Dicas para um pequeno-almoço saudável

Dicas para um pequeno-almoço saudável

Sugestões económicas e saudáveis.

Veja como pode melhorar o seu pequeno-almoço com as nossas sugestões. É mais simples do que possa imaginar! 

“O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia”. Quantas vezes não ouviu (e continua a ouvir) esta frase? Muitas certamente. E percebe-se porquê.

É através do pequeno-almoço que vai obter a energia necessária para poder desempenhar as suas tarefas diárias.

Além disso, tomar um bom pequeno-almoço ajuda também na manutenção do peso, mais uma boa razão para não “saltar” esta refeição.

Portanto, esqueça as desculpas para sair de casa sem tomar o pequeno-almoço, mas mais do que isso aposte num pequeno-almoço saudável. E nem sequer precisa de gastar muito dinheiro ou perder muito tempo. 
 


O que é um pequeno-almoço saudável? 


Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Num dia alimentar, o pequeno-almoço deve representar entre 10 a 20% da energia total necessária, ou seja, para uma dieta com um valor energérico total de 2000 quilocalorias, pelo menos 200 delas devem ser provenientes da primeira refeição do dia.

Por esta razão é fundamental que prepare um pequeno-almoço completo e equilibrado, rico em hidratos de carbono e proteínas e, claro, com baixo em teor de gorduras. Deve incluir: 
 
1. Lacticínios (ricos em cálcio) – como leite, iogurtes ou queijos; 
2. Cereais (ricos em fibra) – que podem ser: pão (de preferência integral), cereais (também integrais e com pouco açúcar) ou tostas; 
3. Frutas (ricas em vitaminas, minerais e fibras). 
 
Ao combinar estes alimentos assegura não só vários nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como ainda reduz o apetite para o almoço (e até ao longo de todo o dia) e mantém um peso adequado. 
 
  Por isso, vamos ao encontro a essa premissa dando-lhe um exemplo de um pequeno-almoço saudável, como poderá comprovar através da sua informação nutricional descrita no infográfico.  

 

Partilhe no seu site!



E quando não há tempo para o pequeno-almoço saudável?


São muitas as pessoas que saem de casa pela manhã sem tomar o pequeno-almoço. Na maior parte dos casos porque dizem não ter tempo para o preparar.

A primeira coisa que lhe podemos dizer é que dever incluir na sua rotina matinal o tempo necessário para a refeição, nem que para isso tenha que acordar mais cedo e aí já pode desfrutar do pequeno-almoço com calma. Mas para os dias de maior correria também há solução. Tostas integrais, um iogurte líquido e fruta são um exemplo. O importante é que não saia de casa sem se alimentar. 
 


Algumas sugestões 


Para o inspirar aqui ficam algumas sugestões de pequenos-almoços saudáveis. 
 
1. Iogurte (natural e não açucarado) com muesli e fruta fresca; 
2. Pão escuro (integral ou mistura) com queijo fresco e sumo de fruta natural; 
3. Torrada de pão integral com compota de fruta (pouco açucarada), um copo de leite (meio-gordo ou magro) e café (se for daqueles que não consegue começar o dia sem cafeína); 
4. Pão escuro com requeijão e doce de abóbora, acompanhado de um chá ou infusão; 
5. Leite com cereais (integrais) e uma maçã (ou outra peça de fruta ao seu gosto); 
6. Pão de mistura com manteiga, acompanhado de leite e um sumo natural. 
7. Pão integral com fiambre de peru, acompanhado de iogurte natural ou de aromas e fruta. 
 
Bom pequeno-almoço! 
 


Veja também: