Crossfit: treinos simples e eficazes

Os treinos Crossfit são cada vez mais procurados por quem deseja resultados rápidos e eficazes. Descubra aqui 6 exercícios simples que o vão surpreender.

Crossfit: treinos simples e eficazes
Prevendo exercícios clássicos, estas sugestões asseguram resultados.

No Crossfit, os treinos integram uma série de movimentos funcionais de elevada intensidade, que potenciam o bem-estar físico e a saúde cardiovascular. Além disso, asseguram ainda excelentes resultados a nível da forma física, nomeadamente emagrecendo e tonificando o corpo. O bónus é que se adequam a qualquer pessoa e condição física.

Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Funcionando à base de WODs (workout of the day), esta famosa moda do fitness promete – e tende mesmo a assegurar – resultados fora de série, sendo utilizada por atletas e profissionais de todos os quadrantes desportivos.

Quer confirmar por si mesmo? Então, confira abaixo 6 treinos de Crossfit bem simples e eficazes. 

 

1º WOD


   
Timing: 20 minutos AMRAP (isto significa que deve repetir o circuito o máximo de vezes que conseguir dentro deste limite de tempo);
Nota: se achar que este circuito é demasiado leve para si e que faz os exercícios com demasiada facilidade, então sugerimos que aumente o número de repetições – a ideia é que o treino seja bastante intenso.
 


2º WOD


 
  • Corrida: 200 metros
  • Jumping Jacks: 50 repetições
 
Timing: 3 rondas/circuitos;
Nota: se considerar que estes exercícios não se adequam a si, que não consegue ou não gosta de os fazer, sinta-se à vontade para os substituir por outros semelhantes, de igual intensidade e com o mesmo grau de dificuldade (ex.: bicicleta em vez de corrida).
 


3º WOD


   
Timing: 5 rondas/circuitos;
Nota: mais uma vez, se achar esta ronda demasiado fácil para o seu nível de preparação física, pode sempre aumentar o número de repetições que efetua ou tempo definido para os exercícios.
 


4º WOD


 
  • Abdominais clássicos: 15 repetições
  • Burpees: 10 repetições
 
Timing: 20 minutos AMRAP;
Nota: se achar que estas sugestões de exercícios são demasiado aborrecidas ou pouco criativas, pode tentar substituir por exercícios semelhantes, mas mais desafiantes (ex.: em vez do abdominal clássico, experimente fazer a “escalada”).
 


5º WOD


 
  • Caminhada: 5 minutos
  • Jumping Jacks: 10 repetições
  • Corrida: 5 minutos
 
Timing: 4 rondas/circuitos;
Nota: tenha presente que a caminhada deve ser feita de forma rápida e intensa – a ideia é que o esforço envolvido na mesma não o deixe manter uma conversa normal, se a ocasião se apresentar.
 


6º WOD


 
  • Agachamentos: 20 repetições
  • Flexões: 15 repetições
  • Lunges: 25 repetições
 
Timing: 20 minutos AMRAP;
Nota: não fique desencorajado se não conseguir fazer este número de repetições logo à partida; a ideia é que vá progredindo e comece a ajustar os exercícios em função da evolução da sua condição física.


Com estes exercícios de crossfit vai conseguir ficar com uma ideia bastante realista do que se pretende, além de obter resultados bastantes satisfatórios. Depois, é só ir aumentando o nível de intensidade para progredir cada vez mais.

Antes de avançar para este ou qualquer outro tipo de treino, não se esqueça apenas de consultar um profissional da área da saúde, no sentido de assegurar que está preparado para esta atividade, evitando quaisquer problemas. Boa sorte e bons treinos!

 
Receba aqui o seu plano de treinos!


Veja também: