Copo menstrual: vantagens e desvantagens

O copo menstrual é uma forma de proteção usada durante a menstruação. É uma alternativa reutilizável e mais ecológica do que os métodos tradicionais.

Copo menstrual: vantagens e desvantagens
Saiba tudo o que precisa.

Embora menos conhecido do que as proteções menstruais tradicionais, o copo menstrual pode ser uma alternativa a experimentar.

Confortável, económico e possível de usar em qualquer situação, é uma sugestão para quem não se sente confortável com o que tem vindo a usar.

Pode parecer complicado e pouco prático ao início, mas depois de experimentar meia dúzia de vezes vai ver que não havia nada a temer.

Entenda como deve ser usado, assim como os cuidados a ter na hora de escolher o mais indicado para si, e fique ainda a par das vantagens e das desvantagens que lhe estão associadas para que decida o que pretende fazer. 
 

COPO MENSTRUAL: O QUE É? 


copo menstrual
Discreto e indetetável, o copo menstrual é uma proteção para a altura da menstruação que se diferencia das outras por ser económico, amigo do ambiente e reutilizável num período que pode ir até aos dez anos.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Feito de um silicone cirúrgico e muito macio, é totalmente hipoalergénico, garantindo que não vai provocar infeções, assaduras na pele ou quaisquer irritações.

Adaptando-se na perfeição à anatomia feminina, deve ser escolhido conforme as características de cada uma de forma a que seja o mais confortável e eficaz possível.
 

COMO USAR?

A forma de usar o copo menstrual assemelha-se à colocação de um preservativo feminino.
 
  1. Primeiro que tudo, sempre que for utilizado pela primeira vez e nos primeiros dias da menstruação, terá de ser esterilizado com água a ferver.
  2. Para o inserir, deverá estar na posição sentada para que seja mais simples.
  3. Depois deve dobrar é apertar firmemente deixando a abertura para cima e inserindo depois na vagina.
  4. Assim que o soltar, o copo irá abrir naturalmente formando um vácuo que, em conjunto com os músculos da vagina, o mantém preso é capaz de reter o fluxo.
 


COMO RETIRAR E LIMPAR?

Sentada, para que esteja mais confortável, deve dobrar ligeiramente o copo menstrual de forma a que entre um pouco de ar e se desfaça o vácuo formado. Caso não consiga, pode puxá-lo até onde for possível e depois então fazer pressão para o dobrar.

Depois deve então retirar o conteúdo e lavar bem o copo, secando no final.
 

COMO ESCOLHER O COPO MENSTRUAL?


Esta proteção menstrual tem. Untas variantes relativas ao tamanho e à maleabilidade. Para que se sinta confortável e para que o uso do copo menstrual corra na perfeição, há alguns factores que devem ser tidos em conta na hora de fazer a escolha:


1. ALTURA DO COLO DO ÚTERO

Quanto mais curto e mais baixo for o colo da mulher, mais curto deverá ser também o copo menstrual. Como pode fazer para saber o comprimento do seu colo? É simples. Depois de lavar bem as mãos e a ana íntima, deverá inserir o dedo no canal vaginal até chegar a uma estrutura arredondada: o colo do útero.

Se o colo for baixo, vai atingir rapidamente. Mas se for muito alto, é normal que nem consiga alcançá-lo o que o consiga mesmo apenas com a ponta do dedo.

Esta avaliação deve ser feita durante o período menstrual porque em algumas mulheres a posição do colo do útero altera-se ligeiramente nesta altura.
 
 


2. INTENSIDADE DO FLUXO MENSTRUAL

Esta característica é o que vai fazer decidir a capacidade do copo: quanto mais intenso for o fluxo, maior claramente deverá ser o coletor.

Para saber isto basta ter em atenção a quantidade de vezes que precisa de trocar o copo. Caso haja essa necessidade a cada duas ou três horas, então o fluxo é intenso.

Caso seja entre três e quatro, então será um fluxo normal. Mas caso seja menos frequente do que isso, então é um fluxo fraco e exige um copo mais pequeno.
 
 


3. OUTROS FATORES

Além destes dois aspetos principais, há outros detalhes que vão influenciar a escolha do copo menstrual. A força dos músculos pélvicos, a prática de exercício físico, se já teve filhos e até a sensibilidade da bexiga são algumas das características que determinam a decisão.
 

COPO MENSTRUAL: VANTAGENS


Se tem dúvidas em relação a este método, aqui explicamos algumas das vantagens que encontra no copo menstrual:
 
  • É hipoalergénico é isso significa que, por não usar químicos nem aditivos, não causa alergias, assaduras nem irritações;
  • É confortável porque foi desenvolvido para se adaptar completamente à vagina;
  • Mantém a lubrificação natural da vagina, o que não acontecem por exemplo com os tampões; 
  • Não interfere com a produção natural do fluxo menstrual;
  • Menor libertação de odores desagradáveis; 
  • É mais económico a longo prazo pois pode durar até 10 anos;
  • Pode ser usado e qualquer altura, incluindo nadar, ir à praia e até durante o sono;
  • Não seca nem transpira;
  • Pode ser usado até 12 horas seguidas;
  • Amigo do ambiente porque, por ser reutilizável, gera menos lixo.
 

COPO MENSTRUAL: DESVANTAGENS


Mas nem tudo são coisas boas e há algumas contrapartidas relativas ao copo menstrual que deve conhecer antes de tomar uma decisão:
 
  • Não é fácil de encontrar como alguns métodos como os tampões ou os pensos higiénicos, mas poderá comprar em lojas online ou farmácias; 
  • Deve ser esterilizado antes e depois de ser usado;
  • Tem de ser removido caso vá ter relações sexuais;
  • Embora com a prática seja algo simples, inicialmente a inserção do copo menstrual pode não ser muito fácil;
  • Pode ser desconfortável em casas de banho públicas ou partilhadas por ter de retirar o fluxo acumulado;
  • Se colocado incorretamente pode originar cólicas menstruais é algum vazamento;
  • Quem não está habituado, pode sentir algumas dores ou desconforto (semelhante ao uso inicial dos tampões);
  • Não pode ser usado por toda a gente: adolescentes menstruadas pela primeira vez, mulheres virgens, mulheres no período pós parto e mulheres com má formação vaginal devem evitar o uso. 

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também:

Ler mais