Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
30 Mai, 2023 - 12:30

Desportos coletivos para meninas: existe um ideal?

Mónica Carvalho

Gostaria que a sua filha praticasse algum desporto, mas não sabe qual? Existem mesmo desportos coletivos para meninas ou para meninos?

Facilmente encontramos nos meios de comunicação, e na sociedade em geral, determinados julgamentos sobre desportos coletivos para meninas e outros para meninos – como os estereótipos relacionados à ginástica, ao futebol, ao basquete e aos campeonatos de artes marciais, por exemplo.

Como consequência, muitos pais encaram alguns desportos como sendo mais “masculinos” e outros mais “femininos”, o que pode acabar por prejudicar a entrada de crianças em atividades que não sejam consideradas adequadas para o seu género.

Mas há que desmistificar essa ideia! Desporto é desporto e qualquer um deles é para o menino e para a menina.

Como escolher o desporto mais adequado?

De entre tantos desportos coletivos para meninas disponíveis na atualidade, pode ser difícil eleger apenas um. Como tal, e apesar de ser importante analisar quais são as aptidões que a sua filha tem e os benefícios que cada desporto pode trazer, a preferência da criança deve ser um dos fatores decisivos.

Não escolha apenas porque acha que aquela atividade lhe parece ser a mais correta ou saudável. Principalmente quando ainda são muito novas, as crianças valorizam os desportos divertidos, onde se sintam integradas numa equipa, num ambiente agradável.

5 desportos coletivos para meninas

Futebol

O futebol feminino está a evoluir a grande velocidade, sendo, atualmente, bem mais fácil encontrar clubes com equipas femininas ou mistas – o que facilita, em muito, a integração das raparigas neste desporto.

Nos dias de hoje, já é bastante comum ver raparigas a jogar futebol na rua ou nos intervalos da escola, provando que este desporto, historicamente masculino, não tem que o continuar a ser.

Além disso, é uma excelente oportunidade de desenvolver o espírito de equipa, de aprender a partilhar, a ter visão de jogo e criar amigos para a vida toda. Todavia, é preciso continuar a proporcionar melhores condições às jogadoras e aos clubes com equipas femininas, para que possam continuar a evoluir e a dar nova reputação à modalidade.

Futsal

No que respeita à prática de futsal feminino em Portugal, e de acordo com o portal Futebol Feminino Portugal, o número de equipas é crescente a ritmo galopante: pertencentes a vários escalões e a competir em diversos níveis territoriais, as equipas estão distribuídas por cerca de 250 clubes que patrocinam a prática da modalidade de pavilhão mais popular em Portugal, que é o futsal.

Voleibol

Este é um desporto praticado num campo dividido em dois por uma rede, possuindo duas equipas de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede, de modo a que a bola toque no chão dentro do campo adversário, ao mesmo tempo que se tenta evitar que os adversários consigam fazer o mesmo.

É um dos desportos mais recorrentes na prática de desporto escolar, o que facilita a prática da modalidade, bem como o interesse existente pelo voleibol, quer junto do rapazes, quer junto das raparigas.

Basquetebol

Igualmente muito popular pela sua integração no desporto escolar, o basquetebol é um jogo desportivo coletivo inventado em 1891. É disputado por duas equipas de dez jogadores, cinco em campo e cinco jogadores suplentes, que têm o objetivo de passar a bola por dentro de um cesto, colocado a uma altura de 3 metros e 5 centímetros.

Os jogadores podem caminhar pelo campo, seja ele interior ou exterior, desde que driblem sempre a bola, ou seja, que bata com ela no chão, a cada passo dado ou corrida feita.

Atletismo

O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição, de tal forma que o primeiro registo da sua prática remonta aos Jogos Olímpicos de 776 a.C., que se realizaram na Grécia.

É um desporto muito completo, por conter diversas modalidades cuja prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar.

O atletismo reúne, então:

  • corridas de velocidade, com e sem barreiras, de fundo e meio-fundo;
  • concursos de saltos e lançamentos;
  • provas combinadas, como como o triatlo, que reúne natação, corrida e ciclismo numa única prova;
  • pedestrianismo, onde se insere a maratona e outras corridas de rua;
  • corridas no campo;
  • corridas em montanhas, no deserto ou nas praias;
  • marcha atlética.
Veja também

Artigos Relacionados