Curcuma: conheça os seus potenciais benefícios

A curcuma é uma especiaria que está relacionada com a melhoria da digestão, a redução da inflamação e muitos outros benefícios.

Curcuma: conheça os seus potenciais benefícios
Conheça melhor esta especiaria.

A curcuma (Curcuma Longa) é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre, e tanto a sua folhagem como a raíz são bastante parecidas, diferenciando-se apenas pela coloração interna.

A cor amarela da curcuma é proveniente da raiz da planta e é muitas das vezes confundida com o caril (pela cor) ou com os cominhos (pelo seu nome em inglês “cumin”). É geralmente consumida em pó e usada como forma de tempero.

É uma especiaria nativa do sudoeste da Índia, onde é utilizada há milhares de anos e há quem a conheça por outros nomes, nomeadamente, açafrão-da-índia ou açafrão-da-terra.

Potenciais benefícios da curcuma


O principal ingrediente ativo da curcuma é a curcumina. A curcumina é um pigmento que tem um sabor ligeiramente amargo e apimentado e um cheiro característico semelhante à mostarda.

É a curcumina a principal responsável de muitos dos benefícios que nos oferece esta especiaria, como a sua propriedade anti-inflamatória e seu carácter preventivo em relação ao cancro e a outras doenças como vamos ver de seguida.

1. Digestão

curcuma e digestao facilitada

A curcumina pode ajudar a melhorar a digestão ao estimular a vesícula biliar para a produção de bílis. Já se demonstrou que a curcuma tem a capacidade de reduzir o inchaço abdominal e o gás nas pessoas que sofrem de indigestão.

2. Inflamação

reducao da inflamacao artrite

A curcumina reduz os níveis de duas enzimas no corpo que causam inflamação, o que pode indicar que o consumo de curcuma seria útil no tratamento de muitas doenças inflamatórias.

A inflamação é um fio comum que liga as seguintes condições:

A curcumina mostra-se um promissor tratamento anti inflamatório natural:

  1. Pacientes com artrite receberam curcumina diariamente durante 3 meses e no final observou-se um aumento no desempenho e distância na caminhada, bem como na diminuição dos níveis de inflamação.

A curcumina mostrou também ser eficaz no tratamento de doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Pessoas com problemas intestinais que receberam suplementos de curcumina sofreram uma redução nos sintomas.

3. Saúde do coração

saude do coracao

A curcuma demonstrou prevenir a acumulação de plaquetas no sangue, o que pode diminuir o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Alguns estudos realizados em animais descobriram que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da curcuma produziram os seguintes efeitos: diminuição do peso corporal reduzido, redução da síntese de triglicerídeos, aumento da taxa metabólica basal, aumento da oxidação de ácidos gordos e maior sensibilidade à insulina.

Todos esses efeitos diminuíram o risco de doença cardíaca nos animais e por esse motivo, estas investigações precisam ser replicados em humanos antes que a curcuma seja usada como forma de tratamento em indivíduos com problemas cardíacos.

4. Cancro

celulas cancerigenas

Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, acredita-se que a curcuma pode ser útil na prevenção de cancro.

Estudos epidemiológicos identificaram a inflamação como um importante fator de risco para o cancro. Por isso, diminuindo a inflamação está também a prevenir o aparecimento de cancro.

5. Saúde do cérebro

esclerose multipla

Os efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e circulatórios da curcuma são úteis na prevenção e tratamento de doenças neuro-degenerativas, inclusive como doença de Alzheimer, doença de Parkinson e esclerose múltipla.

6. Diabetes tipo 2

teste da glicemia

O stress oxidativo e as reações inflamatórias são fatores importantes na ocorrência e desenvolvimento de diabetes tipo 2. A curcumina parece influenciar o diabetes, estimulando o pâncreas a produzir e segregar insulina.

Vários estudos descobriram que a curcumina pode ajudar a regular o metabolismo de glicose e lipídios na diabetes tipo 2. 

Dicas rápidas de utilização


smoothie de curcuma

Pode utilizar a curcuma de variadas formas entre elas:

  • Adicione a curcuma em misturas de especiarias, como caril ou molhos de churrasco;
  • Utilize-o em molhos caseiro com óleo, vinagre e outros temperos;
  • Adicione esta especiaria nos molhos pré-feitos que transporta na marmita;
  • Faça smoothies com curcuma e mais algumas especiarias à mistura como é o caso da canela.

Veja também: