Cuidados a ter no consumo de bagas goji

Cuidados a ter no consumo de bagas goji

Um superalimento para comer com moderação.

As bagas goji são consideradas um alimento de cura na medicina chinesa mas será que é mesmo assim? Saiba que cuidados deve ter.

As bagas goji andam nas bocas do mundo nos últimos anos. Tudo porque foram consideradas um dos mais potentes superalimentos, graças às suas propriedades nutricionais.

A fama correu de boca em boca e trouxe as bagas goji dos Himalaias, na Ásia, a todos os cantos do mundo. Há mais de 2500 anos que, na China, esta pequena baga vermelha, que se parece com uvas passas, é usada como alimento e, especialmente, com fins medicinais.

Reza a lenda que o mestre taoista chinês, Li Qing Yuen, viveu até aos 252 anos graças ao consumo diário de bagas goji e a fama começou.


Como consumir?


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As bagas goji podem ser consumidas cruas, em saladas, sumos, batidos, chás, com cereais ao pequeno-almoço, misturada nos iogurtes, na granola, também em saladas, batidos ou sumos e ainda há também quem as junte a molhos, arroz ou sopas. O consumo de bagas goji não deve ultrapassar as 45 gramas diárias.


Quais são os benefícios das bagas Goji?


Entre os benefícios das bagas goji estão o facto de serem ricas em aminoácidos (19, dos quais 8 são essenciais), ácidos gordos ómega 3 e 6, ciperone, fisalina e betaína, responsáveis pelo desenvolvimento do tecido muscular, cruciais na manutenção da pressão arterial e da prevenção das doenças cardiovasculares, da diabetes e de algumas formas de cancro, combatem a hepatite, protegem o fígado e as células.

Ricas em vitaminas C e do complexo B, antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, as bagas goji, reforçam o sistema imunitário, previnem o envelhecimento do organismo e a impotência sexual. As pessoas que consomem bagas goji sentiram ainda melhorias quanto à qualidade de sono, níveis de concentração, stress, ansiedade, depressão e bem-estar em geral.


Quais são os cuidados a ter no consumo de bagas Goji?


Apesar de todos os benefícios apontados às bagas goji, a verdade é que esta fruta ainda foi pouco estudada pela comunidade científica, pelo que o Observatório de Interações Planta-Medicamento, recomenda cautela.

Até à data, é desaconselhado o consumo a pessoas que tomem medicamentos anticoagulantes uma vez que, em 2001 e 2008, foram reportados casos de aumento do efeito o que levou a casos de hemorragias, tendo sido relacionado com o consumo de chá de bagas goji.

As bagas são desaconselhadas a quem tomar fenitoína, fluvastatina, losartan, varfarina. As bagas goji também são contra indicadas a grávidas, lactentes e crianças, precisamente pela falta de estudos científicos a este grupos.

Por fim, alguns estudos têm analisado o relacionamento das bagas com a hepatite autoimune. Aparentemente, podem provocar distúrbios no sistema imunológico que não reconhecem as células do fígado, considerando-as estranhas e provocando uma inflamação que leva à destruição das células e à cirrose.

Como em tudo, é necessária moderação. A melhor forma de conseguir todos os nutrientes e vitaminas que o seu corpo precisa é através de uma alimentação variada, ingerindo na dose recomendada, todos os alimentos presentes na roda dos alimentos. Se está a tomar medicação, fale com o seu médico antes de tomar qualquer tipo suplemento, mesmo quando se trata de produtos naturais ou superalimentos.
 

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