Dor ciática: definição, causas e sintomas

A dor ciática é um sintoma de uma condição médica subjacente que acomete o nervo ciático, o nervo mais longo do corpo humano.

Dor ciática: definição, causas e sintomas
Uma condição debilitante que merece a sua atenção.

A dor ciática é um tipo comum de dor que afeta o nervo ciático, o maior nervo do corpo humano. Este nervo é composto por raízes nervosas individuais que começam por se ramificar a partir da coluna vertebral na região lombar, e que depois se combinam para formar o nervo ciático. Em seguida estende-se a partir da parte inferior das costas, através da nádega e para a parte posterior de cada perna terminando nos pés.

A dor ciática ocorre quando o nervo ciático, ou uma das raízes nervosas que estão na sua origem, sofre irritação ou compressão devido a diversas causas. As pessoas com dor ciática podem sentir dor nas costas em geral, mas esta dor geralmente afeta muito mais as nádegas e as pernas do que as costas.

Dor ciática: causas


dor ciatica causas

As causas mais comuns de dor ciática incluem:

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

  • Estenose do canal medular na coluna lombar: esta condição geralmente provoca dor ciática devido ao estreitamento do canal.
  • Doença degenerativa dos discos vertebrais: enquanto um certo nível de degeneração do disco é um processo natural que ocorre com o envelhecimento, para algumas pessoas, um ou mais discos degenerados na zona lombar também pode irritar uma raiz do nervo e causar dor ciática;
  • Hérnia do disco vertebral: a hérnia ocorre quando o interior semilíquido se exterioriza devido às contínuas lesões no disco, levando à irritação ou compressão de uma raiz nervosa;
  • Espondilolistese: é uma condição em que ocorre um deslocamento anterior de uma vértebra em relação à vértebra inferior;
  • Gravidez: devido às alterações que ocorrem no corpo da mulher neste período é frequente surgir dor nas costas e dor ciática;
  • Sobrecarga muscular dos músculos das costas e das nádegas: A síndrome do músculo piriforme, que se encontra na região da nádega, está intimamente ligada à dor ciática.
  • Disfunção na articulação sacroilíaca: Lesões nesta articulação, localizada no fundo da coluna vertebral, também podem levar à irritação das estruturas nervosas, causando dor do tipo ciática.

Outros fatores podem igualmente acentuar a dor ciática, como o excesso de peso, não praticar exercício físico com regularidade, usar saltos altos, permanecer sentado por longos períodos de tempo ou dormir num colchão demasiado mole.

Dor ciática: sintomas


dor ciatica sintomas

Para algumas pessoas, a dor ciática pode ser grave e debilitante. A lombalgia (dor na zona lombar, a parte inferior da coluna vertebral) pode estar presente juntamente com a dor numa das pernas, mas sendo esta última geralmente mais severa.
É comum ver-se a combinação de alguns dos seguintes sintomas:

  • Dor constante em apenas um lado, mas raramente em ambos os lados;
  • Dor que se origina na parte inferior das costas ou na nádega e continua pelo trajeto do nervo ciático – na parte posterior da coxa, perna e pé;
  • Dor que melhora quando a pessoa se deita ou caminha, mas que piora quando está de pé ou sentada;
  • Dor tipicamente descrita como sendo intensa e aguda;
  • Sensações de formigueiro, dormência ou fraqueza e queimadura poderão igualmente estar presentes;
  • Fraqueza ou dormência ao mover a perna ou o pé;
  • Dor severa e repentina na perna dificultando o levantar e caminhar;
  • Dor e outros sintomas nos dedos dos pés, dependendo do local onde o nervo ciático está a ser afetado.

Os sintomas podem intensificar-se durante movimentos súbitos, como ao espirrar ou tossir, ou ao mudar de posição, como por exemplo quando se levanta. Certos sintomas são únicos dependendo da causa subjacente da dor ciática. Por exemplo, inclinar-se para trás ou andar uma curta distância geralmente desencadeia sintomas quando a estenose do canal é a causa. Inclinar-se para a frente pode desencadear sintomas relacionados com uma hérnia do disco na zona lombar.

Dessa forma é importante procurar aconselhamento médico, de forma a realizar um estudo aprofundado das causas que possam estar associadas à sua dor ciática e, assim, proceder ao tratamento mais adequado para a sua condição.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Ana Vicente Ana Vicente

Ana Vicente é fisioterapeuta, instrutora de pilates clínico e pós graduada em terapia assistida por animais no papel. Na realidade é apaixonada por pessoas, animais, palavras e pelas maravilhas da natureza. Motivada a deixar uma marca positiva no seu mundo e no dos outros, compromete-se a contribuir para o conhecimento e bem-estar das pessoas.