Dicas de nutrição essenciais para conseguir o peso ideal

Dicas de nutrição essenciais para conseguir o peso ideal

Saiba quais as melhores dicas que deve considerar.

Cada vez mais existe uma preocupação notória com a perda de peso, seja por motivos estéticos, por motivos de saúde ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida. 

Emagrecer pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas.

Ainda mais difícil se torna se não se souber como se deve proceder ou se não houver o devido aconselhamento por parte de um profissional competente para o efeito que saiba transmitir as principais dicas de nutrição a ter em consideração.

Com este artigo pretende-se dar a conhecer os principais focos de atenção a considerar quando se estabelece uma nova meta: conseguir emagrecer.

7 dicas de nutrição essenciais para conseguir perder peso


exercicio fisico


1. Aceite o desafio e mude-se a si próprio

Esta primeira dica não está tão relacionada com a nutrição, no entanto, é igualmente importante e um excelente primeiro passo.
 
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Para se conseguir emagrecer com sucesso é fundamental que haja uma mudança pessoal, principalmente a nível psicológico.
 
Antes de iniciar a mudança procure responder ao “porquê” de ter tomado essa decisão para saber realmente aquilo que o motiva.

Depois saiba de que forma pode atingir o seu objetivo, traçando um plano eficaz mas acima de tudo realista.
 
Evite encontrar desculpas para não cumprir o plano estabelecido.

Se o dia a dia não for favorável, faça uma gestão do tempo que lhe permita continuar focado e atingir os objetivos, pois se não estiver totalmente comprometido poderá nunca chegar a ver os resultados que mais deseja.
 
 


2. Seja coerente e persistente

Se pretende que os resultados sejam duradouros, não pode deixar de manter a mesma linha de ação. Faça o seu plano de igual modo todos os dias, semanas e meses de uma maneira estável.

Se fizer tudo bem numa semana e na semana a seguir deixar de o fazer, não espere que os resultados sejam lineares.
 
Ser persistente é outro ponto fundamental no processo de emagrecimento. Não se deve deixar abalar por qualquer motivo, caso contrário poderá comprometer a chegada aos seus objetivos. 
 
 


3. Conheça as calorias e os macronutrientes

É essencial entender que o gasto de energia do nosso organismo deve ser superior à energia ingerida para a perda de peso ser possível, ou seja, devemos gastar mais calorias e não ingerir mais calorias.

As calorias ingeridas são provenientes dos macronutrientes: hidratos de carbono (pão, massas, etc), proteínas (carne, peixe, etc) e gorduras (azeite, óleos vegetais, manteigas, etc), sendo que cada um destes macronutrientes fornece uma quantidade distinta de calorias.

As proteínas e os hidratos de carbono dão-nos 4 calorias, já as gorduras facultam 9 calorias.

Há que salientar que cada macronutriente interfere com o organismo de maneira distinta, isto é, uns vão ajudar a promover o desenvolvimento muscular, outros são mais propensos a aumentar a massa gorda.

Cada individuo é diferente, e por esse motivo a proporção dos macronutrientes vai ser diferentes de pessoa para pessoa.

O importante é conseguir encontrar o melhor equilíbrio para se conseguir que a pessoa fique saciada, com energia, adaptada ao plano e que mantenha uma relação saudável com a alimentação.

 


4. Saiba distinguir: perda de peso versus emagrecer

O emagrecimento está relacionado apenas com a perda de massa gorda, já a perda de peso implica uma diminuição da massa corporal.

Há que saber distinguir estas duas situações para se ter a certeza que se está a ir pelo caminho correto.
 
Esta dica existe porque por vezes as pessoas ficam entusiasmadas quando sobem à balança e reparam que os números são mais baixos do que da vez anterior, contudo nem sempre significa que se perdeu massa gorda.

Pode até mesmo acontecer uma pessoa perder peso mas ganhar massa gorda, não tendo dessa forma emagrecido no real sentido da palavra.
 
 


5. Mantenha uma alimentação saudável

Tenha uma alimentação completa, variada e equilibrada, consumindo alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos, variando entre alimentos do mesmo grupo e consumindo as porções indicadas à sua situação.

Não elimine nenhum dos grupos, pois todos os alimentos contêm nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.
 
 


6. Evite os alimentos “maus”

Evite ingerir alimentos ricos em açúcar e gordura, assim como alimentos com elevado teor de sal e processados.

Além de comprometerem a sua buscar pelo peso ideal, estarão a comprometer a sua saúde, por estarem relacionados com doenças crónicas (diabetes tipo 3, colesterol elevado, hipertensão arterial, entre outros).
 
 


7. Pratique exercício físico regularmente

Para perder peso é necessário que o seu organismo aumente o gasto energético, e isso pode ser alcançado através da prática regular uma atividade física aliada a todas as dicas que foram mencionadas anteriormente.
 

Nota final


Ao longo deste artigo está percetível que algumas dicas não são exatamente de nutrição, contudo, são uma parte integrante da perda de peso, processo esse que será eficaz mais rapidamente se estes passos forem considerados e mantidos ao longo de todo o processo. 

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: