Emom: exercício por minuto!

Se não tem tempo para treinar faça Emom, um método de treino muito utilizado no crossfit, intenso e realizado em poucos minutos!

Emom: exercício por minuto!
Emom: treino de crossfit.

Emom – every minute on the minute – este é um método de treino do crossfit. Quem é adepto desta modalidade certamente já experienciou treinos com esta metodologia.

Este é um método de treino muito utilizado no crossfit, que segue a lógica do treino intervalado mas com exercícios, podendo conjugar com exercícios compostos e exercícios aeróbios.

Se disponibiliza pouco tempo para treinar e gosta de treinar com intensidade, talvez vá gostar deste método de treino. Experimente e arrisque-se a ter o exercício físico presente com frequência no seu dia-a-dia!

Emom: o que é?


cronometro

O Emom significa cada minuto no minuto, é um método de treino intervalado baseado nos princípios de treino de alta intensidade realizados num curto período de tempo a máxima intensidade.

Os atletas executam um determinado número de repetições de um exercício dentro de um minuto, sendo que se acabarem antes de terminar o minuto o tempo restante traduz-se no tempo de descanso, iniciando o próximo minuto com o exercício seguinte, até acabar o tempo total determinado previamente.

Emom: que benefícios proporciona?


Plano de treino grátis
Quer atingir os seus objetivos e não sabe por onde começar? Temos um plano de treino de acordo com o que pretende. Obter o plano aqui.

  • Controle de tempo: sabe quando começa e termina o exercício;
  • Realiza-se em pouco tempo: se não dispõe de muito tempo, este treino pode realizá-lo em pouco minutos e como é intenso fica com a sensação de que treinou mais tempo;
  • Quantificar a sua progressão: o emom é um método de treino em que como tem de fazer as mesmas repetições dentro de um minuto, tem a possibilidade de comparar em quanto tempo faz nas séries seguintes e ir aumentando a dificuldade assim que melhorar a sua performance;
  • Diversidade: o emom pode ser programado para diferentes objetivos, sejam eles capacidade aeróbia, anaeróbia, força,ou mesmo técnica;
  • Intenso: é um método de alta intensidade, como o HIIT por exemplo. O seu objetivo é realizar o maior trabalho possível, sem esgotar o sistema nervoso central;
  • Motivacional: é um método de treino que permite desafiá-lo constantemente, pois pode tentar melhorar os tempos e esforçar-se para cumprir, pois está focado num objetivo quantificável em todos os treinos, o que acaba por ser motivador.

 

Tipos de Emom


  1. Emom extendido: o emom marca os rounds de minuto em minuto, mas também pode ser feito a cada 2 ou 3 minutos, ou seja emon2, emom3;
  2. Combinar movimentos: pode usar-se mais de 1 movimento, podem ser escolhidos 2 movimentos e realizar um deles nos minutos pares e o outro nos minutos impares, podemos escolher mais movimentos e realiza-los 1 a cada minuto;
  3. Death by: é um emom  de um único movimento, por exemplo: death by pull up, no primeiro minuto faríamos 1 pull up, no segundo minuto 2 pull ups e assim até que não possamos mais realizar o número indicado dentro do minuto.

.

Exemplos de Emom


Treino 1

treino 1 emom

Emom de 10 minutos:

  • 5 Pull up
  • 10 Push up
  • 15 Air Squat
  • 10 Abdominal Crunch

Treino 2

Mountain climbers

Emom de 15 minutos:

  • 20 saltos para a Caixa
  • 5 wall balls
  • 80 metros sprint
  • 30 Mountain climbers
  • 20 push up

 

Em suma


O emom é um método de treino característico do crossfit, que pode ser benéfico para desenvolver determinadas áreas como força, resistência, potência ou até mesmo técnica, ou sugerido para quem tem pouco tempo para treinar e gosta de treinar com intensidade. Pode encontrar aqui a forma de conseguir praticar o seu exercício física com frequência.

Se gosta e quer fazer este tipo de treino, é essencial que fale com um profissional da área para que o aconselhe e adapte o treino para si, se pratica crossfit o treinador da sua box irá ajudá-lo.

Bons treinos!

Consiga aqui um plano de treinos gratuito de acordo com os seus objetivos e fique em forma!

Veja também:

Ler mais
Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.