10 Dicas para manter uma boa postura

10 Dicas para manter uma boa postura

Costuma ter dores de costas frequentes? Fica com dores de cabeça sem saber porquê?

O mau estar pode ser consequência de uma postura errada. Deixamos-lhe 10 dicas para que diariamente mantenha uma boa postura!

Erros posturais são cada vez mais comuns hoje em dia.

O sedentarismo atual, a má alimentação e o stress acumulado são algumas das causas dessa má postura.

Muita gente passa oito ou mais horas sentados numa cadeira, habituando, desta forma, a que a musculatura esteja relaxada e, consequentemente, deixe de suportar devidamente o peso do corpo.
 
A manutenção de uma postura o mais correta possível no seu local de trabalho é fulcral para que consiga aguentar a carga diária a que está sujeito.

Apesar da tendência ser sempre para descurar a postura, há formas de compensarmos a musculatura, prevenindo o aparecimento de lesões crónicas por erros posturais.

Tendinites, contraturas e descompensações musculares acentuadas são algumas das consequências de que pode vir a sofrer caso descure a postura.


10 Dicas para manter uma boa postura


Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!
Para evitar problemas posturais e dores agudas, deixamos-lhe algumas dicas que pode facilmente utilizar no dia-a-dia e que vão ajudá-lo a melhorar a sua postura:


1. Espreguice-se


Naturalmente, enquanto dormimos, o facto de estarmos mais parados, repercute-se nos músculos e articulações. Ao acordarmos, é importante que nos espreguicemos de modo a ativar estas estruturas, recolocando cada musculo na sua postura correta.

Só este simples facto pode conter um nível significativo de alongamento para melhorarmos a postura. Por isso não hesite, espreguice-se!
 


2. Se trabalha sentado, utilize um cinto

Pessoas que trabalhem sentadas, ao computador principalmente, têm a tendência de descurar a postura por estarem demasiado tempo na mesma posição. Através do relaxamento abdominal, as costas cedem, os ombros caem e ficamos entregues a uma postura altamente desaconselhada.

Não custa nada! Coloque um cinto nas calças e pense sempre “Não posso tocar no cinto.”. Isto levá-lo-á a que contraia o abdominal e, forçosamente ao endireitamento da coluna no seu todo!

Ao mesmo tempo, a contração abdominal constante, fortalecerá a sua parede abdominal, o que ajudará a manter sempre a coluna direita, evitanro dores de costas. A longo prazo e, se for bem feito, poderá até diminuir o seu perímetro de cintura.
 


3. Varie a mão que segura o rato

Apesar de ser complicado para quem está habituado, tente alternar a mão que segura o rato. A repetição do mesmo movimento diariamente pode levar a lesões por repetição, desgaste nas articulações. Certamente conhece alguém que tem tendinites no ombro ou no cotovelo pela utilização constante do rato.

A utilização assimétrica de um dos lados do corpo, seja o direito ou o esquerdo, tende a levar a erros posturais, pelo desenvolvimento assimétrico da massa muscular.
 


4. Rode os ombros para trás o máximo de vezes possível

Da mesma forma que aconselhámos a utilização do cinto enquanto trabalha, recomendamos que rode os ombros para trás sempre que se lembrar. Libertará a tensão nos ombros e, principalmente a tensão na cervical: note que o stress acumula nesta zona e é muitas vezes causa de posturas erradas devido a dores e contraturas.
 


5. Levante o pescoço


Ao elevar o pescoço aliviará a tensão que existe tanto na cervical como no trapézio. Naturalmente, ao executar este movimento, poderá rodar ou alongar o pescoço noutros ângulos para melhor alívio da tensão. Poderá fazê-lo claro, mas sempre de forma calma e controlada. Evite movimentos bruscos.
 


6. Não se sente imediatamente após uma refeição

Sentarmo-nos ou deitarmo-nos imediatamente após uma refeição terá forçosamente um impacto negativo na nossa postura: o sistema digestivo perde capacidade de manter um nível ótimo de funcionamento quando estamos sentados. Se isto acontece, sentimo-nos enfartados, com o estomago apertado e tornar-se-á difícil manter a correção postural neste caso.
 


7. Conduza com as costas do banco elevadas

Enquanto conduzimos, há tendência para relaxar a postura, uma vez que estamos concentrados em múltiplos sinais que nos vão surgindo.

No entanto, se mantiver as costas do banco direitas, encostar-se-á na totalidade, desde o cóccix até ao pescoço, permitindo manter a integridade da sua coluna.

Existem até estudos que indicam que muitos camionistas sentiram enormes melhorias no que respeita a dores de costas pela simples alteração da inclinação do banco.
 


8. Não se deixe enterrar no sofá

Não só porque o sofá e o aumento do peso estão relacionados, mas também porque o sofá é um dos piores inimigos da postura! Por ser normalmente muito confortável, a tendência é para que adotemos posturas incorretas: costas enroladas, pescoços enterrados nos ombros ou semi-dobrados sobre nós mesmos.

Tente sentar-se corretamente no sofá, vai ver que deixa de ter aquelas dores de costas terríveis quando se levanta.
 


9. Pratique exercício físico e alongue


Para além da diminuição do stress, o exercício físico contribuirá, obviamente, para a compensação muscular que lhe falta para a manutenção de uma boa postura. A melhoria da capacidade muscular permitirá que a musculatura suporte com muito mais facilidade estes erros posturais.

A componente de alongamento associada ao exercício ajudará a evitar as contraturas posturais e melhorará a sensação de bem-estar.

► Descubra aqui os melhores exercícios para melhorar a postura corporal
 


10. Use uma almofada com uma altura ajustada ao seu pescoço.

Muitas vezes acordamos com dores na cervical porque utilizamos almofadas muito mais altas ou muito mais baixas do que o indicado para a altura do nosso pescoço. A almofada deverá ser um apoio natural para a cabeça, não antes um elevador da mesma.

Se a almofada tiver uma altura demasiado exagerada (alta ou baixa) para nós, teremos, naturalmente, dores ao acordar. 

 

 

Veja também: