Emagrecer com padel

Emagrecer com padel

O padel está na moda e tem inúmeros benefícios.

Divertida e fácil de aprender, esta modalidade tem vindo a conquistar vários adeptos em Portugal. 

Já ouviu falar do padel? Pois bem, avisamos desde já que depois de ler este artigo pode (pelo menos) ficar tentado a experimentar. A moda chegou até Portugal (em 2001) vinda de Espanha, mas rapidamente conquistou adeptos em território português. Estima-se que existam mais de sete mil praticantes de padel espalhados por todo o país, estando ainda contabilizados mais de 100 campos para a modalidade. 
 
Quem pratica a modalidade descreve-a como divertida, viciante, fácil de aprender, descontraída, ou acessível, apenas para citar alguns dos “elogios” tecidos. E mais, além de todos os benefícios para a saúde, com umas horinhas por semana pode mesmo emagrecer com padel.
 
Tome nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.

O que é e de onde vem? 
 

Dito de forma simples, o padel é um desporto semelhante ao ténis, jogado a pares, num campo mais pequeno (que o de ténis) e ladeado por vidro ou alvenaria, o que permite introduzir diversas variantes de movimentos no jogo. Confuso? Não fique. Para quem se inicia no padel o vidro pode ser estranho, mas garante quem já experimentou que é um elemento chave no jogo que o torna não só mais divertido, mas também mais desafiante.  
 
De onde surge o padel é que pode ser mais difícil de explicar, mas apenas porque existem várias versões. A mais conhecida refere que a história do padel remonta aos finais do século XIX e diz que esta modalidade surgiu a bordo dos navios de passageiros ingleses e da tentativa de adaptar o ténis ao espaço envolvente, daí que o espaço seja mais reduzido e o campo fechado (nessa altura seria coberto com telas). Inicialmente conhecido como “ténis de alto mar”, acabou por ser praticado em terra firme já na década de 20, tendo mais tarde (em 1969), o mexicano Enrique Corcuera definido as dimensões do campo e os regulamentos que hoje se conhecem. Do México, chegou a Espanha e de seguida à Argentina (que é de resto a grande potência da modalidade). Atualmente realiza-se o World Padel Tour, o circuito profissional, no qual já participaram inclusivamente duplas nacionais. 
 
Se quiser saber mais sobre a modalidade (história, regulamentos, competições por exemplo) pode consultar a página da Federação Portuguesa de Padel
 

É possível emagrecer com padel? 
 

Sim, é. Não pense que por ser uma modalidade mais descontraída, o padel não tem benefícios. Aliás, benefícios é coisa que não falta a esta modalidade. Ora veja. 
 

1. Queima calorias 
 

Trata-se de uma modalidade completa e que permite trabalhar os principais grupos musculares em simultâneo. Numa partida de padel (amador), que dura cerca de 1h30, pode queimar até 700 calorias. Ótimo para dizer adeus a essas gordurinhas indesejadas. 
 

2. Tonifica os músculos 
 

Esqueça as séries intermináveis de squats no ginásio. Com um jogo de padel vai poder trabalhar as pernas e glúteos de forma divertida. Interessa-lhe? Então trate de procurar o campo mais próximo de si. 
 

3. Trabalha a força, coordenação, velocidade e agilidade
 

Velocidade e força são essenciais para praticar padel e são também as mais trabalhadas durante o jogo. Também a agilidade entra na equação. Basta pensar que um jogo de padel se realiza a uma velocidade frenética e, portanto, obriga a desenvolver a sua capacidade de coordenação de movimentos, agilidade e reflexos motores. 
 

4. Estimula o sistema cardiovascular 
 

Contribui para o bom funcionamento do sistema circulatório e previne doenças cardiovasculares
 
Ainda tem dúvidas que pode emagrecer com padel? Então de que está à espera para experimentar? 

 

Veja também: