Tudo sobre os CrossFit Games

Tudo sobre os CrossFit Games

A mais importante competição de crossfit existe desde 2007.

Os CrossFit Games são a única competição de crossfit oficial no mundo que permite eleger, todos os anos, os “the Fittest on Earth”, depois de superadas três etapas de competição.

Uma vez por ano decorre na Califórnia, nos Estados Unidos da América, a competição mais importante de crossfit. Promovidos pela Crossfit, Inc., organização que gere a modalidade a nível global, os CrossFit Games existem desde 2007. 

Desde essa altura, centenas de pessoas reúnem-se para assistir à prova que elege anualmente os “the Fittest on Earth”, que em português pode ser traduzido para algo como o desportista “mais CrossFit” do mundo.

Qualquer pessoa pode inscrever-se na competição, independentemente da idade, do sítio do globo onde se encontra, quer tenha começado agora a fazer crossfit ou seja já um atleta experiente. 

Mas para participar nos CrossFit Games não basta treinar. Ao longo de alguns meses, os atletas têm de superar três etapas até que possam ganhar o título que tanto desejam. Para tal, são organizados por várias categorias: individual masculino, individual feminino, rapazes, raparigas, masters masculinos, masters femininos e equipas.


1ª Fase: Open



Imagem: games.crossfit.com Open é como se intitula a primeira fase da competição que decorre ao longo de cinco semanas. Durante este período são anunciados cinco WOD’s (treinos diários), cujos resultados são submetidos online por quem se tiver inscrito. 
 
Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

Para avançar para a próxima fase dos CrossFit Games e assegurar o seu lugar na competição mundial, os atletas devem terminar perto do topo da classificação geral da sua região.

Ou seja, os participantes com os melhores resultados passam para a segunda fase, na qual serão disputadas vagas para a competição mundial de crossfit.

Nos EUA apenas 20 homens, 20 mulheres e 15 equipas de cada região passam à fase seguinte. Estes números aumentaram para 30, 30 e 20 na Europa e na Austrália, e diminuem para 10 elementos em todas as categorias na América Latina, Ásia e África.



2ª Fase: Regionals



Imagem: reebok.com Esta etapa tem a duração de apenas três dias e é composta por sete treinos em cada categoria. Os atletas que venceram a competição da primeira fase (Open) vão disputar o seu lugar para o mundial de crossfit, a terceira e última fase da competição global. Estas competições são regionais e decorrem habitualmente durante o mês de Maio.


Nesta fase a competição é ao vivo e a cores e distribui-se por 17 regiões ao longo do globo. De cada região são apurados os cinco melhores competidores – mulheres, homens e equipas.

 

3ª Fase: The Games 



Imagem: games.crossfit.com Esta é a grande final onde todos os atletas de crossfit do mundo ambicionam chegar, mas apenas os melhores lá chegam. Acontece em Julho, no StubHub Center, em Carson, na Califórnia. É aqui que vão competir os melhores atletas que se classificaram nas etapas anteriores e se vai conhecer o homem e a mulher mais “Fittest on Earth”.

Para serem consagrados os vencedores dos CrossFit Games, os participantes têm de superar provas duríssimas e totalmente inesperadas, pois são anunciadas apenas no momento.

Nas edições anteriores, os atletas já correram com sacos de areia, nadaram no mar, entre muitos outros exercícios que testam as 10 capacidades exigidas no crossfit. 

Está preparado para treinar e embarcar nesta aventura? Deixamos-lhe de seguida o trailer do documentário Fittest On Earth dos Reebok Crossfit Games de 2015.


 
Receba aqui o seu plano de treinos!



Veja também: