O que é creme de leite e como fazer?

Se havia alguma dúvida quanto à diferença entre as natas portuguesas e o creme de leite brasileiro, este artigo irá esclarecer de uma vez por todas.

O que é creme de leite e como fazer?
Tire todas as dúvidas!

No Brasil existe mais do que um tipo de creme de leite que estão divididos pelo teor de gordura. Os mais comuns são:

  • De caixa (200ml) – De 17 a 20% de gordura (podendo variar consoante a marca)
  • De lata (300ml) – De 20 a 25% de gordura (podendo variar consoante a marca)
  • De garrafa ou pacote (500ml) – De 30 a 35% de gordura (podendo variar consoante a marca)

As diferenças entre os tipos de creme de leite


creme de leite

Creme de leite de caixa e lata

O creme de leite de caixa e o de lata são destinados ao mesmo uso. São ideais para receitas doces, salgadas, frias ou quentes. Contudo, o de caixa vem misturado com o soro que o deixa um pouco mais líquido.

Temos 10% de desconto em TODOS os produtos Prozis!
Utilize o código VIDA-ATIVA e comece já a treinar como um profissional. Usufrua agora do desconto!

O de lata tem o soro separado na parte superior. Ao fazer uma pequena abertura na lata é possível retirar o soro (parte líquida) e o creme será mais espesso, podendo até sair inteiro da lata.
Ambos são muito parecidos com a consistência das natas portuguesas, apesar de a nata portuguesa “para bater” possuir a mesma quantidade de matéria gorda que a versão brasileira de garrafa ou pacote (35%).

Creme de leite de garrafa

O creme de leite de garrafa ou pacote, a versão mais gordurosa, é o que no Brasil se denomina de nata. É bastante líquido e, por ser o mais gorduroso, (assim como a versão portuguesa) é destinado à preparação de chantilly. Basta deixá-lo no frigorífico até ficar frio e depois bater na batedeira até obter o ponto certo. Se deixar passar demais o ponto, perceberá que ele ficará sólido e se transformará em manteiga.
Este mais líquido e gorduroso também possui uma versão sólida (um pouco menos que a manteiga), vendida em embalagens, para o mesmo uso de fazer chantilly, mas é preciso estar atento ao ponto. Como é mais sólida, está perto do ponto da manteiga e o processo na batedeira deve ser rápido para não talhar.

Portanto, se encontrar uma receita brasileira que inclua creme de leite fresco nos ingredientes, em Portugal deverá usar a nata (versão mais gordurosa e mais líquida).

Receita de creme de leite caseiro



Creme de leite

– Ingredientes –  

  • 500 ml água
  • 2 gemas peneiradas
  • 100 g manteiga sem sal
  • 100 g de margarina
  • 3 colheres de sopa de leite em pó
– Modo de preparação –

  1. Depois de peneirar as gemas, dilua-as na água e leve ao lume até levantar fervura, mexendo sempre. Enquanto isso, no liquidificador, junte a manteiga, a gordura vegetal e o leite em pó.
  2. Quando a água com as gemas levantar fervura, adicione ao liquidificador e bata tudo durante 5 minutos. Não se assuste se o resultado for líquido porque é assim mesmo que deve ficar.
  3. Coloque em frascos de vidro, esterilizados e conserve no frigorífico até uma semana. O creme de leite só pode ser consumido depois de 12h, pelo menos, no frigorífico.

Chocolate quente com creme de leite

– Ingredientes –

  • 2 canecas de leite
  • 4 colheres sopa de chocolate em pó
  • 3 colheres sopa de açúcar
  • 200 g de creme de leite

– Modo de preparação –

  1. Leve o leite, o chocolate em pó e o açúcar ao lume e aqueça até que comece a ferver ligeiramente. Tire do fogão e junte o creme de leite misturando bem até ficar homogéneo.
  2. Pode servir de imediato ou levar ao lume para aquecer um pouco.

Usufrua de um desconto de 10% em TODOS os produtos Prozis com o código VIDA-ATIVA

Veja também:

Ler mais