Como tratar as estrias

Como tratar as estrias

Dicas para prevenir e tratar as estrias.

As estrias chegam sem que dê por isso e livrar-se delas é um problema. Conheça alguns truques para as prevenir e minimizar.

 

As estrias surgem quando há uma dilatação excessiva da pele provocando o seu rompimento. A pele rasga, cicatriza e ficam as irreversíveis marcas, as estrias. Bom, já percebeu que não há tratamento caseiro ou médico para eliminar as estrias. Contudo, é possível prevenir e disfarçar as estrias. Tanto os homens como as mulheres podem ter estrias, mas são elas as mais afetadas, especialmente, em zonas como as nádegas, as mamas, a barriga, as coxas, as ancas ou as costas (homens).

Como surgem as estrias?

A derme, a parte intermédia da pele, é formada por fibras de elastina e colagénio que asseguram a flexibilidade da pele. Quando o corpo sofre mudanças bruscas, como o crescimento rápido, o aumento de peso, a gravidez (especialmente no terceiro trimestre), ou o aumento repentino de massa muscular, entre outras causas, as fibras que suportam a pele rasgam e surgem as estrias. Alguns medicamentos, à base de corticoesteróides, como a cortisona, provocam uma atrofia cutânea que é responsável pelas estrias.

Consulte grátis a nutricionista
Veja já se a sua alimentação é a mais adequada e fortaleça a sua saúde! Fale já com a nutricionista sem compromisso!

Quais são os tipos de estrias?

Assim que a pele rompe, surgem as primeiras marcas, as estrias vermelhas. Como são muito recentes, as células ainda estão vivas e é possível obter melhores resultados para diminuir o afastamento, evitar o agravamento e disfarçar as estrias. É nesta altura que deve, imediatamente, atacar o problema. As estrias brancas são muito mais difíceis de tratar ou de disfarçar. Nesta fase, a lesão estabilizou e já são verdadeiras cicatrizes na derme.

Como prevenir as estrias?

É difícil mas a hidratação é a chave para garantir a elasticidade da pele e, assim, prevenir as estrias. A hidratação começa de fora para dentro e na mais tenra idade. Deve, por isso, beber a quantidade de água diária recomendada, assim como, hidratar a pele diariamente, após o banho. Deve também evitar roupas apertadas e praticar exercício regularmente para evitar as oscilações de peso. Uma alimentação equilibrada rica em vitaminas e nutrientes é essencial.
 

Como tratar as estrias?

Várias clínicas de estética oferecem tratamentos para minimizar as estrias que permitem alterar a largura, a profundidade e a cor, conseguindo uma pele mais lisa e homogénea. Tratamentos de mesoterapia, laser, peeling ou radiofrequência são apenas alguns exemplos. São sempre necessárias várias sessões.

Para além destes tratamentos há, no mercado, vários cremes específicos para o tratamento de estrias que permitem, essencialmente, prevenir ou atenuar o aparecimento. O óleo de amêndoas doces é um exemplo. Como já referimos, é fundamental a hidratação diária da pele, porém, a genética também pode dar uma ajudinha no aparecimento das estrias. Ainda assim, uma pele bem hidratada, será sempre mais resistente.

Assim que surgirem as primeiras estrias, ainda vermelhas, experimente aplicar uma pomada cicatrizante que ajudará a diminuir a lesão – fale com o seu médico.

Alguns tratamentos caseiros também podem ajudar a disfarçar as estrias. Com um creme à base de abacate, rico em óleos naturais que melhoram a elasticidade da pele, pode conseguir bons resultados. Escolha um abacate bem maduro, misture a polpa com três colheres de sopa de azeite, aplique na zona e deixe atuar durante 40 minutos.


Veja também: