Tudo para um Dia da Mãe em grande: atividades, mensagens e ideias originais

O dia da Mãe nem sempre teve a faceta comercial que tem hoje em dia. Neste artigo vamos contar-lhe tudo sobre o dia da Mãe.

Tudo para um Dia da Mãe em grande: atividades, mensagens e ideias originais
Como surgiu, presentes e ideias originais.

O Dia da Mãe surgiu muito antes de querer simplesmente comprar um miminho para aquela que é a pessoa que mais gosta de si em todo o mundo, afinal escolheu-o a si para amar incondicionalmente.

Pelo mundo fora, o Dia da Mãe foi adotado e ainda é celebrado no segundo domingo de maio. Entretanto, a Igreja Católica fez questão que o dia da Mãe fizesse também parte do seu calendário e celebra-o no primeiro domingo de maio, dia de Santa Maria, Mãe de Jesus, embora o tivesse celebrado durante décadas a 8 de dezembro dia da Nossa Senhora da Conceição.

Como surgiu o dia da Mãe


O celebração do Dia das Mães, como foi originalmente chamado, remonta à Grécia Antiga onde era celebrada a chegada da primavera. Nas festas em honra da deusa Rhea adorava-se a mãe, a grande mãe de todos os deuses.


Séculos mais tarde, em 1858, nos Estados Unidos da América, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis fundou os “Mothers Das Works Clubs” cujo objetivo era diminuir a mortalidade das crianças nas famílias de trabalhadores.

Mais tarde, em 1865, a mesma ativista criou o “Mother’s Friendship Days” com a finalidade de melhorar as condições dos feridos da guerra que havia assolado a América, a Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana.

A escritora Julia Ward Howe juntou-se à ativista e em 1870 publicou o manifesto “Mother’s Day Proclamation” apelando à paz e ao desarmamento após a guerra.

Mas foi apenas em 1907 que Anna Jarvis, filha da ativista atrás mencionada, criou um memorial em honra da sua mãe que havia entretanto falecido e deu início a uma campanha para que o Dia da Mãe fosse um feriado reconhecido.

Foi com sucesso que em 8 de maio de 1914 o Congresso dos Estados Unidos aprovou e estabeleceu o Dia da Mãe no segundo domingo do mês de maio.

Dia da Mãe em Portugal

Em Portugal, manda a tradição que o dia da Mãe se celebre no primeiro domingo de Maio. É ainda importante salientar que da mesma forma que lutou para instaurar esta data, Anna Jarvis, lutou mais tarde para que o feriado terminasse.

Esta mudança radical de posição da sua parte teve a ver com a comercialização e materialização deste dia que de raiz significava a luta e o apoio a milhares de mães que não tinham qualquer tipo de apoio.

Originalmente, o intuito deste dia era o de valorizar a mulher e mãe que todos os dias lutava pela sobrevivência dos seus filhos, quase nunca sendo reconhecida pelo seu esforço e trabalho.

O que fazer no dia da Mãe


Na verdade, a maior parte das mães não está mesmo preocupada com os presentes que recebe neste dia, mas com a atenção e o reconhecimento que a maior parte das vezes se traduz nesse miminho. No entanto, todas as pessoas são diferentes e de uma forma ou de outra todas as mães merecem a atenção dos seus filhos.

Assim, preparamos uma lista com ideias do que poderá fazer neste Dia da Mãe, mas lembre-se que, sobretudo, deve amar a sua e estar presente ao longo de todo o ano.

7 Atividades originais para o dia da Mãe


Há diversas atividades para fazer no Dia da Mãe. Espreite abaixo a nossa lista e escolha a sua preferida de acordo com o que faz mais sentido para a sua.

1. Piquenique no parque

piquenique no parque e dia da mãe

Se a sua mãe gosta de ar livre, prepare um cesto de piquenique, sem nunca esquecer a toalha vermelha e branca axadrezada, e saiam para um dia no parque.

Se não quer conduzir, espreite a promoção da CP para este Dia da Mãe.

2. Salto Tandem

salto tandem e dia da mãe

Para as mães que adoram adrenalina, por que não oferecer um salto de paraquedas ao que se segue um voo de avião a sobrevoar o Alentejo? O Salto Tandem é uma forma de levar a liberdade ao seu extremo.

