Cuidados antes de viajar: 7 perguntas e respostas

Com a chegada do verão, chegam as viagens e com isso é preciso ter alguns cuidados antes de viajar. Damos a resposta a 7 perguntas frequentes dos viajantes.

Cuidados antes de viajar: 7 perguntas e respostas
Saiba como se preparar para as viagens de verão.

Com a chegada do verão, chegam as viagens, e com isso é preciso ter alguns cuidados antes de viajar.

Para além de fazer as malas e comprar os bilhetes é necessário saber exatamente o que esperar do país para onde se vai viajar.

O que acontece é que vamos sair da nossa rotina habitual, exigir mais do corpo do que o normal, comer alimentos desconhecidos e entrar em contacto com microorganismos que não existem no ambiente em que vivemos.

Vamos dar resposta a algumas perguntas frequentes sobre os cuidados antes de viajar.

Cuidados antes de viajar: tire as suas dúvidas


1. Para que serve a consulta do viajante?

consulta do viajante e cuidados antes de viajar

Nesta consulta é feito o aconselhamento sobre medidas preventivas de possíveis complicações que deve ter e alguns cuidados antes de viajar. Isto dependerá do destino, da idade e estado de saúde do viajante e do tipo de viagem.

2. Quais são as vacinas obrigatórias?

vacinacao e cuidados antes de viajar

A única vacina que é exigida aos viajantes na travessia das fronteiras é a vacina contra a febre-amarela. Esta vacina é exigida para destinos como África, América Central e América do Sul. Em certos países, como a Arábia Saudita, é exigida a imunização contra a doença meningocócica aos viajantes que se dirigem a Meca.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Na Arábia Saudita, a vacina contra a poliomielite é exigida a viajantes provenientes de países onde o vírus é endémico – Afeganistão, Nigéria, Paquistão e Índia.

3. Que outras vacinas são aconselhadas na consulta do viajante?

outras vacinas e cuidados antes de viajar

As vacinas aconselhadas dependerão do local de destino. É por isto que a consulta do viajante é de extrema importância se está a pensar em viajar.

Mais regularmente são administradas vacinas contra difteria, cólera, tétano, gripe, raiva, febre tifóide, encefalite japonesa, e hepatite A e B.

As vacinas aconselhadas também dependerão das condições epidemiológicas do local de destino. Caso haja um surto epidémico é necessário ajustar rapidamente as recomendações de vacinação para aquele destino.

4. Quando devo marcar a consulta do viajante?

marcar consulta do viajante e cuidados antes de viajar

Esta consulta deve ser marcada com cerca de 6 a 8 semanas de antecedência. Durante este período são administradas as vacinas necessárias para que se estabelece a imunização completa antes da viagem.

5. Se estiver grávida devo ter mais cuidados antes de viajar?

gravida e cuidados antes de viajar

As grávidas constituem uma classe especial que necessita de cuidados para manter a sua saúde e do bebé. Para além de avaliar o seu estado de saúde devem ser realizados exames para citomegalovírus, hepatite A e B, sarampo, rubéola e toxoplasmose.

Vacinas compostas por vírus como a da febre amarela e do sarampo não devem ser administradas a mulheres grávidas ou com intenção de engravidar nos 3 meses subsequentes.

Só é segura a realização de viagens de avião até às 35 semanas de gestação. A elevadas altitudes a grávida pode ter falta de oxigénio, situação que pode ser agravada pela anemia própria da gravidez.

Deve caminhar no avião promovendo a circulação sanguínea nas pernas, para evitar tromboses. Caso viaje de carro é recomendado que seja feita uma paragem a cada 2 horas de viagem.

6. E se for diabético?

diabetes e cuidados antes de viajar

Indivíduos diabéticos devem andar sempre acompanhados do seu estojo de administração de insulina ou antidiabético oral, assim como prescrição médica dos mesmos. Também é importante possuir uma declaração do médico que justifique a posse de agulhas e seringas na viagem para evitar problemas com as autoridades alfandegárias.

A vacinação deve ser planeada com cuidados redobrados uma vez que as vacinas têm efeitos secundários mais frequentes nestes indivíduos.

7. E no caso de ser imunodeprimido?

imunodeprimidos e cuidados antes de viajar

Neste grupo as doenças infectocontagiosas apresentam o maior risco, e por isso é fundamental o cuidado com a água e os alimentos, uma vez que estes são potenciais portadores de agentes infecciosos.

Imunodeprimidos devem ter especiais cuidados antes de viajar e procurar aconselhamento médico porque a eficácia da vacinação pode estar diminuída. Devem ser planeados cuidadosamente os locais de passagem e eventuais necessidades de reforço de vacinas.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.