Couchsurfing: tudo sobre esta experiência

O couchsurfing é uma prática que tem vindo a ganhar adesão nos últimos anos. Para os descontraídos e despreocupados, é uma opção incrível para as próximas viagens.

Couchsurfing: tudo sobre esta experiência
Ainda não ouviu falar?

Pode parecer estranho, mas o nome diz tudo. Couchsurfing consiste mesmo em dormir em sofás onde quer que vá.

Se vai viajar, pode esquecer os hotéis, os hostels e as pousadas. Este é o novo tipo de alojamento e os custos são muito mais atrativos do que em qualquer outra opção.

Só precisa de se registar na plataforma, conhecer as opções que tem e depois então escolher.

Com benefícios que vão além das despesas reduzidas, o couchsurfing é uma forma incrível de conhecer mais pessoas, assim como de se deixar levar pelo ambiente e pela cultura do sítio em questão.

Esqueça as complicações e as exigências e, pelo menos uma vez, arrisque em por em prática esta experiência.
 

COUCHSURFING: Origem e em que consiste?


Começou em 2004 como a ideia dos seus quatro fundadores (Casey Fenton, Daniel Hoffer, Sebastian Le Tuan e Leonardo Bassani da Silveira) de que havia realmente pessoas espalhadas por todo o mundo que gostassem de partilhar a sua casa e a sua vida com os outros.

Hoje é uma comunidade com mais de dez milhões de pessoas distribuída por mais de 200 mil cidades que pode ser encontrada aqui. É uma comunidade que liga viajantes de todo o mundo que têm em comum o facto de partilharem a sua vida, o seu espaço e a sua viagem com o resto do mundo. 

A simplicidade do processo é fácil e as vantagens a nível de poupança financeira são imensas, mas a vantagem a nível de experiências, de conhecimento, de partilha e de amizades é bem maior do que tudo o resto.
 

COUCHSURFING: COMO FUNCIONA?


O principal conceito por de trás deste projeto é só um “Temos amigos pelo mundo todo, simplesmente ainda não os conhecemos”. E são esses amigos que nos vão oferecer alojamento nas cidades para onde queremos ir.

Como assim? É simples.

Em primeiro lugar é fundamental que crie um perfil no Couchsurfing onde dê a conhecer um pouco de si, do seu estilo de vida, das viagens que tem feito e do porquê do couchsurfing. Basicamente informações e fotografias que revelem um pouco de si a quem irá recebê-lo.

Depois só precisa de começar a explorar a sua cidade para ganhar contacto com couchsurfers da sua cidade e até para poder aderir aos eventos semanais que costumam haver para couchurfers.

E claro que é também fundamental explorar as cidades para onde planeia viajar de forma a escolher um sofá onde possa ficar. É importante que veja as referencias de cada um, assim como os seus perfis, para que escolha um sítio onde se vá sentir enquadrado.

Envie uma mensagem com as datas em que vai viajar para aqueles em que tem mais interesse, explique o porquê de querer ficar com eles e depois só precisa de aguardar uma resposta!
 

COUCHSURFING: A SEGURANÇA


Este é sem dúvida um dos fatores mais importantes do couchsurfing e todos os que aderem a esta comunidade devem contribuir para que tudo corra na perfeição e consigam ajudar os próximos couchsurfers a escolher um sofá.

Por isso, em primeiro lugar, é fundamental que todos deixem as suas opiniões nos perfis que já conhecem. Não só coisas boas, mas também experiências negativas, para que toda a comunidade esteja a par na altura de fazer as suas escolhas.

Relativamente ao momento de fazer uma escolha, é importante que a pesquisa seja realmente exaustiva. Confira todas as opiniões que já possam existir sobre os couchsurfers, assim como aquilo que cada um diz sobre si próprio. Tudo isso vai ter influência na experiência que vai ter e por isso, enquanto não encontrar um que o deixe totalmente confiante, continue a procurar.

Depois da escolha, é sempre importante haver um plano alternativo. A escolha não só pode ser uma desilusão como o relacionamento com quem o recebe pode não ser fácil e, nesse caso, o melhor é não prejudicar a sua viagem e ter outro sítio para ir.

O mais importante é que cumpra sempre estes requisitos de segurança para que consiga sempre usufruir da incrível expeiência que o couchsurfing é.

Cliquei aqui para conhecer o melhor de Portugal e do Mundo !

 

Veja também: