Como fazer a criança dormir sozinha?

Fazer a criança dormir sozinha é uma tarefa difícil que a maioria dos pais enfrenta. A criança precisa de tempo e paciência para aprender como adormecer sozinha.

Como fazer a criança dormir sozinha?
Adormecer sozinha é uma aprendizagem para a criança.

Uma das tarefas mais difíceis que os pais enfrentam é fazer o seu filho dormir bem. Para fazer a criança dormir sozinha, há que ensiná-la que dormir é uma coisa boa e que não precisa de ajuda para adormecer.

Esta mudança exige aprendizagem, e deve ser feito de forma gradual. As necessidades e características especificas da criança devem ser sempre tidas em conta. Se a criança tem por hábito adormecer na companhia dos pais, precisa de algum tempo para desenvolver a capacidade de aprender a fazê-lo sozinha.

Mesmo as crianças que dormem a noite toda, apresentam períodos de crise e agitação durante a noite. Cerca de 40% das crianças apresentam dificuldades para dormir.

Como fazer a criança dormir sozinha: 5 dicas úteis


As crianças têm necessidade de sentir a presença física dos pais. Precisam disto para se sentirem seguras e assim, conseguirem adormecer com calma. Assim, algumas crianças precisam de mais tempo para adquirirem a capacidade de adormecer sozinhas e para dormir sozinhas durante toda a noite.

1. Estabelecer uma rotina antes de ir para a cama

estabelecer rotina antes de ir para a cama

Ao estabelecer uma rotina do sono, a criança sente necessidade de se deitar para dormir.

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

Um exemplo de uma boa rotina do sono pode ser: banho, jantar, deitar, ler uma história, dar um beijo de boa noite aos pais e desligar a luz. Arranjar tempo para esta rotina pode parecer difícil, mas é importante ter uma rotina consistente e estável. Isto tem muitas vantagens para o sono das crianças.

Pode haver dias em que as crianças resistam à necessidade de ir para a cama à hora certa. Mas nestes dias a regra não deve ser alterada. A criança deve ser mantida na cama, ainda que prolongue mais um pouco a história.

É importante que a criança perceba a necessidade de manter a rotina para crescer bem e saudável e para começar o dia cedo e ter energia não só para aprender mas também para brincar.

2. Diminuir a atividade nas horas antes de dormir

diminuir atividade antes de dormir

As últimas horas antes de ir para a cama dormir devem ser calmas, tranquilas e sem grandes estímulos ou atividades.

Se a criança brinca ou vê televisão durante e após o jantar, mais difícil será que ela esteja preparada para dormir na hora estabelecida. As crianças podem ficar despertas e ativas até ao momento em que adormecem por exaustão independentemente da hora que deve ir dormir.

3. Criar um ambiente ideal para o sono

ambiente ideal para o sono

O quarto da criança deve ser o sítio ideal para o sono. Sem distrações como televisão ou computador que perturbem o seu sono.

Para a criança dormir sozinha, esta deve ser colocada na cama ainda acordada. A história antes de dormir pode ser lida com uma luz fraca. Antes de desligar completamente a luz, é importante o beijo de boa noite e o aconchego, para que se sinta segura. Os pais devem deixar o quarto dos filhos antes destes adormecerem.

4. Dormir na cama dos pais

dormir na cama dos pais

Se os pais decidirem que não vão partilhar a cama com o filho, então não deve ser habituado a essa rotina. No início de vida da criança, dormir na cama dos pais tem vários benefícios, uma vez que facilita a amamentação durante a noite. Porém, conforme o bebé cresce e perde a necessidade de se alimentar durante a noite, isto deixa de ser necessário.

Assim, se os pais não querem partilhar a cama, com o estabelecimento de uma boa rotina e bons hábitos de sono, chegará o momento em que a criança será capaz de adormecer sozinha e voltar a adormecer caso acorde a meio da noite.

5. Chorar durante a noite

chorar durante a noite

Para a criança dormir sozinha, é necessário tempo, paciência e persistência. Aprender a adormecer sozinho não é tarefa fácil para a criança.

Na hora de dormir a criança pode chorar por vários motivos. Ou porque se assustou com um pesadelo, porque se sente insegura, ou porque precisa de sentir a presença física dos pais.

Por muito tentador que seja, nesta situação a criança não deve ser levada para a cama dos pais. O ideal é permanecer no quarto da criança até que esta adormeça. A solução nunca passa por deixar a criança chorar até à exaustão e adormecer. Se a criança estiver a chorar, o ideal é transmitir-lhe apoio e segurança, ficando com ela, para voltar a adormecer.

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.