útero desfaz-se cerca de 14 dias depois e acontece a menstruação.

O período menstrual pode durar entre dois a oito dias e acontece a cada 26 a 34 dias. A ovulação surge, normalmente, a meio do ciclo e este é o período mais fértil do ciclo de uma mulher, ou seja, quando é mais provável engravidar. Porém, importa esclarecer que o óvulo libertado tem apenas 24 horas de vida, ou seja, se não for fecundado pelo espermatozoide nesse período não sobrevive e sairá junto com a menstruação, cerca de 14 dias depois.

Ora, se o ciclo de uma mulher durar entre 28 a 32 dias e a menstruação entre 2 a 8 dias, não será possível  engravidar durante o período menstrual.

 

Quando é que é possível engravidar no período menstrual?


Na verdade, nem todas as mulheres têm ciclos de 28 a 32 dias. Em situações pouco comuns, uma mulher que tenha um ciclo muito curto, por exemplo, de 24 dias, pode menstruar durante 7 dias e se, por acaso, tiver relações sexuais no último dia do período menstrual e a ovulação ocorrer três dias depois… pode ter uma surpresa! 

Como? Importa não esquecer que, em condições ótimas, os espermatozoides podem sobreviver no útero entre três e cinco dias. Portanto, é improvável mas, ainda assim, possível engravidar durante o período.

Além disto, algumas mulheres podem ter entre uma menstruação e outra, algumas perdas de sangue, chamadas de spotting. Isto pode acontecer durante a ovulação e são muitas vezes confundidas com o período menstrual, sendo difícil determinar em que fase do ciclo estão. 

 

O que fazer?


Para começar, esteja muito atenta ao seu ciclo, para isso, recomendamos que use uma aplicação como a Clue ou a My Cycles. Se registar todas os sintomas que sente ao longo de cada ciclo vai perceber melhor o seu corpo. Desta forma, será mais fácil conseguir engravidar ou evitar uma gravidez.

Se teve relações sexuais desprotegidas em alguma fase do seu ciclo e sente cólicas, perdas de sangue, sensibilidade mamária ou variações de humor, faça um teste de gravidez. Os primeiros sintomas podem surgir logo nas primeiras duas semanas.
 

Veja também: