Saiba como dormir bem com estes 8 alimentos

Saiba como dormir bem com estes 8 alimentos

Estes 8 alimentos ajudam-nos a ter uma noite de sono mais tranquila.

Se somos o que comemos, isso também influencia a forma como dormimos. Descubra 8 alimentos para dormir bem! 

Tem noção da importância de dormir bem? Sabe que há uma relação direta entre a sua alimentação, a qualidade do seu sono e a gestão do seu peso? 

Desligar os telemóveis e dispositivos eletrónicos e parar de rever o dia que passou e o que se segue não é o suficiente para que durma 8 horas tranquilas de sono. Há alguns alimentos e rituais que podem ajudá-lo a ter uma noite mais tranquila.

Os alimentos ricos em triptofano são ótimos aliados da almofada porque atuam juntamente com outros aminoácidos na produção da serotonina, que desempenha um papel importante no sono e no humor.  

No entanto, ele não é produzido diretamente pelo nosso organismo,  temos de o ingerir através da alimentação. 

 

8 Alimentos para dormir melhor 


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1. Abacate

O abacate é um amigo do sono. Rico em triptofano, um componente que trabalha a síntese da serotonina, a hormona que entre outras funções regula o sono.

Ingerido à noite, este alimento aumenta a produção da GH (hormona do crescimento), ou seja, é ideal para quem tenta aumentar a massa muscular
 

2. ​Laticínios 

Beber um copo de leite morno antes de se deitar, com um pouco de canela, para além de lhe dar uma sensação de conforto, ajuda-o a dormir bem. Isto porque os laticínios também são ricos em triptofano, substância fulcral para o sono. 
 

3. Ovos

Igualmente ricos em triptofano são os ovos. Apesar de não reunirem consenso quanto ao número ideal a ser consumido por semana, esta proteína é ideal para passar uma boa noite. 
 

4. Banana

Esta fruta contém triptfoano na composição. Triturada com uma colher de mel, a banana suaviza a atividade cerebral noturna. 
 

5. Mel

Idealmente combinado com um copo de leite morno, o mel, ajuda a dormir bem melhor. Este hidrato de carbono simples também ajuda na absorção do triptofano. 
 

6. Aveia

Este cereal contém na sua composição melatonina, hormona cerebral que indica ao nosso organismo quando é dia ou noite. A aveia torna-se então ideal em casos de diferentes fusos horários ou para pessoas que trabalhem por turnos, uma vez que implicam um reajuste do organismo. 
 

7. Maracujá

Este fruto com propriedades calmantes atenua os distúrbios de sono, dando-lhe uma noite mais tranquila.
 

8. Chá de camomila

Sem cafeína e com propriedades calmantes, este soro pode ajudá-lo a dormir bem. 
 


Trave as insónias


Tão importante como uma ceia reconfortante, é ir, gradualmente, reduzindo alguns estimuladores que acabam por provocar insónias:
 
  • utilizar o telemóvel ou dispositivos eletrónicos na cama;
  • beber café, chá verde ou bebidas alcoólicas nas horas antes de se deitar;
  • tentar organizar-se semanalmente, para que nenhuma gestão de tempo lhe tire o sono.

Aproveite estas dicas e tenha um bom descanso. 
 
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