6 Dicas para controlar a Ansiedade

A ansiedade é um fenómeno universal, que faz parte da nossa existência. No entanto, quando este estado nos perturba é necessário saber como controlar a ansiedade.

6 Dicas para controlar a Ansiedade
O tratamento mais eficaz no controlo da ansiedade é aquele que encontre as causas dos problemas.

É muito importante aprender a controlar a ansiedade. O controlo da ansiedade é algo que pode fazer no conforto da própria casa, desde que com as técnicas certas.

Muitas vezes, na nossa vida, sentimos estados de ansiedade. Chamamos de ansiedade às sensações físicas que nos mantêm preparados para uma reação ao perigo que enfrentamos ou que pensamos enfrentar.

Sempre que temos medo de algo que nos possa agredir, o nosso corpo entra num estado de vigília no qual fica preparado para reagir a agressões exteriores, e o nosso cérebro fica com maior agilidade de raciocínio, numa tentativa de, confrontado com o perigo, conseguir encontrar uma solução.

Desta forma, a ansiedade, sendo um estado normal, por vezes perturba-nos imenso, dado que sentimos que esse estado nos limita na nossa tranquilidade, criando estados de medo, vigilância e stress a perigos que reconhecemos não ter verdadeiramente a importância que damos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ANSIEDADE?


sintomas da ansiedade

Antes de mais, é necessário saber identificar um estado ansioso:

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  • Sensação de bola no estômago;
  • Palpitações;
  • Dor de cabeça;
  • Dores dorsais;
  • Medo de ter cancro ou outra doença grave.

Em alguns casos, a ansiedade é acompanhada por algumas manifestações físicas, tais como, secura da boca, pulso acelerado, transpiração, opressão torácica, e tonturas.

TÉCNICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE


1. Desporto

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O exercício é um componente crucial de uma pessoa mentalmente saudável. Fornece várias ferramentas importantes para controlar a ansiedade.

Estudos demonstraram que existem amplos benefícios no exercício regular ao nível do relaxamento e bem estar geral, com quase nenhuma consequência negativa. Se o seu objetivo é controlar sua ansiedade, o primeiro passo é começar a praticar exercício, comece por corridas ou caminhadas.

2. Controlo do Pensamento

controlar a ansiedade e controlo do pensamento

Embora a ansiedade tenha muitos sintomas físicos, os sintomas mentais são muitas vezes os mais difíceis de controlar.

Quando deseja claramente que esses pensamentos se afastem, uma solução é escrever todos os pensamentos. Não apenas pensamentos stressantes, mas qualquer pensamento recorrente. Isto é especialmente útil à noite, quando muitas vezes existem pensamentos que não nos deixam dormir. Escrever todos esses pensamentos num diário, faz com que o cérebro relaxe por saber que estão num lugar permanente.

3. Positividade

controlar a ansiedade e positividade

Neste ponto, o objetivo é valorizar tudo o que é positivo, mesmo o mínimo pormenor. A sugestão é construir uma espécie de diário de bordo, onde se colocam apenas as coisas positivas que acontecem ao longo do dia, de forma detalhada e cumprindo um mínimo pré-definido. Não é necessário colocar pontos novos todos os dias, mas sim que estes sejam específicos e positivos.

4. Distrações

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Diariamente, a melhor maneira de fazer isso é sair com amigos, ficar ocupado e fazer coisas saudáveis. Mas digamos que pode não ter muito tempo ou disposição para sair ou não ter os amigos sempre disponíveis. Uma estratégia é ver horas sobre horas de comédia. Os podcasts, por exemplo, fornecem uma distração mental, tão importante para controlar a ansiedade.

5. Suplementação com Magnésio

controlar a ansiedade e suplementacao com magnesio

Considere a suplementação com magnésio, pois pode ter um efeito poderoso sobre a ansiedade.

O magnésio desempenha um papel-chave na melhoria dos níveis de serotonina, também conhecida como a hormona da felicidade. A produção de serotonina que ocorre no cérebro ajuda a regular o humor, sono e apetite.

6. Controlar a respiração

controlar a ansiedade e controlar a respiracao

A respiração desempenha um papel importante no desenvolvimento de alguns dos piores sintomas da ansiedade, como dores no peito e tonturas.n Estes são o resultado da hiperventilação.

Infelizmente, a ansiedade pode treinar o corpo para respirar de forma ineficiente, causando mais hiperventilação. Treinar o corpo para respirar melhor, adotando respirações lentas e controladas pelo menos num período do dia, todos os dias e numa posição confortável.

  • Respirar através do nariz durante 5 segundos;
  • Suster a respiração durante 2 segundos;
  • Expirar como se estivesse a assobiar durante pelo menos 7 segundos.

Usar esta estratégia quando se tem sintomas de hiperventilação, ou se simplesmente queremos acalmar a mente e o corpo pode ajudar a treinar o corpo para respirar de forma mais eficiente, o que pode reduzir os níveis diários de ansiedade, ajudando assim a controlar a ansiedade.

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Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.