Benefícios da drenagem linfática

Benefícios da drenagem linfática

Coloque a sua linfa em movimento!

A drenagem linfática não emagrece mas é uma grande aliada no combate à retenção de líquidos e no bem-estar do organismo em geral. Conheça e surpeenda-se com todos os benefícios.

A drenagem ou massagem linfática é uma forma delicada e suave de estimular o sistema linfático e de limpar o nosso organismo. Esta técnica aplica movimentos leves, rítmicos e constantes, apenas tocando a pele, com muito pouca pressão (ou nenhuma) e um ligeiro estiramento da pele. É possível que lhe ocorra que não terá resultados, dada a subtileza da massagem, mas depois de duas ou três sessões de drenagem linfática, os benefícios ficam à vista. 
 

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

O que é o sistema linfático?


Além do sistema alterial e venoso, existe o sistema linfático, uma rede de vasos onde circula a linfa, essencial ao nosso organismo para nos defender de infeções. Este líquido esbranquiçado que flui por todo o corpo, drena os fluidos e recolhe resíduos e toxinas dos tecidos, que não podem ser absorvidos pelos vasos sanguíneos, para o sistema venoso. 

Além da linfa, o sistema linfático é composto pelos próprios vasos, gânglios linfáticos, o baço, nódulos, o timo e as amígdalas. A linfa está carregada de glóbulos brancos, proteínas, células mortas, microorganismos, células sanguíneas, bactérias e toxinas. 
 

Como funciona a drenagem linfática?


A drenagem linfática funciona através de uma massagem que estimula a abertura dos gânglios linfáticos e a circulação da linfa direcionando-a de volta para os gânglios para que possa, depois, ser eliminada pela urina ou pelo suor. Este processo permite a remoção dos fluídos em excesso nos tecidos corporais, a absorção dos ácidos gordos e produção de novas células.
 

Quem pode fazer?


A drenagem linfática é indicada para qualquer pessoa. Por isso, se está com pouca energia, se senta cansado ou doente com frequência, a massagem linfática vai fazer maravilhas pelo seu corpo. Porém, recomendamos que apenas confie em terapeutas especializados, como fisioterapeutas, por exemplo. Se mal aplicadas, as técnicas da drenagem linfática podem resultar em lesões nos vasos.
 

6 Benefícios da drenagem linfática 


Todo o nosso corpo é influenciado pelo sistema linfático. Se o sistema linfático estiver, por qualquer razão, bloqueado impedindo que a linfa circule de forma a permitir a limpeza do organismo, isto pode resultar em acumulação de gordura, retenção de líquidos, cansaço, sensação de pernas pesadas, problemas articulares e musculares e acumulação de celulite, entre outros.
 

1.    Pele


Ideal para conseguir uma tez mais clara e para diminuir a aparência de linhas finas e rugas no rosto, bem como reduzir o inchaço ao redor dos olhos. Cicatrizes antigas podem ser atenuadas ao mesmo tempo que o aparecimento de novas cicatrizes pode ser minimizado. É muito usada antes e depois da cirurgia estética.
 

2.    Desintoxicante


Após o inverno, ou após um período de muito stress, o corpo vai realmente beneficiar de  uma drenagem linfática, para compensar por excessos na alimentação e muito pouco exercício físico
 

3.    Dor de cabeça


A maioria das dores de cabeça, incluindo as provocadas pela sinusite, estão relacionadas co congestionamento. A drenagem linfática ajuda a liviar estes sintomas, desbloqueando tecidos permite que a circulação sanguíneo e dos fluídos melhore, reduzindo a dor e o  desconforto.
 

4.    Cura


Após uma cirurgia ou lesão, o tecido pode inchar e causar dor. A massagem linfática é um tratamento suave que vai ajudar a drenar o tecido, reduzir a inflamação e melhorar a cicatrização.
 

5.    Gravides e pós-parto


Muitas vezes as grávidas sofrem com retenção de líquidos, a drenagem linfática é o tratamento certo para aliviar esse desconforto, especialmente nas pernas e pés. A produção de leite materno será reforçada, especialmente quando há problemas com ductos bloqueados e seios doridos.
 

6.    Reduz o inchaço


Após longos períodos sem atividade física, como uma longa viagem ou por mobilidade reduzida, o fluido tende a estagnar no tecido provocando inchaço. Doenças como a artrite, muitas vezes resultam de articulações que estão congestionados com fluído. Todos estes problemas podem ser atenuados com a drenagem linfática.

Depois de tudo isto, porque espera para marcar a sua massagem linfática? Procure um bom fisioterapeuta e surpreenda-se com os preços nada excessivos. Os especialistas recomendem três a quatro sessões por mês. 

 

Veja também: