Dor nas costas no lado esquerdo: possíveis causas

A dor nas costas no lado esquerdo, especialmente na parte inferior das costas, é considerada mais comum quando comparada com a dor do lado direito.

Dor nas costas no lado esquerdo: possíveis causas
A dor nas costas pode manifestar-se preferencialmente no lado esquerdo e apresentar diversas causas.

A dor nas costas no lado esquerdo, à semelhança do lado direito das costas, tem como possíveis causas a lesão nos tecidos moles (músculos, ligamentos e/ou tendões), lesão nas variadas estruturas da coluna (como as facetas articulares, discos, raízes nervosas) e condições ou doenças que atingem os órgãos internos.

Em alguns casos a dor nas costas no lado esquerdo pode representar uma emergência médica. Quando a dor se faz acompanhar dos seguintes sintomas pode estar perante um problema mais grave:

  • Dor intensa e repentina nas costas que não diminui com o repouso;
  • Tonturas, confusão ou falta de ar;
  • Dor que piora à noite;
  • Febre persistente ou esporádica e arrepios;
  • Náuseas ou vómitos;
  • Micção dolorosa ou sangue na urina;
  • Perda de controlo na bexiga e/ou intestinos;
  • Inexplicável perda significativa de peso;
  • Fraqueza significativa, entorpecimento ou formigueiro na parte inferior do corpo.

Qualquer um destes sintomas pode sinalizar uma condição subjacente grave e justifica atenção médica imediata.

Dor nas costas no lado esquerdo: tecidos moles e estruturas da coluna


dor nas costas no lado esquerdo

A maior parte da dor nas costas é de origem muscular, e o mesmo se passa quando a dor se localiza preferencialmente no lado esquerdo das costas. As principais causas de dor muscular incluem atividades que exigem o levantamento repetido e transporte de objetos pesados, posturas prolongadas de pé ou sentado, posturas incorretas e outros hábitos que acabam por sobrecarregar a musculatura.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Estar acima do peso e apresentar uma musculatura abdominal fraca também aumenta consideravelmente o risco de lesão muscular, bem como de outras estruturas da coluna vertebral. Os ligamentos também são uma fonte de dor comum, ao sofrer um alongamento excessivo ou até mesmo rutura parcial ou completa.

Tal como foi estudado no artigo das possíveis causas de dor nas costas no lado direito, as causas de dor no lado esquerdo relativas aos tecidos moles e estruturas da coluna são semelhantes. Assim sendo a hérnia do disco, a osteoartrose, a estenose do canal medular, a disfunção da articulação sacroilíaca, quando ocorrem à esquerda podem igualmente provocar dor neste lado das costas. Outras condições relacionadas com as estruturas da coluna como fraturas, espondilite anquilosante, fibromialgia, tumores, entre outras, podem estar também na origem da dor nas costas no lado esquerdo.

Dor nas costas no lado esquerdo: Órgãos internos


dor nas costas no lado esquerdo orgaos internos

A dor nas costas durante a gravidez é muito comum, especialmente na coluna lombar, e pode manifestar-se preferencialmente no lado esquerdo. À medida que o bebé aumenta de tamanho, o útero pode comprimir estruturas sensíveis à dor, incluindo os nervos. Não é incomum, por exemplo, que as pacientes grávidas se queixem de uma dor que atravessa a nádega e a perna devido à compressão do nervo ciático.

Problemas renais, como cálculos renais ou infeção renal, colite ulcerosa, doenças ginecológicas, causas abordadas no artigo relativo à dor nas costas no lado direito, podem igualmente estar na origem da dor nas costas no lado esquerdo.

Tumores benignos ou malignos também podem estar na origem. Esses tumores podem ser tumores primários originados na pélvis, nos ossos da coluna vertebral ou na medula espinhal, ou tumores metastáticos originados noutro local. Os tumores podem causar dor localizada, dor intensa e mesmo perda de função muscular.

A pancreatite, condição que envolve a inflamação do pâncreas, pode causar dor na parte superior do abdómen que se espalha para o lado esquerdo e inferior das costas. A pessoa pode descrever a dor como uma sensação maçadora que pode ser agravada pela ingestão, especialmente de alimentos ricos em gordura.

O aneurisma aórtico abdominal é outra causa séria que poderá estar na origem de dor nas costas, que poderá ser sentida mais no lado esquerdo. A aorta é a principal artéria do corpo que se estende do coração para a parte inferior do corpo. O seu aumento ocorre quando as paredes arteriais estão enfraquecidas, o que origina um aneurisma aórtico. Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente sem sintomas ou apenas com sintomas insignificativos, como um desconforto ao redor do estômago ou uma sensação de palpitar no abdómen. Quando um aneurisma da aorta abdominal produz sintomas, a dor e o desconforto são geralmente graves e imediatamente visíveis.

Considerações importantes a reter


dor nas costas no lado esquerdo

A dor nas costas, seja ela uniforme ou concentrada num dos lados das costas, pode ter várias origens, portanto é importante que registe todas as características que definem a sua dor para facilitar ou orientar o processo de diagnóstico. Identifique a posição precisa da dor, ou se esta se espalha.

É importante também estar ciente destas e outras perguntas: é a primeira vez que ocorre? Melhora/piora com alguma postura? É uma dor constante e sempre com a mesma intensidade? Aumenta ao urinar/defecar? No caso das mulheres, como se comporta a dor durante a menstruação? Apresenta outros sintomas associados?

É fundamental que consulte um profissional de saúde adequado e, sobretudo, não deverá automedicar-se.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Ana Vicente Ana Vicente

Ana Vicente é fisioterapeuta, instrutora de pilates clínico e pós graduada em terapia assistida por animais no papel. Na realidade é apaixonada por pessoas, animais, palavras e pelas maravilhas da natureza. Motivada a deixar uma marca positiva no seu mundo e no dos outros, compromete-se a contribuir para o conhecimento e bem-estar das pessoas.