Uma experiência que começa com o equipar de um fato e um arnês próprio para a atividade e que se segue de um voo de avião a sobrevoar as lindíssimas paisagens alentejanas, ganhando assim altitude para a derradeira emoção – a sensação de queda livre sobre Évora – a verdadeira adrenalina de cerca de um minuto a voar e que termina com a abertura do paraquedas sobre Évora, onde tudo é transformado em calma e serenidade.

> Saiba mais aqui.

3. Porto Bridge Climb

porto bridge climb e dia da mãe

Se a sua mãe não tem medo de alturas, subam a Ponte da Arrábida juntos e deslumbrem-se com a vista única sobre a lindíssima cidade do Porto que só a Porto Bridge Climb lhe pode proporcionar.

> Saiba mais aqui.

4. Cruzeiro de Golfinhos

cruzeiro dos golfinhos

Se a sua mãe está a precisar de tranquilidade leve-a num Cruzeiro Rota dos Golfinhos no Estuário do Sado.

Siga a rota mais usada pela comunidade de golfinhos residente no Estuário do Sado.

A paisagem, as 3 reservas naturais, o património ribeirinho, a baía e os golfinhos, que serão apenas a cereja no topo do bolo. Desfrute deste verdadeiro paraíso da companhia da sua mãe.

> Saiba mais aqui.

5. Passeio de Moto 4

passeio de moto 4

Um espetacular passeio de Moto 4 para as mães que adoram partir à aventura.

Percorram os trilhos rurais mais escondidos e procurem tocas de coelhos e raposas, sinais da presença de javalis e outros animais, para além de, naturalmente, apreciar a enorme beleza da flora mediterrânea.

A sua mãe não vais ficar indiferente aos cheiros que irão acordar sentidos há muito entorpecidos pela vida citadina.

> Saiba mais aqui.

6. Sessão Fotográfica

sessão fotográfica e dia da mãe

Por todo o país, encontra promoções de sessões fotográficas que as mães vão certamente adorar.

Afinal qual é a mãe que não gosta de manter recordações dos seus pequenos tesouros?!

7. JetBoat e Ocean Rocket

jetboat e dia da mãe

Desfrute das espetaculares grutas algarvias num passeio cheio de emoção e muita adrenalina.

Seja a bordo do Jet Boat ou do Ocean Rocket as mães mais radicais vão adorar esta experiência.

> Saiba mais aqui.

Presentes para o Dia da Mãe


1. Pulseira e pendente

pulseira pandora

A Pandora já nos habituou às suas jóias elegantes. Todas as mães merecem uma Pandora. Espreite já a seleção que a marca fez especialmente para o Dia da Mãe.

> Saiba mais informações sobre este presente aqui.

2. Livro de Culinária

livros de culinaria para o dia da mae

Se a sua mãe adora cozinhar, então ofereça-lhe um livro de culinária.

Sugestões? Porque não o da conhecida autora do blog Lume Brando, Teresa Rebelo, Estava Tudo Ótimo, ou o livro de Jamie Oliver, Receitas saudáveis para toda a família com edição em português?

3. Relógio e colar

relogio e colar

Para as mães que não dispensam um bom relógio, a One tem um conjunto de relógio e colar que a sua mãe vai adorar.

> Veja a Classy Box aqui.

4. Fotografia

workshop de fotografia

A sua mãe adora tirar fotos? Então ofereça-lhe uma espetacular Polaroid e, quem sabe, completa o presente com um workshop de fotografia?

> Veja aqui onde pode adquiri o workshop de fotografia para oferecer à sua mãe.

5. Escapadinhas

massagem e spa

Se a sua mãe está a precisar de recarregar baterias, então uma escapadinha é o presente perfeito.

Espreite as várias promoções e escolha a que mais se adequa à sua mãe.

> Saiba aqui quais as melhores promoções de escapadinhas atualmente.

Complemente o presente com uma massagem ou um circuito spa e a sua mãe vai ficar agradecida por muito e muito tempo.

> Veja onde pode fazer a marcação de massagem ou circuito spa aqui.

Cliquei aqui para conhecer o melhor de Portugal e do Mundo !

Veja também: