Diabetes: valores de referência

Diabetes: valores de referência

Cuide-se: controle a sua glicose.

É importante saber os valores de referência da diabetes para se manter saudável e sem variações de glicemia que resultem em risco para a saúde.

Saber os valores da diabetes pode salvar a sua vida. Manter os níveis de glicose no sangue é fundamental para evitar consequências graves e a progressão galopante da doença.

A diabetes é uma doença crónica, sem cura, no entanto, pode ser controlada com pequenos cuidados diários comuns a todas as pessoas, não apenas os diabéticos. Como, por exemplo, uma alimentação saudável e exercício físico regular.

Saiba quais são os valores de referência da diabetes, controla a sua glicemia e viva mais e melhor! Saiba mais sobre os valores da diabetes e cuide da sua saúde.
 

Normoglicemia


Normoglicemia é o mesmo que dizer que os valores da glicose estão dentro da normalidade. Para que os valores sejam considerados normais, a glicose deve estar os 80 mg/dl e os 140 mg/dl, dependendo se a análise foi feita em jejum ou após a refeição. Se os valores foram inferiores ou superiores a estes números,  nesse caso, trata-se de hipoglicemia ou hiperglicemia, respetivamente.

 

Hiperglicemia

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

Quando se trata de hiperglicemia é sinal que os valores da glicose ultrapassam os valores normais, ou seja, sos níveis de açúcar no sangue são altos. Isto acontece por três razões: o organismo produz insulina a menos, o organismo não utiliza bem a insulina ou uma combinação das duas.

Quando os valores de glicose no sangue são superiores a 110mg/dL, é sinal de hiperglicemia. Além disto, deve testar imediatamente a glicemia se sentir: boca seca, sede, cansaço, visão turva e vontade frequente de urinar.

 

Hipoglicemia


Quando os valores de glicose no sangue estão muito baixos, falamos de hipoglicemia. Menos preocupante do que a anterior, no entanto, pode ser resultar em tremores, suores, fraqueza, batimentos cardíacos rápidos ou fortes, tonturas, visão dupla ou desmaios. Se não for detetada e tratada pode ter ainda consequências mais graves como lesões cerebrais ou morte. Se ingerir algo doce, como um sumo de fruta, os valores devem voltar ao normal.

 

Como saber quais são os valores normais de glicose no sangue?



A glicemia diz respeito aos valores de açúcar no sangue. Aqueles que não têm diabetes, devem ter os valores de glicose no sangue entre  80 e 110 mg/dl, antes das refeições, e entre 110 e 140 mg/dl, depois das refeições.
 


Diabetes: valores de referência em jejum

  • inferior 70 mg/dl: hipoglicemia
  • 80  mg/dl a 100 mg/dl: normal
  • 100 mg/dl a 126 mg/dl: pré-diabetes
  • superior 126 mg/dl: diabetes


Diabetes: valores de referência 2 horas após a refeição

  • inferior 70 mg/dl: hipoglicemia
  • 70  mg/dl a 140 mg/dl: normal
  • 140 mg/dl a 200 mg/dl: pré-diabetes
  • superior 200 mg/dl: diabetes
 

Como evitar variações no valores de glicose no sangue?


É fundamental que mantenha os valores de glicose no sangue controlados para evitar consequências graves ou mesmo a morte. Por diversas vezes referimos a importância de manter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Tome nota de alguns cuidados essenciais: 
 
  • Cumprir rotinas e horários diários de refeições, medicação e exercício físico
  • Controlar e registar os níveis de glicemia 
  • Ter identificação que informe terceiros que sofre de diabetes para uma assistência mais rápida em casos de hipoglicemia ou hiperglicemia.
  • Ter sempre consigo snacks para situações de hipoglicemia (bolachas, rebuçados, pacotes de açúcar, etc.)
 
 

Veja também: