A creatina engorda?

A creatina leva ao aumento da massa muscular, no entanto há quem pense que a creatina engora. Descubra aqui a resposta a esta questão. 

A creatina engorda?
Saiba a resposta a esta pergunta.

A creatina é um dos suplementos nutricionais mais utilizados, e por esse motivo surgem ainda muitas dúvidas a seu respeito. Uma das principais é se a creatina engorda

Os seus benefícios já foram descritos assim como as principais precauções que se deve ter quando da toma.

No entanto, ainda existe quem recuse tomar creatina por ter receio que faça engordar, uma ideia que prevalece entre as pessoas.

De seguida, vamos explicar por que motivos as pessoas acreditam que a creatina engorda, e neste caso entende-se que engordar significa ganhar massa gorda, e ganhar peso significa ganhar peso corporal tanto sob a forma de gordura como massa magra e água.
 

“A creatina vai fazer-me ganhar peso?”


À partida, SIM. E este ganho de peso está relacionado apenas com o ganho de massa magra (ou massa muscular) que é o principal objetivo de quem toma este suplemento.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.
A creatina é conhecida por ajudar a melhorar a performance assim como auxiliar no ganho de músculo. O objetivo da sua comercialização nunca foi a perda de peso.

A razão por trás deste ganho de peso pode ser explicado por duas fases:



1. Fase inicial: fase da retenção de água ​

A creatina faz com que a água se mantenha nos compartimentos corporais onde está. Por este motivo, os músculos incham com a água após a utilização deste suplemento.

Este processo é relativamente rápido e pode levar a um ganho de 1 a 3 quilogramas após apenas alguns dias. Este aumento de peso é demasiado rápido para ser atribuído ao ganho de massa muscular.

Após um tempo sem tomar creatina, as reservas de creatina muscular voltam aos seus valores normais assim como deverá voltar o peso corporal inicial.

Por outras palavras, isto significa que à medida que os valores de creatina regressam aos seus valores iniciais, a água nos músculos irá começar a desaparecer também.

 


2. Fase tardia: fase da produção de novas proteínas musculares

A aquisição de novas proteínas musculares aumenta com a suplementação de creatina. Este efeito poderá estar relacionado com a maior capacidade de treino dado pela creatina. Isto significa que o músculo irá desenvolver mais facilmente uma vez que a performance será melhorada.

Alternativamente, o crescimento muscular por si só estimula a produção de novas proteínas musculares. Neste caso, o músculo inchado manda um falso sinal à célula que está a crescer, que vai posteriormente responder aumentando a produção de novas proteínas musculares.

Qualquer aumento muscular que seja resultado de uma utilização prolongada de creatina deverá persistir apos o término da suplementação. Estes ganhos, contudo, serão menores relativamente ao ganho inicial resultado da retenção de água.
 

Massa gorda vs Massa magra


O efeito combinado do aumento da hidratação muscular e da produção de proteínas vai aumentar a massa magra corporal. Ou seja, a quantidade de músculo e água contida nos músculos aumenta em detrimento de gordura.

Por vezes ouve-se que quando se termina a suplementação com creatina, o músculo transforma-se em gordura. No entanto, isto não é verdade.

Apenas existe uma maneira de ganhar gordura, que é pela redução drástica da energia gasta, e por falta de exercício físico juntamente com a falta de cuidados alimentares. Sob estas circunstâncias, existe um excesso de calorias, que consequentemente serão armazenadas como gordura.
 

 “A creatina engorda?”


A resposta é NÂO. Tal como vimos acima, a resposta é negativa á questão "a creatina engorda?".

Aquilo que provavelmente vai acontecer com este tipo de suplementação é que:
 
  • Vai ver a sua performance melhorada;
  • Vai ganhar massa magra, que é mais pesada que a massa gorda;
  • Vai ter mais retenção de água;
  • Não vai ganhar gordura.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

 

Veja também:

Ler mais