Como tonificar o rosto sem gastar muito dinheiro

Como tonificar o rosto sem gastar muito dinheiro

Truques, dicas e exercícios para uma pele mais saudável

Tonificar o rosto pode ser algo simples e descomplicado. Basta compreender bem o seu tipo de pele e aplicar os tónicos mais indicados.

Aprender como tonificar o rosto não tem que ser uma tarefa complicada e que rouba minutos preciosos ao seu dia.

Os cuidados com a pele começam com a limpeza, pois só assim é possível a eliminação de impurezas, resíduos e maquilhagem, evitando assim a obstrução dos poros e a formação de irregularidades.

Além disso, a limpeza possibilita uma correta renovação celular, estimulando a circulação da pele e permitindo a melhor absorção de produtos para o tratamento cutâneo.

A pele respira pelos poros e quando eles entopem propiciam o aparecimento de acne, aumentam a oleosidade, além de deixar a pele com um aspeto cansado e sem brilho. E aqui entra um importante auxiliar: o tónico que providencia uma limpeza profunda, eliminando o que o sabonete não consegue tirar, e com isso, limpando os poros.


Como tonificar o rosto: tipo de pele


Tonificar o rosto
No entanto, para saber como tonificar o rosto de forma correta, deve saber qual o seu tipo de pele para perceber quais os cuidados a ter:
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
  • Pele normal - Recorra a um sabonete neutro ou loção de limpeza. Em seguida, passe um tonificante suave, sem álcool.
     
  • Pele seca - Prefira leites ou loções de limpeza. Não use sabonetes, limpadores agressivos ou soluções alcoólicas e adstringentes.
     
  • Pele oleosa - Aposte em produtos que retirem o excesso de oleosidade. 
     
  • Pele mista - Faça a assepsia com loções desengordurantes. As adstringentes só devem ser empregadas nas áreas oleosas da pele.
     
  • Pele com acne - Invista num cosmético à base de ativos que atuam nas lesões de acne, ajudando a combater as inflamações.
     
  • Pele sensível - Use produtos sem álcool na composição. 



Como tonificar o rosto em 4 passos simples


  1. Utilize desmaquilhantes e leites ou loções de limpeza, para remover a maquilhagem e toda a sujidade (mesmo aparentemente invisível) que possa ter.
     
  2. A seguir, é aconselhado o uso de sabonetes adequados — de preferência líquidos e cremosos — que possuem ativos de baixa irritação. 
     
  3. Tonificação da pele, para completar o processo de limpeza e ajudar a devolver o pH natural, refrescando e suavizando a pele, preparando-a para a hidratação.
     
  4. Aplique um bom creme hidratante.



Como tonificar o rosto: 3 tratamentos caseiros 


1.  Tónico de aloé vera e lavanda (ideal para pele oleosa e com acne)

As substâncias contidas no vinagre de maçã restauram a textura natural da pele, o que pode resolver problemas como secura, comichão, descamação e acne. A própolis (substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas) é um excelente antibacteriano.

O óleo essencial de melaleuca ou tea tree é um dos melhores óleos essenciais para pele com acne e oleosa, por ser adstringente e anti bactericida.


- Ingredientes -
  • 80 ml de água
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico
  • 5 gotas de extrato de própolis
  • 1 colher de sopa de aloé vera
  • 12 gotas de óleo essencial de melaleuca
  • 6 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 1 cápsula de vitamina E


- Modo de preparação - 

Num recipiente, misture bem todos os ingredientes e coloque num frasco de vidro pequeno e limpo. Pode aplicar este tónico duas a três vezes por dia, no período máximo de três semanas. Deve ser utilizado após a limpeza da pele, para um benefício máximo. 
 
 
 

2.  Tónico de Camomila (ideal para pele irritada e sensível)

A camomila tem ação anti-inflamatória e ajuda a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão. Por sua vez, o óleo essencial de lavanda possui também efeitos anti-inflamatórios, que ajudam a eliminar as impurezas da pele. Controla a produção de gordura e atua como um forte antisséptico.


- Ingredientes -
 
  • Camomila
  • Óleo essencial de lavanda


- Modo de preparação - 

Prepare 50 ml de chá de camomila bem forte e deixe esfriar.  Depois acrescente oito gotas de óleo essencial de lavanda e aplique no rosto limpo.
 
 



3.  Tónico de água de rosas (ideal para pele seca)

A água de rosas é antibacteriana, calmante e possui propriedades antissépticas. É rica em flavonoides e vitaminas, tem excelentes efeitos calmantes, melhora a condição da pele seca e previne o envelhecimento, ajudando ainda a limpar, purificar e a reduzir o inchaço e vermelhidão.

O óleo essencial de gerânio ajuda hidratar e devolver o brilho da pele, além de atuar como um bom antirrugas.


- Ingredientes -
 
  • Água de rosas, ou hidrolato de rosas
  • Óleo essencial de gerânio


- Modo de preparação -
 

Separe 200 ml de água pura e pétalas de rosa, coloque numa panela e deixe aquecer até as rosas perderem a cor. Pode coar e a sua água de rosas estará pronta! Se preferir, pode comprar o hidrolato de rosas já pronto. Acrescente 10 gotas de óleo essencial de gerânio e aplique no rosto.



Como tonificar o rosto com alguns exercícios simples


Estes exercícios simples ajudam a tonificar o rosto e a atenuar as rugas. No entanto, para que estes exercícios sejam mais eficazes aplique um creme hidratante antes de começar. Recomendamos repeti-los pela manhã e antes de ir dormir.
 

1 – Atenuar rugas

Após o banho, detenha-se uns minutos em frente do espelho. Procure mover todos os músculos do rosto pelo menos durante dez minutos. Se for possível, estes exercícios devem ser feitos antes de ir dormir.
 


2 - Tonificar e fortalecer as pálpebras

Comece por elevar o olhar o mais alto possível, depois para a direita e para a esquerda. Devem ser realizadas quatro séries de vinte repetições cada uma, descansando dois minutos entre cada série.
 


3 - Manter as bochechas e as maçãs do rosto tonificadas

Um exercício bastante simples é fechar com força a boca e soprar de maneira que a boca se encha de ar. Também deve fazer movimentos com a língua da direita para a esquerda. Realize três séries de quinze ou vinte repetições.
 


4 - Manter os lábios saudáveis e bonitos

Abra a boca tanto quanto seja possível e cubra os dentes com os lábios, mantenha esta posição enquanto conta até dez e em seguida muito lentamente feche a boca. Relaxe os músculos antes voltar a começar. Faça umas cinco repetições.


Uma pele bonita e saudável é um dos primeiros passos para se sentir melhor, mais bonita, mais confiante. E, apesar de parecer um processo demorado, na verdade só achará que os primeiros dias em que implementar estes cuidados serão mais difíceis. Com o tempo, será tudo mais rápido, simples, quase automático. Experimente!


Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: