Dicas rápidas para fortalecer a sua saúde

Dicas rápidas para fortalecer a sua saúde

7 Dicas para uma saúde de ferro.

A saúde em primeiro lugar, é o que ouvimos desde sempre. E tratar da saúde, pode não passar por medicamentos e tratamentos mas por prevenção.

Não faltam receitas e dicas para recuperar a forma ou a saúde depois de as perdemos. A estas juntam-se medicamentos, tratamentos ou produtos artificiais. Mas muitas vezes esquecemo-nos que é bem mais fácil ser proactivo e, de uma forma simples, ganhar bons hábitos para uma vida mais saudável e feliz. Ainda que se considere uma pessoa saudável, existem sempre boas práticas e bastante simples que podem ajudar a evitar problemas para a sua saúde e a sentir-se melhor ainda.

7 Dicas para fortalecer a sua saúde


1. Respeite os horários das refeições


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Faça, pelo menos, seis refeições diárias e procure manter sempre que possível o horário das mesmas. Alimente-se a cada três horas e faça-o sem pressas, mastigando bem os alimentos. 
 

2. Discipline o seu sono

Evite uma vida sedentária durante o dia, assegure que não se deita com apetite nem enfartado e, acima de tudo, defina e respeite um horário para dormir, mesmo aos fins-de-semana. Para a maioria da população é indicado 7 a 8 horas de sono por noite.

3. Faça exercício

O exercício físico é indispensável para o bom funcionamento do organismo. O ritmo e a frequência podem variar de pessoa para pessoa e mesmo para cada pessoa podem e devem ser ajustados ao longo do ano. Mas, no mínimo, nunca deixe de fazer o equivalente a uma caminhada de 30 a 60 minutos, três vezes por semana.

4. Tenha uma vida sexual activa 

O sexo para além do imenso prazer faz muito bem para a saúde. A actividade sexual faz diminuir o stress, melhora o sono, queima calorias, diminui o risco de problemas cardíacos, faz aumentar a imunidade do organismo, traz benefícios para a pele, alivia as cólicas da TPM entre muitos outros.

5. Não descure a higiene

Vírus e bactérias estão por todo o lado. Não podemos ignorar esta realidade. As boas práticas são fundamentais para uma boa prevenção: tomar banho, pelo menos, uma vezes por dia, lavar as mãos e a face antes das refeições, lavar as mãos após a ida à casa de banho, lavar sempre os dentes após as refeições. Nos períodos mais críticos do Inverno não pode esquecer as preocupações adicionais com as constipações e gripes.

6. Beba água

É muito importante manter o corpo hidratado durante o dia para acelerar o metabolismo, melhorar a actividade das células corporais e o bom funcionamento do intestino. E a água é sem dúvida a melhor opção.

7. Procure uma alimentação equilibrada e saudável

Reduza o consumo de gorduras e açúcar. Coma fruta e vegetais. Substitua o sal por especiarias. Privilegie as carnes brancas. Prefira os peixes ricos em ómega 3. Elimine os refrigerantes. Privilegie as oleaginosas e alimentos ricos em fibras.


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